Você está cansado em viver em função da sua desorganização? Aqui estão 5 passos para acabar com a bagunça.

 

#1. Use a Regra 80/20

A maioria das pessoas usa apenas 20% dos itens que possui. Os outros 80% são compostos por coisas que já foram utilizadas algum dia ou que possivelmente podem ser utilizadas no futuro. Isso basicamente significa que aproximadamente 80% de suas coisas apenas ocupam espaço e acumula pó. Comece a selecionar apenas os 20% dos itens que você usa regularmente. Ou seja, aquilo que você usa regularmente e então mantenha e guarde esses itens. Encontre um lugar para cada um deles, lembre-se que cada coisa deve ter sua casa. Todos os outros itens que se enquadram nos 80% restantes, então estes são excelentes candidato para doação ou venda em brechós. Que tal organizar sua própria venda de garagem, esses dias vi uma placa que dizia brechopping. Uma ideia para chamar a atenção de quem passa.

 

#2. Faça o teste da Emergência

Quem assistiu 2012 o filme? Se você estivesse numa situação de emergência e você precisasse escolher em uma hora ou menos alguns itens essenciais, o que você levaria? O que deixaria para trás? Isso deverá lhe dar uma excelente indicação dos itens que são verdadeiramente importantes para você e daqueles itens que não.

acabar com a bagunça

 

#3. Crie um sistema de recompensa

Se a sua bagunça está começando a atrapalhar a sua casa, escritório ou sua vida é hora de aliviar sua carga. Garanto que se você recebesse dinheiro para livrar-se de pelo menos de 50%da sua tralha você faria isso sem pensar. Por quê? Porque dinheiro é sempre uma ótima recompensa. Tente estabelecer algumas recompensas realista. Recompense seus esforços com viagens, roupas, experiências. Mas só se você cumprir suas metas. Peça a um amigo ou parente que pegue no seu pé!

acabar com a bagunça

 

#4. Mantenha um diário

Escreva num bloco ou caderno cada item que você usar nas próximas 2 semanas. Fique atento para os objetos que não foram escritos na lista e qual a razão? A resposta pode ser que o item seja sazonal, e neste momento não seja hora de ser usado. No entanto, se a resposta é que você está guardando certa coisa, pois pode voltar a ser moda algum dia, então esse item deve ser doado ou vendido.

 

#5. Esconda por 6 meses

Se o pensamento de se livrar de alguma coisa que você quase nunca usa parece não ser muito boa, coloque os objetos na caixa e guarde (sótão, garagem, etc). Marque em sua agenda a abertura da caixa para daqui 6 meses. Quando chegar ao sexto mês, verifique sua agenda (ela lhe dirá que você precisa abrir a caixa), você deve lembrar se tocou ou não na caixa uma única vez nos últimos 6 meses. Se a resposta for negativa, está na hora de doar o conteúdo da caixa. Não abra e nem olhe dentro, você pode mudar de idéia. Se não foi necessário nos últimos 6 meses, você certamente não precisa.

 

 

Gostou dos 5 passos para acabar com a bagunça? Tem alguma alguma dica? Deixe um comentário!

Leia+: 12 passos para uma casa sem bagunça

 

 

Acompanhe também nossas dicas no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons