55-ideias-para-simplificar-a-vida-fb

Uma vida simples tem um significado diferente e um valor diferente para cada pessoa. Para mim, uma vida simples significa eliminar o desnecessário e gastar tempo fazendo o que é realmente importante. Isso significa realizar somente atividades importantes e gastar tempo com as pessoas que você ama, fazendo coisas que você ama. Para que isso aconteça é preciso livrar-se da desordem e deixar apenas o essencial. No entanto, obter a simplicidade nem sempre é um processo simples. É uma jornada, não um destino, e que muitas vezes pode ser uma viagem de dois passos para frente e um para trás. Se você estiver interessado em simplificar a vida, confira nossa lista e assista nosso vídeo no final.

 

#1. Identifique o que é importante para você

Identifique o que é mais importante para você e elimine todo o resto. Pare e pense se você pode aplicar isso em diferentes áreas de sua vida. O que é mais importante para você? O que você mais valoriza? O que você mais quer fazer em sua vida? Simplificar começa com estas prioridades, como você está tentando abrir espaço em sua vida para que você tenha mais tempo para essas coisas?

 

#2. Faça do seu estilo de vida uma prioridade

Olhe para tudo o que está acontecendo em sua vida. Tudo mesmo! Trabalho, casa, família, atividades com as crianças, passatempos e outros projetos. Pense sobre qual deles realmente você ama fazer. Quais destes compromissos estão dentro das coisas mais importantes para você? Largue aqueles que não estão de acordo suas prioridades.

 

#3. Avalie seu tempo

Como você aproveita seu dia? Que coisas você faz à partir do momento que você acorda até a hora de ir dormir? Faça uma lista e avalie se elas estão em linha com suas prioridades. Se não estiverem, elimine as coisas que não são importantes, se concentre naquilo que é e reprograme o seu dia.

 

simplificar a vida

 

#4. Simplifique as tarefas de trabalho

Nosso dia de trabalho é composto por uma lista interminável de tarefas. Concentre-se nas tarefas essenciais e elimine o resto. Leia aqui.

 

#5. Simplifique as tarefas de casa

Pense sobre todas as coisas que você faz em casa. Às vezes a nossa lista de tarefas em casa é tão longa quanto a nossa lista de tarefas do trabalho. Assim, foque no que é mais importante, e tente encontrar maneiras de eliminar as outras tarefas (automatizar, eliminar, delegar ou contratar ajuda). Veja algumas ideias aqui.

simplificar a vida

#6. Aprenda a dizer não

Este é realmente um dos principais hábitos para aqueles que tentam simplificar suas vidas. Se você não pode dizer não, você vai ficar sobrecarregado.

simplificar a vida

 

#7. Limite os meios de comunicações

Os meios de comunicação facilitam nossas vidas, mas também geram um fluxo de informação sem fim com e-mail, WhatsApp, sms, telefone celular, correspondência, Skype, Twitter, Snapchat, Instagram, Facebook, fóruns, e muito mais. Se você se descuidar, o dia passa sem você perceber. Em vez disso, coloque um limite para checar suas mensagens: estabeleça horários para verificar seus emails como de manhã e no fim da tarde, horário para responder as mensagens de Whatsapp, tempo para ficar nas redes sociais e só faça uma vez por dia e por um período limitado de tempo. Estabeleça um horário para responder chamadas telefônicas. Defina um calendário e cumpra.

 

#8. Limite o seu consumo de mídias

Se o consumo de mídia é importante para você, ignore isso. No entanto, acredito que mídias como TV, rádio, internet, revistas, etc. podem vir a dominar nossas vidas. Não deixe que isso aconteça. Simplifique a sua vida e o seu consumo de informação. Tente um jejum de mídia se você se considera um viciado.

simplificar a vida

 

#9. Descarte objetos

Você pode dedicar um fim de semana para descartar as coisas que você não quer. Coloque em caixas ou sacos de lixo as coisas que você deseja doar ou jogar. Veja aqui como acabar com a bagunça em 5 passos.

 

#10. Livre-se dos grandes objetos

Sua casa parece um território descontrolado? Comece se livrando de grandes itens como mobília muito grande, bicicletas sem uso, esteiras que já viraram cabide, e todos aqueles brinquedos que ocupam espaço. Você vai simplificar a sua vida de forma rápida e em grande escala.

 

#11. Organize os cômodos da sua casa

Organize um quarto de cada vez. Ande ao redor de cada cômodo e elimine o desnecessário. Haja como se fosse mudar para um lugar distante e pudesse levar apenas o essencial. Deixe o mínimo e exclua todo o resto. Leia aqui 12 passos para uma casa sem bagunça.

 

#12. Organize armários e gavetas

Após organizar os cômodos, agora é hora de enfrentar os armários e gavetas. Organize apenas uma gaveta ou prateleira de cada vez. Veja como organizar seu guarda roupa aqui e sua cozinha aqui.

simplificar a vida

 

#13. Simplifique o seu guarda-roupa

O seu armário parece que vai explodir de tão cheio? São suas gavetas não fecham? Simplifique o seu guarda-roupa e livre-se de qualquer coisa que você realmente não usa já faz algum tempo. Tente criar um guarda roupa minimalista e tenha um estilo simples com cores neutras e que combinem entre si. Veja como montar um guarda roupa em cápsulas aqui.

simplificar a vida

 

#14. Organize sua vida de maneira digital

Se você tiver problemas com muitos arquivos físicos e muita desorganização, considere arquivar tudo online. Isso pode simplificar muito as coisas. Pague suas contas on line, opte por receber as faturas por e-mail, digitalize documentos, cancele malas diretas e elimine os papéis, etc.

 

#15. Limite seus hábitos de compra

Se você é um escravo do materialismo e do consumismo, há maneiras de escapar disso. Eu também era consumista, e apesar de eu não estar livre 100%, eu me sinto muito mais livre e sem a necessidade de consumir. Você pode escapar materialismo, estabeleça um limite, compre apenas por necessidade, evite escolher shopping como opção de lazer e pratique o hábito de comprar menos. Isso vai significar menos coisas, menos gastos, menos contas e menos bagunça. Leia mais aqui.

 

#16. Tenha tempo livre

Encontre maneiras de ter tempo para as coisas importantes. Isso significa eliminar as coisas que você não gosta e abrir espaço para o que você quer fazer.

simplificar a vida

 

#17. Faça o que você ama

Depois de abrir espaço na agenda, não deixe de passar esse tempo fazendo coisas extras que você ama. Olhe sua lista de coisas importantes e concentre-se nela.simplificar a vida

#18. Passe tempo com pessoas que você ama

Mais uma vez, olhe sua lista de coisas importantes. Provavelmente deve ter o nome das pessoas que você ama. Se essas pessoas são um cônjuge, um parceiro, filhos, pais, outros familiares, melhores amigos, ou quem quer, encontre tempo para fazer coisas com eles, falar com eles, criar uma conexão especial.

simplificar a vida

 

#19. Passe um tempo sozinho

Tempo sozinho é bom para você, embora algumas pessoas não se sintam confortáveis com isso. Ficar sozinho é importante e você deve apreciar esse momento. Aproveite para se acalmar, ficar em silêncio e refletir um pouco. Essa calma é necessária para descobrir o que é importante para você.

simplificar a vida

 

#20. Coma devagar

Se você empurrar a comida garganta à baixo, você não estará apenas perdendo o grande sabor da comida, você não estará mastigando de maneira saudável. Mastigar bem os alimentos ajuda a perder peso, melhorar a digestão e você aprecia melhor os sabores.

 

#21. Dirija devagar

A maioria das pessoas corre em meio ao tráfego, buzinando, ficando com raiva, frustradas e estressadas, além de colocar em perigo a si e aos outros. Dirigir com calma, não é apenas mais seguro, evita o stress, confusão, acidentes e também diminui o consumo de combustível.

simplificar a vida

 

#22. Viva o presente

Isso pode fazer uma enorme diferença para simplificar a sua vida. Viver o aqui e agora, no momento presente, consciente da vida e do que está acontecendo ao seu redor e dentro de você. Isso faz maravilhas para a sua sanidade.

 

#23. Simplifique as tarefas

Muitas vezes criamos sistemas complexos para realizar as tarefas. Em vez disso, para simplificar a vida, se concentre em fazer uma coisa de cada vez e tente simplificar ao máximo. Leia mais aqui.

 

#24. Crie um sistema de arquivamento

Se você não tem um sistema de arquivamento, este material vai acumular e dominar o espaço. Um sistema simples irá manter tudo em ordem. Veja aqui.

simplificar a vida

#25. Crie um sistema de limpeza para a casa

Fazer o serviço imediatamente, deixar sempre como encontrou, lavar a louça enquanto cozinha facilita para um sistema de limpeza eficiente. Veja aqui como fazer.

 

#26. Limpe sua mesa

Se você tem uma mesa cheia de papéis, isso pode ser uma distração, além de ser estressante. Mantenha sua mesa limpa sempre após o uso.

MESA

 

#27. Mantenha sua caixa de entrada de e-mail vazia

Sua caixa de correio eletrônico está cheia de mensagens novas e lidas? Será que as mensagens apenas estão se acumulando? Crie um sistema eficiente de leitura de e-mail. Veja aqui.

 

#28. Aprenda a viver frugalmente

Viver frugalmente significa comprar menos, querendo menos e deixando menos resíduos pelo planeta terra. Está diretamente relacionado com a simplicidade. Leia aqui.

 

#29. More em uma casa minimalista

Uma casa minimalista tem o que é necessário, e não mais. Ela é uma casa extremamente tranquila, limpa e sem bagunça.

simplificar a vida

 

#30. Encontre outras maneiras de ser minimalista

Você pode encontrar maneiras de ser minimalista em todas as áreas de sua vida. Tenha apenas uma conta bancária, substituía o carro por outros meios de transporte, consuma menos, evite os excessos, invista em produtos com múltiplas funções, etc.

 

#31. Considere morar em uma casa menor

Se você começar a se livrar do desnecessário, pode considerar viver em um espaço menor. Pode ser mais barato, mais confortável, melhor localizado, mais fácil de manter, melhor para o convívio familiar e isso pode simplificar muito sua vida.

 

#32. Considere usar um carro menor

Se você tem um carro grande ou SUV, repense se você realmente precisa de algo tão grande. É mais caro, consome mais gasolina, estacionamento mais caro, mais difícil de estacionar, mais caro para lavar, manutenção mais cara, além do seguro. Simplifique a sua vida com um carro menor. Você não precisa comprar um carro tão pequeno, que tal um suficiente para caber você ou sua família confortavelmente. Faz algum tempo que optei por trocar meu carro SUV por um bem menor e não me arrependo, os benefícios são bem maiores que as desvantagens.

simplificar a vida

 

#33. Saiba o que é “suficiente” 

Vivemos em uma sociedade materialista, onde parece que nada mais é suficiente além do consumo sem fim. Claro, você pode obter o mais recente gadget, e mais roupas e sapatos.  Mas quando você vai ter o suficiente? A maioria das pessoas não sabe, e assim eles continuam comprando mais e mais. É um ciclo sem fim. Saia do ciclo e descubra o quanto é suficiente. Pare de consumir sem sentido.

 

#34. Crie um cardápio semanal

Ter que pensar no que fazer para o jantar pode ser estressante e você acaba pedindo uma pizza. Considere a criação de um cardápio semanal. Defina um jantar específico para cada noite da semana, faça a compra dos ingredientes.  Invista em receitas fáceis. Veja nossa sugestão aqui.

 

#35. Coma saudável

Pode não ser tão óbvio como uma alimentação saudável relaciona-se com simplicidade, mas pense o contrário: se você comer refeições gordurosas, saturadas, açucaradas, alimentos fritos, você pode desenvolver algumas doenças. Poderíamos estar falando anos a partir de agora, mas imagine consultas médicas frequentes, internamentos, cirurgias, farmácia, terapia, injeções de insulina. Ser saudável é complicado, mas comer saudável simplifica tudo isso em longo prazo.

 

simplificar a vida

#36. Faça exercícios

Na mesma linha da alimentação saudável, fazer exercícios simplifica sua vida a longo prazo. O exercício ajuda a queimar calorias, elimina o estresse e faz você se sentir melhor. É ótimo. Veja como criar o hábito do exercício.

 

#37. Destralhe antes de organizar

Muitas pessoas cometem o erro de querer organizar antes de se livrar do desnecessário. Infelizmente, isso não é só difícil de fazer, ele mantém as coisas complicadas. Simplifique o processo se livrando primeiro de todo o lixo, e, em seguida, organize.

simplificar a vida

 

#38. Tenha um lugar para tudo

Conselho antigo, mas é o melhor conselho para manter as coisas organizadas depois do descarte.

 

#39. Saiba como aliviar o stress

A vida é cheia de estresse e não importa o quanto você simplificar a sua vida, você ainda vai ter estresse. Então, depois de passar por stress, encontrar maneiras para descomprimir.

 

#40. Tente viver sem carro

Isso não é tão fácil se você mora longe, tem filhos pequenos e mora em uma cidade chuvosa como a minha. Mas dentro do meu sonho de morar em uma casa menor, é morar em um bairro onde eu possa fazer as coisas caminhando.  Você pode optar pela caminhada, bicicleta, ou usar transporte público. Isso reduz despesas e te dá tempo para pensar. Ter um carro é caro, pois além de abastecer e estacionar, é preciso pagar todas as taxas, seguro, manutenção, reparos, etc.

simplificar a vida

 

#41. Encontre uma atividade criativa

Escrita, poesia, pintura, desenho, criação de filmes, dança, skate, seja qual for. Todos temos uma necessidade de auto expressão, e encontrar uma maneira de fazer isso torna a vida muito mais gratificante.

 

#42. Simplifique seus objetivos

Em vez de ter uma meia dúzia simplifique seus objetivos. Você será capaz de se concentrar apenas nisso e concentrará ali a sua energia. Isso aumentará suas chances de sucesso.

 

#43. Faça tarefas únicas

Ser multitarefa é complicado, estressante e geralmente menos produtivo. Em vez disso, faça uma tarefa de cada vez.

 

#44. Desenvolva a paciência

Se cada pequena coisa que acontece com você em seu dia te deixa com raiva ou estressado, sua vida nunca será simples. Aprenda a filtrar os problemas e você será mais feliz.

simplificar a vida

 

#45. Faça uma lista de tarefas a cada dia

Você deve fazer uma lista com apenas 3 coisas muito importantes para realizar a cada dia. Não comece com uma longa lista de coisas que você provavelmente não conseguirá cumprir até o final do dia. Uma simples lista de 3 coisas, fará você sentir que realizou algo.

 

#46. Crie rotinas da manhã e noite

A chave para manter sua vida simples é criar rotinas no início e no final do dia. Saiba sobre a importância da rotina aqui. Crie rituais para serem seguidos todas as manhãs e todas as noites.

 

#47. Aprenda a fazer nada

Não fazer nada é uma arte e todo mundo precisa não fazer nada pelo menos uma vez na semana.

simplificar a vida

 

#48. Preze pela qualidade e não pela quantidade

Tente não ter um monte de coisas inúteis em sua vida. Em vez disso, adquira somente itens que você realmente ama e que irão durar muito tempo.

simplificar a vida

 

#49. Preencha o seu dia com prazeres simples

Faça uma lista de pequenos prazeres simples como tomar café, uma taça de vinho, alongar, comer chocolate, conversar com alguém especial e faça isso ao longo do seu dia.

simplificar a vida

 

#50. Transporte menos coisas

São os seus bolsos ou sua bolsa estão cheios. Considere carregar apenas o essencial.  Veja como ter uma bolsa mais organizada.

simplificar a vida

 

#51. Simplifique seu orçamento

Muitas pessoas não tem um orçamento e isso torna difícil o controle das finanças. Leia mais aqui como organizar o orçamento doméstico.

 

#52. Organize sua vida financeira

Veja como controlar suas finanças aqui.

simplificar a vida

 

#53. More mais perto do trabalho

Isso pode significar conseguir um emprego mais perto de sua casa, ou mudar para uma casa mais perto de seu trabalho. Isso vai simplificar muito a sua vida. Você perderá menos tempo de deslocamento, poderá fazer as refeições em casa, poderá dormir mais e até praticar atividades físicas antes ou depois do trabalho. Pode economizar combustível e até ir de bicicleta para o trabalho. Certamente é uma ideia para simplificar a vida.

 

#54. Use um calendário único

Agente todas as suas tarefas em apenas um calendário no papel ou no celular. Não trabalhe diversos com calendários para cada atividade isso pode confundir você.

simplificar a vida

 

#55. Escreva um diário para simplificar a vida

Anote o que é importante para você e a cada dia escreva as coisas que você fez e que te fizeram chegar perto do seu objetivo e daquilo que é importante para você. Isso te manterá dentro da proposta.

simplificar a vida

Antes de fazer qualquer coisa, sempre se pergunte: Será que isto vai simplificar a minha vida? Se a resposta for não, reconsidere suas escolhas.

 

 

Tem alguma dica para simplificar a vida? Deixe um comentário.

Leia + 70 dicas para organizar tudo

 

 

Siga nas redes sociais:

55-ideias-para-simplificar-a-vida-pin

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons