Significado de Procrastinação

s.f. Ação ou efeito de procrastinar; deixar para depois; adiar.
Característica de adiamento; protelação: a procrastinação à frente do computador atrapalhava seu trabalho.
pl. procrastinações.

Procrastinar é realizar as tarefas urgentes antes de outras mais importantes, fazendo as coisas mais prazerosas em vez das menos agradáveis, adiando até a próxima semana o que poderia ser feito hoje. Os alunos procrastinam. Eu procrastino e você provavelmente faz isso.

De acordo com Freud, a procrastinação está ligada ao princípio do prazer. De acordo com alguns (mais modernos) psicólogos, é uma manifestação de ansiedade ligada ao iniciar e terminar as tarefas. Independentemente disso, a procrastinação nos faz menos produtivos. Pelo lado positivo, eu tenho certeza que é também a única força que mantém a maior parte da Internet funcionando. Facebook, Instagram e outras tantas distrações.

 

#1. Encare a realidade

O primeiro passo (para quase tudo) é a aceitação. Escreva exatamente suas tarefas diárias em um caderno e identifique o que pode estar te atrapalhando na conclusão, o telefone, o facebook, o whatssap?

 

#2. Trabalhe em pequenas etapas

Tarefas menores são mais fáceis de serem concluídas. Além disso, a sensação depois que você conclui várias pequenas tarefas é muito melhor do que concluir apenas uma grande tarefa. Faça uma lista de verificação, e marque as tarefas concluídas. Você irá descobrir que pode fazer muitas coisas em um único dia.

 

#3. Elimine bebidas alcoólicas 

Álcool pode torná-lo inútil, e estar de ressaca é uma técnica de procrastinação perfeita. Então deixe de beber quando isso for afetar sua produtividade.

 

#4. Use um timer

Se você tem dificuldade em terminar qualquer coisa, programe um timer. Determinar um prazo pode te fazer ser mais produtivo. O soar do alarme pode te fazer voltar ao trabalho que por algum motivo você se distraiu.

 

#5. Pense e repense

A procrastinação é como uma batalha entre o que você quer fazer e que você deve fazer. Pense no futuro e as possíveis conseqüências de procrastinar. Será que procrastinar vai te levar aonde você quer chegar? Ou isso pode virar uma bola de neve e quem sabe ser o motivo de fracasso na sua vida profissional ou o razão de um divórcio?!

 

 

Você tem alguma técnica para deixar de procrastinar? Compartilhe com a gente!

Leia+: Organize a mente