focar nas crianças

Presente é bom e quem não ama ganhar? Mas será que presentes estão suprindo a nossa ausência, mesmo quando estamos presentes, mas provavelmente conectados no celular ou realizando qualquer tarefa? Será que a nossa presença está sendo bem aproveitada? Será que estamos passando um tempo de qualidade com eles?

Quando os filhos nos perguntam se podemos andar de bicicleta, brincar com um novo jogo ou construir legos, o que eles estão realmente perguntando: “Eu sou importante o suficiente para que você passe um tempo comigo?”

Pode ser difícil, porque temos que fazer o trabalho doméstico, resolver questões do trabalho, etc. Então, como podemos lidar com isso? Aprenda 5 maneiras de focar nas crianças.

 

#1. Diga SIM

A palavra NÃO foi provavelmente uma das primeiras palavras que as crianças entenderam ainda quando bebês, mas o poder do não é muito forte e muitas vezes devastador. Procure estar atendo as solicitações das crianças e pense sobre a necessidade de usar um “NÃO” como resposta. Procure alternativas para questões que você normalmente responderia NÃO, escute, argumente e encontre uma alternativa viável, saudável e feliz.

Quando minha filha de 6 anos me pede algo “impossível” no momento, eu digo a ela que vou pensar e conversaremos em breve sobre o assunto.

Se você estiver ocupado com afazeres domésticos, talvez possa convidar seu filho a te ajudar, como dobrar a roupa ou cozinhar. Além de passar um tempo com eles, você estará ensinando algo realmente útil.

focar nas crianças

 

>>>Aprenda a dizer NÃO!

#2. Olhe nos olhos

Com nossos Smartphones sempre à mão, é muito fácil ser uma pessoa multitarefa. Você pode estar fisicamente no local, mas com a cabeça em qualquer outro. Ser multitarefa é complicado, estressante e geralmente menos produtivo. Pense como você se sente quando precisa da atenção de alguém e essa pessoa está na sua frente, porém concentrado no celular, isso é bom? Você está fazendo isso com seus filhos? Quando estiver conversando com as crianças, largue o que estiver fazendo e olhe nos olhos.

focar nas crianças

 

>>>Porque crianças precisam de rotina

 

#3. Ensine-os a pedir a sua ATENÇÃO

Nossos filhos precisam de nossa atenção e amor, mas eles precisam entender que muitas vezes estamos ocupados e que realmente temos trabalho a fazer. Se eles precisam de atenção enquanto você está ocupado falando com alguém, ensine-os a colocar a mão delicadamente em seu braço ou perna para sinalizar que eles precisam de algo. E responda segurando a mão deles com firmeza, para que saibam que você atenderá a solicitação em breve.

 

>>>9 Apps para facilitar a vida

 

#4. Preste atenção aos pedidos 

Quando os filhos solicitam algo, faça as seguintes perguntas a si mesmo: – O que eles estão realmente pedindo? Qual é a necessidade real do que estão pedindo? Como posso atender a essa necessidade?

Muitas vezes eles dão voltas para chegar a um objetivo, então preste muita atenção aos detalhes e entenda o que está por trás de cada pedido, e se você pode atender a essa necessidade de outra maneira. Conforme os filhos vão ficando mais velhos, você percebe como ter um bom relacionamento e diálogo aberto são importantes. Muitas vezes os filhos precisam ser apenas ouvidos sem julgamento, para manter essa porta aberta, ouça o que eles têm a dizer. Acho que o maior truque na criação dos filhos é descobrir as pistas que cada um dos nossos filhos dá, e ficar em cima dessas pistas.

 

>>>20 dicas para mudar seu estilo de vida

 

#5. Reserve um tempo exclusivo

Claro que isto é mais difícil do que parece, afinal existe tanta coisa para fazer no dia a dia. Mas saiba que separar na agenda semanal um tempo exclusivo para seus filhos, pode te ajudar a se conectar com eles. Você pode definir um dia fixo para isso, como por exemplo, todo domingo de tarde. Esse tempo deve ser tirado com qualidade e exclusividade, podem assistir a um filme juntos, tomar um café, visitar um restaurante ou museu, praticar algum esporte, etc. Estes momentos juntos criam mais afinidade com nossos filhos e nos ajudam a estar sempre por perto.

Lembre-se que estar juntos é um privilégio e esta oportunidade não será para sempre. É difícil, mas as crianças crescem tão depressa e não podemos perder a oportunidade de demonstrar o quanto são amados e valorizados, pois isso lhes dará confiança pelo resto de suas vidas!

focar nas crianças

 

>>>37 ideias para facilitar a vida com crianças

 

Que tal se comprometer e focar nas crianças como prioridades? O que você faz para se concentrar nos filhos? Escreva nos comentários!

 

 

Leia também: 7 ideias para organizar rotina das crianças

 

Acompanhe também as novidades em todas as redes sociais. Estamos no YoutubeInstagram, FacebookPinterest, snapchat (@chegadebagunca) e Gooogle+. Até a próxima!

5-maneiras-de-focar-nas-criancas-pin

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons