Aqui estão 5 passos para acabar com a bagunça.
1. Use a Regra 80/20
A maioria das pessoas usa apenas 20% dos itens que possui. Os outros 80% são compostos por coisas que já foram utilizadas algum dia ou que possivelmente podem ser utilizadas no futuro. Isso significa que aproximadamente 80% de suas coisas apenas ocupam espaço e acumulam pó. Comece a selecionar apenas os 20% dos itens que você usa regularmente. Ou seja, aquilo que você usa regularmente e então mantenha e guarde esses itens. Encontre um lugar para cada um deles, lembre-se que cada coisa deve ter sua casa. Todos os outros itens que se enquadram nos 80% restantes, são excelentes candidatos para doação ou venda em brechós. Que tal organizar sua própria venda de garagem, esses dias vi uma placa que dizia brechopping. Uma ideia para chamar a atenção de quem passa.
2. Faça o teste da Emergência
Quem assistiu 2012 o filme? Se você estivesse numa situação de emergência e precisasse escolher em uma hora ou menos alguns itens essenciais, o que você levaria? O que deixaria para trás? Isso deverá lhe dar uma excelente indicação dos itens que são verdadeiramente importantes para você .
3. Crie um sistema de recompensa
Se a sua bagunça está começando a atrapalhar a sua casa, escritório ou sua vida é hora de aliviar sua carga. Garanto que se você recebesse dinheiro para livrar-se de pelo menos de 50% da sua tralha você faria isso sem pensar. Por quê? Porque dinheiro é sempre uma ótima recompensa. Tente estabelecer algumas recompensas realistas. Recompense seus esforços com viagens, roupas, experiências. Mas só se você cumprir suas metas. Peça a um amigo ou parente que pegue no seu pé!
4. Mantenha um diário
Escreva num bloco ou caderno cada item que você usar nas próximas 2 semanas. Fique atento para os objetos que não foram escritos na lista e qual a razão? A resposta pode ser que o item seja sazonal, e neste momento não seja hora de ser usado. No entanto, se a resposta é que você está guardando algo, pois pode voltar a ser moda algum dia, então esse item deve ser doado ou vendido.
5. Esconda por 6 meses
Se o pensamento de se livrar de alguma coisa que você quase nunca usa parece não ser muito boa, coloque os objetos na caixa e guarde (sótão, garagem, etc). Marque em sua agenda a abertura da caixa para daqui 6 meses. Quando chegar ao sexto mês, verifique sua agenda (ela lhe dirá que você precisa abrir a caixa), você deve lembrar se tocou ou não na caixa uma única vez nos últimos 6 meses. Se a resposta for negativa, está na hora de doar o conteúdo da caixa. Não abra e nem olhe dentro, você pode mudar de idéia. Se não foi necessário nos últimos 6 meses, você certamente não precisa.
Gostou dos 5 passos para acabar com a bagunça? Tem alguma dica? Deixe um comentário!
Óimas dicas, Paula!
Já mandei o link pro maridão! hehehe
Bj
É incrível como nos apegamos às coisas como se isso nos trouxesse segurança. Tenho procurado praticar o desapego e simplificar a vida e essas dicas que vc deu me parecem muito úteis nesse processo. É fato que a vida se torna muito mais leve quando nos organizamos melhor.
beijo
Amei… A meses venho tentando me organizar, arrumar o guarda roupa, conseguir tirar aquelas peças que fico pensando que se eu perder uns kg volta a me entrar e me peguei esperando por isso a mais de uma ano, a parte do guarda roupa com coisas que nao me servem no momento estão LOTADAS enquanto eu repito aquilo que me serve durante a semana! Vou imprimir os passos e tentar seguir para que possa me organizar melhor. Adoro passar por aqui!!! Parabéns! Bj
A dica dos 6 meses é excelente. Será colocada em prática já. Beijos.
A questão de mexer no bolso é uma pura verdade! Quando eu morava em Vitória organizei um bazar por 3 anos consecutivos e foi só avisar que poderiam ganhar um dinheirinho que todas as amigas participaram prontamente. Todo mundo deu uma geral no guarda roupa e o bazar foi sempre sucesso. Tive que parar quando vim para os EUA, mas assim que voltar recomeço.
beijos
http://thereisalwaysroom.wordpress.com/
Menina,
seu blog é muito show.
Você é muito fera.. sua mãe que te ensinou a ser tão organizada??
Adorei essas dicas de hoje e vou por em prática JÁ. Ou melhor, como é quase 1 da manhã, farei amanhã.
MUITO OBRIGADA!
beijinhos verdes
Oi, voce é do Brasil?
Adorei essas dicas, obrigada.
Nossa! Obrigada pelas dicas!
Bacana o blog!
Abraço!
óptimas dicas. vou seguir certamente.
beijocas
Eu amei as dicas!!! Tanto que vou copiar o seu post no meu blog! Claro que vou dar os creditos a sua pessoa!
E com o post lá quem sabe eu crie vergonha de arrumar a minha casa?!
Quando eu conseguir começar a por a vida em dia, eu faço um antes e depois em fotos!
Sempre usando as suas dicas e te dando os creditos por colocar minha vida em dia! rssss
Bjs
Eu adoro esse blog, adoooro mesmo.
Mas tenho alguns pontos de discordância, acho que por ser historiadora. Vc PRECISA de fotos? ou cartas antigas? Não. Na verdade não.
Mas se vamos conviver apenas com o que usamos em nosso cotidiano, vamos jogar nossa história fora.
Não digo pra guardar o papel de bala do primeiro encontro. Mas não penso que todos os meus objetos podem ser escolhidos pela sua usabilidade no cotidiano: guardo uma boneca antiga e meu diário com oito anos. Vou jogar fora? Não.
Freud queimava tuuudo, dizia que queria dar trabalhar para seu biógrafo…rs
beijos.
obs: vi um programa de organização na tv onde JOGARAM FOOOOORA fotos antigas da familia. Quase enfartei.
Este comentário foi removido pelo autor.
Eu sempre uso uma regra para as coisas que guardo porque acho que um dia vou usar ou porque tenho dó… É a regra das 3 vezes. Se for a terceira vez que junto itens para doação e ainda não doei aquela peça por pena, chegou a hora dela!
Você está certa Paula, apenas 20% das roupas que guardamos no closet são as que aproveitamos. Hoje em dia está muito fácil adquirir roupas e sapatos. São muitos bazares e rasteirinhas com preços arrazadores,então acabamos entulhando nossos closets e armários com peças que usamos apenas uma vez.Fiz meu closet no sistema arejado, em uma loja virtual chamada Casa Expressa (fttp://www.casaexpressa.com.br), valeu a pena o sistema pois consigo visualizar tudo o que tenho sem esquecer peças no fundo das prateleiras. Inclusive padronizei os cabides e limitei a quantidade para não entulhar de porcaria. Abraços! Lou
Você está certa Paula, apenas 20% das roupas que guardamos no closet são as que aproveitamos. Hoje em dia está muito fácil adquirir roupas e sapatos. São muitos bazares e rasteirinhas com preços arrazadores,então acabamos entulhando nossos closets e armários com peças que usamos apenas uma vez.Fiz meu closet no sistema arejado, em uma loja virtual chamada Casa Expressa (fttp://www.casaexpressa.com.br), adorei, pois consigo visualizar tudo o que tenho sem esquecer peças no fundo das prateleiras. Inclusive padronizei os cabides e limitei a quantidade para não entulhar de porcaria. Abraços! Lou
Adorei muito as dicas. Minha cozinha até que é organizada, mas o meu guarda-roupa… é uma eterna bagunça. Valeu pelas dicas, já faz tempo que visito seu blog, parabéns pela dedicação.
Bjs, Rosa.