Para começar a trabalhar ou melhorar qualquer parte da vida é preciso criar um novo hábito. Você sabia que se leva 21 dias para criar um novo hábito e 6 semanas para torná-lo natural?

Por que criar novos hábitos? Hábitos são coisas que se tornam parte das nossas vidas, mesmo sem pensarmos sobre eles, isso porque eles não ocupam qualquer espaço do cérebro e nos proporcionam mais tempo, mesmo sem percebermos. Todos os dias você escova seus dentes, certo? No mínimo todas as manhãs e todas as noites, e isso leva apenas alguns minutos. Escovar os dentes é algo tão simples que acabamos fazendo no automático. Você não programa um tempo para escovar os dentes, isso já faz parte da sua rotina matinal. Portanto, o truque é criar alguns hábitos para garantir que nossa vida funcione no automático.

Listei aqui 51 possíveis hábitos para você mudar ou adaptar em sua vida – tente incluir um novo hábito por semana. Tenho certeza que você é capaz de fazer isso. Possivelmente você já realiza alguns dos hábitos que listei abaixo, e pode ser que não faça outros ou que alguma coisa não funcione para você, mas mesmo assim, você pode ter outras ideias ou adequar a lista abaixo do seu jeito!

O segredo de ter bons hábitos, é que eles sempre trazem algum benefício para nossa vida. Por exemplo, se você escova seus dentes, isso garante dentes e gengivas saudáveis e suas visitas ao dentista podem ser apenas para limpezas periódicas. Confira nossa lista, e descubra o benefício de ter bons hábitos!

 

Hábitos para a rotina Manhã

 

#1. Faça a cama todas as manhãs

Fazer a cama todas às manhãs ou assim que você sair do banho, trás automaticamente ao seu quarto uma aparência de limpo e organizado.

 

#2. Tome sua medicação sempre no mesmo horário

Tomar seus remédios para tratamento ou vitaminas sempre no mesmo horário e preferencialmente juntos (se for possível), evita que você esqueça de ingeri-los. Opte por horário em que você está em casa, como ao se levantar (você pode deixar os medicamentos na cabeceira da cama) ou ao se deitar. Ter um horário fixo reduz o stress ou a dúvida de saber se tomou ou não sua medicação.

 

#3. Tome café da manhã

Tomar café da manhã te prepara para o dia. Muitas vezes reuniões ou imprevistos podem te fazer pular o horário de almoço, portanto, tomar café da manhã pode ser a oportunidade perfeita de ingerir alimentos saudáveis e nutrir seu corpo.

novos hábitos

 

#4. Esvazie a máquina de lavar louça todas as manhãs

Sei que muitos não tem máquina de lavar louça e são resistentes a essa facilidade. Isso porque as máquinas de lavar louça de antigamente não eram tão práticas e eficientes. A vantagem de esvaziar a máquina todas as manhãs é começar o dia com sua cozinha em ordem e com todos os itens limpos, guardados e prontos para uso. Leia aqui sobre as facilidades da lava louças.

 

#5. Deixe a casa como você gostaria de encontrá-la

Deixar a casa como você gostaria de encontrar quando você chega em casa: Arrumada e limpa. Isso evita stress e aborrecimentos à noite e seu lar lhe dará as boas vindas sempre.

 

#6. Acorde e levante todos os dias no mesmo horário

Acordar todos os dias no mesmo horário, mesmo no fim de semana é ideal para equilibrar seu relógio biológico. Dormir até mais tarde no fim de semana pode fazer mais mal do que bem. Faz você se sentir fraco e de “ressaca” pelo resto do dia.

novos hábitos

 

Hábitos para a rotina da noite

 

#7. Lave a louça antes de se deitar

Coloque a louça na máquina ou lave a louça antes de se deitar e encontre sua cozinha limpa na manhã seguinte. Leva menos tempo para limpar as panelas quando elas estão recém sujas, em vez de deixá-las com comida e esperar que a sujeira endureça durante a noite. Encontrar a cozinha limpa todas as manhãs é uma sensação maravilhosa.

novos hábitos

 

#8. Arrume a casa todas as noites

Arrumar sua casa todas as noites andando pelos cômodos e devolvendo objetos em cada local leva menos de 10 minutos. A melhor maneira de começar seu dia ao acordar, é ver sua casa arrumada e sem bagunça acumulada.

 

#9. Coloque a mesa do café na noite anterior

Colocar a mesa do café da manhã na noite anterior economiza tempo todas as manhãs e evita a correria.

 

#10. Separe sua roupa na noite anterior

Separar a roupa que você usará na noite anterior poupa tempo em suas manhãs e evita atrasos. Além disso, você pode precisar de alguma peça que ainda está na lavanderia. Na dúvida sobre o que vestir? Consulte a previsão do tempo e procure alguma inspiração no Pinterest. Faça um painel com roupas parecidas com as que você tem e monte looks que te agradam.

novos hábitos

 

#11. Verifique sua agenda para o dia seguinte

Verificar sua agenda para o dia seguinte garante que você esteja preparado, seja para uma reunião, ou um exame médico, ou se precisa sair um pouco antes de casa para passar em algum local. Você estará pronto para tudo!

 

#12. Tentar ir para a cama no mesmo horário

Ir para a cama ao mesmo horário todas as noites, ajuda a regular o sono e você se sentirá muito melhor a cada dia.

 

#13. Coloque o seu telefone para carregar todas as noites

Colocar seu telefone celular para carregar durante a noite garante que você não fique sem bateria durante o dia. O benefício é não entrar em pânico ao perceber que a bateria está no final e você não possui uma tomada ou um carregador.

novos hábitos

 

#14. Analise o seu dia antes de dormir

Analisar como foi seu dia, ajuda a manter a sua mente focada em seu objetivo e ajuda, a saber, o que você precisará trabalhar no próximo dia. Aproveite e faça uma oração de agradecimento.

 

Hábitos para gestão de tempo

 

#15. Mantenha sua lista de tarefas atualizada

Manter sua lista de tarefas atualizada (to do list) irá mantê-lo um passo à frente, e ajudará a organizar o seu dia muito melhor.

 

#16. Marque o próximo compromisso enquanto ainda estiver no local

Aproveite para marcar um compromisso, reunião ou uma consulta médica enquanto você está, por exemplo, saindo do médico e sabe que precisa retornar ou quando você em um compromisso empresarial e precisa agendar a próxima reunião. Agindo assim, você economiza tempo e não precisa adicionar essa tarefa a sua lista de tarefas “to do list”.

novos hábitos

 

#17. Verifique todos os aniversários e eventos da semana de do mês

Verifique a lista de aniversários do mês e compre antecipadamente todos os presentes (se você tem o costume de presentear), isso fará você economizar algum dinheiro, sem precisar ir ao shopping às pressas. Se tiver algum evento especial, dará tempo de planejar o que vestir e se precisa fazer alguma aquisição.

 

#18. Sempre adicione um tempo de contingência

Para evitar atrasos em sua agenda, sempre adicione um tempo extra para realização de tarefas, compromissos, tempo de viagem etc. É comum pegar trânsito intenso, o médico atrasar a consulta e alguma reunião se estender mais que o previsto. Adicionando tempo extra você será capaz de ver exatamente como será o seu dia e evita stress e remarcação de compromissos.

 

#19. Não deixe para fazer as coisas até o último minuto

Faça imediatamente ou assim que possível. Deixar para depois só torna as coisas mais difíceis. Fazer imediatamente fará você se sentir muito menos estressado.

 

Hábitos para a papelada

 

#20. Lide com a papelada de entrada apenas uma vez

Não deixe para lidar com a pilha de papéis e correspondência mais tarde. Crie um sistema de contas para pagar e papéis para arquivar. Isso irá garantir que nada se extravie e que você não perca o prazo para pagamento. Também economiza tempo porque você não precisa ler algo novamente.

 

novos hábitos

 

#21. Jogue no lixo

Ao ler sua correspondência, descarte imediatamente o que precisa ir para o lixo. Isso simplesmente economiza tempo e energia.

 

#22. Abra sua correspondência quando você tiver tempo

Abra sua correspondência quando puder realizar a ação imediatamente como fazer chamadas telefônicas ou pagar contas. Agindo dessa forma, você será capaz de fazer as coisas de uma só vez e não precisa deixar nada para mais tarde ou correr o risco de esquecer-se de fazer mais tarde!

 

Hábitos para finanças

 

#23. Guarde todos os recibos em sua carteira

Guarde todos os recibos importantes em sua carteira e arquive a cada noite, quando chegar em casa. Saber onde estão todos os recibos, é ótimo quando você precisa trocar ou solicitar assistência técnica por alguma razão.

 

#24. Sempre tenha dinheiro em sua carteira para imprevistos

Hoje com as facilidades do cartão de débito e crédito, é muito comum andarmos sem dinheiro. Porém, ter dinheiro em sua carteira para imprevistos, evita que você seja pego de surpresa com dinheiro para o lanche ou passeio das crianças e aquelas lojas que só aceitam dinheiro.

51 Novos hábitos para mudar sua vida

 

#25. Tenha sempre alguns trocados em seu carro

Ter algumas moedas em seu carro pode facilitar a sua vida para pagar o estacionamento, dar gorjetas e quando você está viajando e precisa passar por uma praça de pedágio.

 

#26. Questione-se ao fazer compras

Sempre pergunte a si mesmo se você precisa do item, e se você pode comprar em outro local por um preço mais barato. Questionar as suas compras, faz você economizar dinheiro e reduzir a desordem em sua casa.

 

Hábitos com a organização da casa

 

#27. Limpe o banheiro após a utilização

Limpar o banheiro, o chuveiro e área do box após cada utilização, removendo sujeiras e cabelos com um pouco de papel higiênico. Isso economiza tempo quando se trata de limpeza.

 

#28. Melhore algo em algum cômodo quando sair dele

Certifique-se de que quando você sair de um cômodo da sua casa ele esteja em ordem. Isso irá manter a casa arrumada o tempo todo.

novos hábitos

 

#29. Faça uma carga de lavagem diária

Lave roupa todos os dias (se necessário). Se você possui uma lava e seca, antes de sair coloque a máquina para funcionar e quando chegar sua roupa estará limpa e seca, mantendo sua casa e a lavanderia em ordem.

 

#30. Sempre devolva as coisas de volta no lugar

Devolver as coisas sempre de volta no mesmo local, fará você sempre encontrar tudo quando precisar de algum item.

 

#31. Cozinhe porções dobradas

Ao cozinhar, cozinhe uma porção extra e congele. Agindo assim, você sempre terá algo rápido e saudável para comer quando não tiver tempo para cozinhar.

 

#32. Limpe e organize enquanto cozinha

Ao cozinhar, tenha o hábito de lavar a louça que sujou e devolver os ingredientes que já foram usados na geladeira ou despensa. Deixar menos para fazer depois é uma excelente estratégia para evitar a preguiça de arrumar tudo depois.

novos hábitos

 

#33. Tenha uma lista de compras na porta da geladeira

Marque em uma lista, os itens que você utilizou para cozinhar e que precisam ser repostos. Fazendo isso, você não precisará se lembrar de tudo quando for ao supermercado, nem ficará com aquela sensação que está esquecendo algo.

 

#34. Mantenha o tanque de combustível do seu carro cheio

Sempre mantenha o tanque do seu carro acima do meio tanque. Isso economiza tempo quando se está atrasado e você está na reserva ou previne imprevistos, como precisar levar seu filho ao pronto socorro durante a madrugada e não ter combustível no carro.

 

Hábitos saudáveis

 

#35. Coma pelo menos 5 x por dia

Comer pequenas refeições, em intervalos de 3 horas, garante uma dieta equilibrada e te ajudar a ser mais produtivo, mais saudável, além de muitos outros benefícios.

 

#36. Tome 2 litros de água por dia

Tomar água só pode lhe trazer benefícios.

 

#37. Experimente uma nova receita fit a cada semana

Experimentar novas receitas saudáveis, além de ampliar seus horizontes gastronômicos, evita o tédio!

 

#38. Faça algum exercício todos os dias

Ir à academia, correr, caminhar, brincar com seus filhos, fazer aulas de zumba ou alguns polichinelos e flexões faz você se mexer um pouco a cada dia. Fazer exercícios certamente lhe dará mais energia e um entusiasmo!

 

Hábitos de vida

 

#39. Recicle as revistas após a leitura

Após a leitura de revistas, verifique a real necessidade de guardá-las em pilhas na sua casa. O ideal é reciclar imediatamente após a leitura. Isso evita o acumulo de revistas sem necessidade. Você pode optar por assinaturas digitais que são muito mais sustentáveis e evitam a bagunça.

 

#40. Faça dos horários e rotinas um hábito

Seguir suas rotinas diariamente faz você entrar no automático após algumas semanas. Siga a rotina da matinal, rotina da tarde, rotina da papelada, rotina das finanças, rotina de organização da casa e rotina de hábitos saudáveis. Quando você entrar em casa, deixe sua bolsa pendurada e deposite suas chaves sempre no mesmo local. Isso economiza tempo, evitando no outro dia você desperdice tempo procurando itens perdidos.

 

#41. Faça imediatamente

Tudo o que você precisa fazer na sua lista de tarefas (to do list) faça imediatamente. Assim você evita esquecimentos.

 

#42. Anote no celular

Use o bloco de notas do seu celular para anotar sites, endereços, números de tel., etc. Assim você evita pequenos papéis amassados no seu bolso ou bolsa e também evita o extravio de informação.

 

novos hábitos

 

#43. Use o telefone enquanto faz outras tarefas

Fazer ligações enquanto faz uma caminhada, ou enquanto dirige (usando o viva voz naturalmente) pode ser uma boa ideia para economizar tempo. Nem sempre fazer multi tarefas ao mesmo tempo funciona – Mas algumas ligações para sua operadora de celular, onde você fica algum tempo em espera pode funcionar nesse caso.

 

#44. Separe um tempo para ficar sozinho a cada dia

Ficar sozinho e fazer alguma coisa relaxante ou nada é muito importante para manter a sanidade!

 

#45. Reserve uma noite para sair com seu parceiro

Reservar pelo menos uma noite por mês para sair com seu parceiro é vital para a felicidade do casal.

novos hábitos

 

#46. Passe um tempo com seus filhos a cada dia

Passar um tempo com seus filhos a cada dia é fundamental. Eles crescem tão rápido e é ter um relacionamento com eles é vital para o desenvolvimento deles.

 

#47. Tenha uma política de compras para sua casa

Ter uma política de novas compras para sua casa funciona bem com roupas e brinquedos! A vantagem é que você nunca vai sofrer com o excesso de coisas em casa.

 

#48. Não atenda ao telefone quando estiver ocupado

Atenda ao telefone quando tiver tempo, se a ligação for urgente, eles vão deixar uma mensagem ou fazer nova tentativa. Evitar atender ao telefone quando você estiver ocupado não irá distraí-lo.

 

#49. Defina um horário específico para responder mensagens de texto

Você não é obrigado a checar suas mensagens de whatssap, messenger e outros a casa minuto. Isso acaba sendo contra produtivo. Defina um horário da manhã e da noite para responder as mensagens do dia e evite distrações ao longo do dia.

 

#50. Compre presentes em épocas de liquidação

Aproveite os períodos de liquidação para comprar presentes para seus parentes a amigos. Você pode guardá-los para uma data especial. Comprar em liquidações te ajuda a economizar dinheiro e tempo e você sempre terá algo para presentear.

novos hábitos

 

#51. Aprenda a dizer NÃO

Dizer não, liberar tempo, energia e esforço. Todos nós fazemos coisas porque queremos evitar o sentimento de culpa.  Assim que você aprender a dizer não, vai realmente fazer a diferença na forma como você se sente a cada dia.

 

Gostou das ideias de novos hábitos para mudar sua vida! ? Tem mais alguma? Deixe um comentário!

Assista no youtube nosso vídeo sobre esse Hábitos para Mudar sua Vida

Leia+:10 hábitos simples para ser organizado

 

Gostou das dicas? Deixe um comentário!

Até a próxima!

 

Siga nas redes sociais:

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments