Começar a trabalhar ou melhorar qualquer aspecto da vida envolve a criação de novos hábitos. É importante destacar que leva cerca de 21 dias para desenvolver um novo hábito e aproximadamente 6 semanas para que ele se torne natural.

A importância de criar novos hábitos reside no fato de que eles se tornam parte integrante de nossas vidas, muitas vezes sem que percebamos. Esses hábitos ocupam pouco espaço em nosso cérebro e, no entanto, nos proporcionam mais tempo, de forma quase imperceptível. Por exemplo, todos os dias você escova os dentes, geralmente de manhã e à noite, dedicando apenas alguns minutos a essa atividade. Escovar os dentes se tornou algo tão automático que não precisamos mais programar um tempo específico para isso. Já faz parte de nossa rotina matinal. Portanto, a chave está em estabelecer hábitos que tornem nossa vida mais automatizada.

Aqui estão 51 possíveis hábitos que você pode adotar ou adaptar em sua vida. Tente incorporar um novo hábito a cada semana. Tenho certeza de que você é capaz de fazer isso. É possível que você já pratique alguns dos hábitos mencionados abaixo, enquanto outros podem não fazer parte de sua rotina atual. Nesse caso, você pode ter outras ideias ou personalizar a lista de acordo com suas preferências.

O segredo para desenvolver bons hábitos é que eles sempre trazem benefícios para nossa vida. Por exemplo, escovar os dentes regularmente resulta em uma boa saúde bucal, reduzindo a necessidade de visitas frequentes ao dentista. Ao conferir nossa lista, você descobrirá os benefícios de cultivar bons hábitos!

Hábitos matinais para incorporar à sua rotina:

Faça a cama todas as manhãs

Ao fazer a cama logo pela manhã ou após o banho, você automaticamente transforma o ambiente do seu quarto em um espaço limpo e organizado.

Tome sua medicação sempre no mesmo horário

Tomar seus medicamentos ou vitaminas no mesmo horário, preferencialmente em conjunto, evita esquecimentos. Escolha um horário em que esteja em casa, como logo ao acordar (você pode deixar os medicamentos na cabeceira) ou antes de dormir. Ter um horário fixo reduz o estresse e a incerteza sobre se você tomou ou não a medicação.

Não pule o café da manhã

Tomar café da manhã prepara você para o dia. Em muitas ocasiões, reuniões ou imprevistos podem fazer com que você pule o horário do almoço. Portanto, aproveite a oportunidade do café da manhã para ingerir alimentos saudáveis e nutrir seu corpo.

Esvazie a máquina de lavar louça todas as manhãs

Se você possui uma máquina de lavar louça, esvaziá-la todas as manhãs proporciona uma cozinha organizada, com todos os utensílios limpos, guardados e prontos para uso. Descubra as vantagens dessa facilidade e leia mais sobre as máquinas de lavar louça modernas.

Deixe sua casa do jeito que você gostaria de encontrá-la

Ao deixar sua casa arrumada e limpa, do jeito que você gostaria de encontrá-la ao retornar, você evita estresse e aborrecimentos à noite. Seu lar sempre lhe dará as boas-vindas.

Estabeleça um horário de despertar consistente

Acorde todos os dias no mesmo horário, incluindo os finais de semana, para equilibrar seu relógio biológico. Dormir até mais tarde nos dias de folga pode ter um impacto negativo.

Hábitos noturnos para incorporar à sua rotina:

Lave a louça antes de dormir

Coloque a louça na máquina ou lave-a antes de ir para a cama e acorde com uma cozinha limpa pela manhã. É mais fácil limpar panelas após as refeições, em vez de deixar a sujeira endurecer durante a noite. A sensação de encontrar uma cozinha limpa todas as manhãs é maravilhosa.

Organize a casa todas as noites

Dedique alguns minutos antes de dormir para percorrer os cômodos da casa e devolver os objetos aos seus lugares. Leva menos de 10 minutos. Acordar com uma casa arrumada e sem bagunça é a melhor maneira de começar o dia.

Prepare a mesa do café da manhã na noite anterior

Adiantar o trabalho de colocar a mesa do café da manhã na noite anterior economiza tempo todas as manhãs e evita a correria.

Separe sua roupa na noite anterior

Escolher a roupa que você usará na noite anterior economiza tempo nas manhãs e evita atrasos. Além disso, evita a frustração de precisar de uma peça que ainda está na lavanderia. Em dúvida sobre o que vestir? Consulte a previsão do tempo e busque inspiração no Pinterest. Crie um painel com looks semelhantes ao seu guarda-roupa e monte combinações que você goste.

Revise sua agenda para o dia seguinte

Verificar sua agenda para o dia seguinte garante que você esteja preparado para reuniões, consultas médicas ou qualquer outra atividade. Assim, você estará pronto para enfrentar o dia.

Estabeleça um horário regular para dormir

Ir para a cama no mesmo horário todas as noites ajuda a regular seu sono e você se sentirá melhor a cada dia.

Carregue seu celular durante a noite

Colocar seu telefone para carregar durante a noite garante que você não fique sem bateria ao longo do dia. Dessa forma, você não precisa entrar em pânico ao perceber que a bateria está acabando e não tem uma tomada ou carregador disponíveis.

Reflita sobre o seu dia antes de dormir

Refletir sobre como foi seu dia ajuda a manter sua mente focada em seus objetivos e a identificar áreas de melhoria.

Hábitos para gestão de tempo e organização

Mantenha sua lista de tarefas atualizada

Manter sua lista de tarefas atualizada (to-do list) é fundamental para se manter um passo à frente e organizar seu dia de maneira mais eficiente.

Agende compromissos enquanto ainda está no local

Aproveite o momento em que estiver saindo de uma consulta médica ou de uma reunião de negócios para agendar o próximo compromisso. Dessa forma, você economiza tempo e evita adicionar essa tarefa à sua lista de afazeres.

Verifique aniversários e eventos da semana ou do mês

Revise a lista de aniversários do mês e faça as compras antecipadamente, caso você costume presentear. Isso ajudará a economizar dinheiro e evitar correrias de última hora no shopping. Além disso, se houver algum evento especial, você terá tempo para planejar seu look e fazer qualquer compra necessária.

Inclua um tempo de contingência

Para evitar atrasos em sua agenda, reserve sempre um tempo extra para tarefas, compromissos, deslocamentos, entre outros. É comum enfrentar trânsito intenso, atrasos em consultas médicas ou reuniões que se estendem além do previsto. Ao adicionar uma margem de tempo extra, você terá uma visão mais realista de como será seu dia e evitará estresse e a necessidade de remarcar compromissos.

Não deixe as coisas para a última hora

Procure realizar as tarefas imediatamente ou o mais cedo possível. Deixar para depois apenas torna as coisas mais difíceis e estressantes. Agir prontamente ajudará você a se sentir menos pressionado e sobrecarregado.

Hábitos para lidar com papelada

Lide com a papelada de entrada apenas uma vez

Crie um sistema para contas a pagar e documentos a arquivar, evitando que se acumulem e garantindo que você não perca prazos importantes.

Jogue no lixo

Descarte imediatamente o que não é mais necessário ao ler sua correspondência, economizando tempo e energia.

Abra sua correspondência quando tiver tempo

Ao abrir correspondências, reserve um momento para realizar as ações imediatas, como fazer ligações ou pagar contas, evitando adiar essas tarefas.

Hábitos para finanças

Guarde todos os recibos em sua carteira

Mantenha os recibos importantes em sua carteira e arquive-os em casa, facilitando a localização quando precisar trocar ou solicitar assistência técnica.

Tenha sempre dinheiro em sua carteira para imprevistos

Apesar da popularidade dos cartões de débito e crédito, é recomendável ter dinheiro em sua carteira para situações inesperadas, como lanches, passeios das crianças ou estabelecimentos que aceitam apenas dinheiro.

Tenha sempre alguns trocados em seu carro

Ter moedas em seu carro facilita o pagamento de estacionamentos, gorjetas e despesas em praças de pedágio durante viagens.

Questione-se ao fazer compras

Sempre pergunte a si mesmo se realmente precisa do item e se é possível encontrá-lo por um preço mais acessível em outro lugar. Questionar as compras ajuda a economizar dinheiro e evitar a acumulação desnecessária em casa.

Hábitos com a organização da casa

Limpe o banheiro após a utilização

Limpar o banheiro, o chuveiro e área do box após cada utilização, removendo sujeiras e cabelos com um pouco de papel higiênico. Isso economiza tempo quando se trata de limpeza.

Melhore algo em algum cômodo quando sair dele

Certifique-se de que quando você sair de um cômodo da sua casa ele esteja em ordem. Isso irá manter a casa arrumada o tempo todo.

Faça uma carga de lavagem diária

Lave roupa todos os dias (se necessário). Se você possui uma lava e seca, antes de sair coloque a máquina para funcionar e quando chegar sua roupa estará limpa e seca, mantendo sua casa e a lavanderia em ordem.

Sempre devolva as coisas de volta no lugar

Devolver as coisas sempre de volta no mesmo local, fará você sempre encontrar tudo quando precisar de algum item.

Cozinhe porções dobradas

Ao cozinhar, cozinhe uma porção extra e congele. Agindo assim, você sempre terá algo rápido e saudável para comer quando não tiver tempo para cozinhar.

Limpe e organize enquanto cozinha

Ao cozinhar, tenha o hábito de lavar a louça que sujou e devolver os ingredientes que já foram usados na geladeira ou despensa. Deixar menos para fazer depois é uma excelente estratégia para evitar a preguiça de arrumar tudo depois.

Tenha uma lista de compras na porta da geladeira

Marque em uma lista, os itens que você utilizou para cozinhar e que precisam ser repostos. Fazendo isso, você não precisará se lembrar de tudo quando for ao supermercado, nem ficará com aquela sensação que está esquecendo algo.

Mantenha o tanque de combustível do seu carro cheio

Sempre mantenha o tanque do seu carro acima do meio tanque. Isso economiza tempo quando se está atrasado e você está na reserva ou previne imprevistos, como precisar levar seu filho ao pronto socorro durante a madrugada e não ter combustível no carro.

Hábitos saudáveis

Coma pelo menos 5 x por dia

Comer pequenas refeições, em intervalos de 3 horas, garante uma dieta equilibrada e te ajudar a ser mais produtivo, mais saudável, além de muitos outros benefícios.

Tome 2 litros de água por dia

Tomar água só pode lhe trazer benefícios.

Experimente uma nova receita fit a cada semana

Experimentar novas receitas saudáveis, além de ampliar seus horizontes gastronômicos, evita o tédio!

Faça algum exercício todos os dias

Ir à academia, correr, caminhar, brincar com seus filhos, fazer aulas de zumba ou alguns polichinelos e flexões faz você se mexer um pouco a cada dia. Fazer exercícios certamente lhe dará mais energia e um entusiasmo!

Hábitos de vida

Recicle as revistas após a leitura

Após a leitura de revistas, verifique a real necessidade de guardá-las em pilhas na sua casa. O ideal é reciclar imediatamente após a leitura. Isso evita o acumulo de revistas sem necessidade. Você pode optar por assinaturas digitais que são muito mais sustentáveis e evitam a bagunça.

Faça dos horários e rotinas um hábito

Seguir suas rotinas diariamente faz você entrar no automático após algumas semanas. Siga a rotina da matinal, rotina da tarde, rotina da papelada, rotina das finanças, rotina de organização da casa e rotina de hábitos saudáveis. Quando você entrar em casa, deixe sua bolsa pendurada e deposite suas chaves sempre no mesmo local. Isso economiza tempo, evitando no outro dia você desperdice tempo procurando itens perdidos.

Faça imediatamente

Tudo o que você precisa fazer na sua lista de tarefas (to do list) faça imediatamente. Assim você evita esquecimentos.

Anote no celular

Use o bloco de notas do seu celular para anotar sites, endereços, números de tel., etc. Assim você evita pequenos papéis amassados no seu bolso ou bolsa e também evita o extravio de informação.

Use o telefone enquanto faz outras tarefa

Fazer ligações enquanto faz uma caminhada, ou enquanto dirige (usando o viva voz naturalmente) pode ser uma boa ideia para economizar tempo. Nem sempre fazer multi tarefas ao mesmo tempo funciona – Mas algumas ligações para sua operadora de celular, onde você fica algum tempo em espera pode funcionar nesse caso.

Separe um tempo para ficar sozinho a cada dia

Ficar sozinho e fazer alguma coisa relaxante ou nada é muito importante para manter a sanidade!

Reserve uma noite para sair com seu parceiro

Reservar pelo menos uma noite por mês para sair com seu parceiro é vital para a felicidade do casal.

Passe um tempo com seus filhos a cada dia

Passar um tempo com seus filhos a cada dia é fundamental. Eles crescem tão rápido e é ter um relacionamento com eles é vital para o desenvolvimento deles.

Tenha uma política de compras para sua casa

Ter uma política de novas compras para sua casa funciona bem com roupas e brinquedos! A vantagem é que você nunca vai sofrer com o excesso de coisas em casa.

Não atenda ao telefone quando estiver ocupado

Atenda ao telefone quando tiver tempo, se a ligação for urgente, eles vão deixar uma mensagem ou fazer nova tentativa. Evitar atender ao telefone quando você estiver ocupado não irá distraí-lo.

Defina um horário específico para responder mensagens de texto

Você não é obrigado a checar suas mensagens de whatssap, messenger e outros a casa minuto. Isso acaba sendo contra produtivo. Defina um horário da manhã e da noite para responder as mensagens do dia e evite distrações ao longo do dia.

Compre presentes em épocas de liquidação

Aproveite os períodos de liquidação para comprar presentes para seus parentes a amigos. Você pode guardá-los para uma data especial. Comprar em liquidações te ajuda a economizar dinheiro e tempo e você sempre terá algo para presentear.

Aprenda a dizer NÃO

Dizer não, liberar tempo, energia e esforço. Todos nós fazemos coisas porque queremos evitar o sentimento de culpa.  Assim que você aprender a dizer não, vai realmente fazer a diferença na forma como você se sente a cada dia.

Gostou das ideias de novos hábitos para mudar sua vida? Tem mais alguma? Deixe um comentário! Compartilhe suas dicas e experiências conosco. Juntos, podemos inspirar e motivar uns aos outros a alcançar uma vida mais organizada, saudável e produtiva. Deixe seu comentário abaixo e participe da conversa!

Assista no youtube nosso vídeo sobre esse Hábitos para Mudar sua Vida

Leia+:10 hábitos simples para ser organizado

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.