5 estratégias para destralhar a casa

Muitas vezes começamos a organizar a casa, mas logo no começo perdemos a empolgação. Outras vezes nem começamos, pois dá um desânimo só de pensar. Para que isso não aconteça separamos cinco estratégias para começar a destralhar a casa e seguir em frente com o processo de descarte.

1. Respire fundo

Ficar apenas olhando a bagunça é uma das maiores desculpas para não começar. Então respire fundo e se concentre em uma área pequena, pode ser apenas uma gaveta ou um ambiente da casa. Uma vez que este espaço for concluído, haverá tempo de sobra para completar o resto da missão.

2. Escolha o melhor horário

Já diz o ditado que Deus ajuda quem cedo madruga. Organizar a sua casa te rouba energia?  É preciso escolher o horário em que você está mais ativo. Se você gosta de acordar com as galinhas seu nível de energia é alto na parte da manhã, e é o melhor momento para você destralhar. Se você faz companhia para as corujas e tem mais energia à noite, organize durante esse período.

3. Organize em blocos de tempo

Algumas pessoas rendem melhor quando trabalham durante um tempo prolongado. Outros só funcionam por cerca de 15 minutos a uma hora. Determine seus limites e defina metas para organizar. Que tal usar o método pomodoro?

Leia+ Seja mais produtivo usando a técnica pomodoro

4. Alimente-se corretamente

Alimentar-se de maneira saudável e descansar o suficiente é essencial para que o corpo funcione corretamente. Não comer refeições nutritivas regularmente e não dormir o suficiente, contribui para que você se sinta lento e desorientado.
A maioria das pessoas precisam de três refeições por dia, observe seu corpo e faça testes. Eu notei que comendo menores porções mais vezes ao dia, me sinto muito mais disposta, mesmo quando tenho uma péssima noite de sono. Para evitar ficar sonolento, fique longe de alimentos como a farinha branca e açúcar, e durma pelo menos sete horas ou mais por noite. Você pode se surpreender com o resultado se você ajustar estas duas áreas.

5. Capriche na playlist

Ouvir música animada quando você está organizando pode mantê-lo em movimento e deixá-lo alerta. Escolha sua playlist favorita e mãos à obra.

Gostou das estratégias para destralhar a casa? Tem alguma dica? Deixe um comentário!

Leia+:7 passos para se livrar da bagunça

Publicado em 02/03/2011 e atualizado em 07/05/2020

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.