O novo ano letivo está começando e escrevi alguns conselhos para você começar, o obter o melhor 2017 nos estudos. Aqui estão nossas dicas favoritas para manter uma rotina de estudos.

 

#1. Tenha o material certo

Nem é preciso uma boa desculpa para comprar artigos de papelaria, eu adoro e sou capaz de perder muito tempo dentro da papelaria (rsrs). Mas ser estudante é a desculpa perfeita para comprar artigos que podem te ajudar a se organizar durante os estudos como marca textos, post its, organizadores, planejadores, cadernos, clips, borrachas, lapiseiras, além dos livros é claro.

 

#2. Mantenha uma rotina

Pare de desperdiçar horas assistindo Netflix para se desesperar na semana de provas. O melhor conselho é tratar a vida escolar como se fosse um trabalho de 8 horas por dia, incluindo o horário de aulas. Use bem as horas do seu dia para estudar, após voltar da escola faça a lição de casa imediatamente, antecipe a entrega dos trabalhos, revise todas as matérias diariamente, separe o material do dia seguinte para não esquecer nada. Estudar é um hábito que se cultiva e com o tempo ele se torna natural. O restante das horas você pode gastar assistindo Netflix – eu acabo incentivando minha filha a assistir filmes sobre assuntos que ela está estudando. É uma maneira interessante de reforçar o conteúdo – ou respirando um pouco de ar puro (existe vida inteligente fora de casa). Agindo dessa forma, você pode ter todo o fim de semana livre!

 

#3. Mantenha-se motivado

Desmotivação é mortal. Então faça o que for preciso para se manter inspirado! Arrume um colega de estudos, cole frases motivacionais nas paredes do seu quarto. Que tal criar um painel para se inspirar no Pinterest? 

 

#4. Tome nota

Estudos comprovam que somente prestar atenção no professor não é suficiente para aprender a matéria. O hábito de tomar notas pode mesmo tornar o aprendizado mais eficiente, melhorar o desempenho e facilitar o entendimento do conteúdo. Para haver aprendizagem o fator fundamental é a “interação”. Anotar durante as aulas ou nas horas de estudo facilita o aprendizado do conteúdo, mas para que essa interação seja proveitosa o aluno precisa marcar tudo o que achar interessante para as discussões em suas leituras prévias. A prática de manter um caderno com as anotações pode facilitar na hora da prova, afinal pegar o livro ou a apostila para rever todo o conteúdo costuma ser mais demorado do que reler o que você anotou durante a aula ou durante as horas de estudo. As vantagens de tomar nota são que anotar ajuda a memorizar, melhora a concentração, uma vez que evitar dispersões em sala de aula.

#5. Antecipe o conteúdo

A chave do sucesso está em se preparar para as aulas, portanto familiarize-se com o conteúdo programado para as aulas, saiba o que será ensinado na próxima semana, faça leituras sobre o assunto e se prepare. Uma dica é escrever as datas chaves em um planner! Dessa forma, você sabe exatamente quando tudo deve acontecer.

 

#6. Não se desespere se você está atrasado

Se você está atrasado, não se preocupe! Fale com seus professores e orientadores sobre maneiras de como você pode alcançar a turma. Certamente eles vão sugerir entrega de trabalhos adicionais e dizer em qual conteúdo você deve focar.
Não pense que você precisa recuperar o atraso e ler todos aqueles livros, considere pedir as anotações emprestada para seus amigos para não perder tempo!

 

# 7. Cuide de si mesmo

É fácil ficar sobrecarregado, então certifique-se de agendar algum tempo para si. Assista sua série favorita, leia um livro por prazer, tome um café com um amigo ou apenas durma um pouco.

 

Boa sorte nos estudos! Quais são as suas principais dicas para manter uma rotina de estudos?

Siga nas redes sociais:

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments