6 dicas de organização para a volta às aulas

Papelarias lotadas, materiais espalhados pela sala e o “chororô” para acordar cedo podem ser evitados se os pais planejarem a volta às aulas. Veja algumas dicas para a volta às aulas sem stress

 

#1. Envolva toda a família nos dias que antecedem o retorno à escola

Dormir mais cedo, almoçar no horário certo e diminuir gradualmente o tempo da criança em frente à TV e computador são atitudes importantes para voltar à rotina.

 

#2. Revise os materiais escolares e economize

Antes de comprar a lista de materiais escolares, verifique os materiais que já tem em casa. Veja o que pode ser aproveitado, doado e o que deve ser descartado. Para auxiliar na realização das tarefas de casa, reutilize materiais dos anos ou semestres anteriores como lápis de cor, canetinha, cola, tesoura e guarde em caixas organizadoras com etiqueta indicando o conteúdo.

 

#3. Encape e identifique

É muito importante que a criança ou adolescente participe do processo de organização dos materiais, afinal, ela precisa saber o que tem à disposição para os estudos. Encapar e etiquetar os cadernos, colocar o nome em caneta, lápis, tesoura, canetinha hidrográfica, evita que se percam durante o ano letivo. Uma máquina rotuladora pode ajuda na tarefa de identificar miudezas como lápis, canetas e canetinhas.

 

#4. Planeje o lanche   

Quando for às compras no supermercado, não esqueça “da hora do recreio” ou intervalo. Planejar o cardápio e envolver as crianças no preparo do lanche fará com que elas se alimentem adequadamente na escola.

 

#5. Prepare-se com antecedência

Deixar a mochila arrumada, o lanche pronto e separar o uniforme ou roupa que irá vestir, garante eficiência e evita o stress e eventuais atrasos.

 

#6. Incentive!

Seu filho está crescendo, valorize isso. Converse sobre os próximos dias mostrando os aspectos positivos do ano que começa. Rever os amigos, a “profe”, conhecer gente nova. Outra forma de incentivá-lo é uma mudança no visual, deixe-o escolher um novo corte de cabelo ou penteado para o reencontro com a turma.

 

 

Gostou nas nossas dicas de organização para organização para a volta às aulas? Deixe um comentário!

Leia+ 7 ideias para organizar a rotina escolar das crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *