Organização pode ajudá-lo a evitar dívida, mas uma vez que ela já aconteceu, concentre toda sua energia para livrar-se dela! Acompanhe algumas dicas para uma vida financeira organizada a começar pelas dívidas liquidadas.

1. Conheça sua dívida

“Li e aceito ”… leu mesmo?  Já me dei mal em situações como esta e acredito que o mesmo já aconteceu com muita gente, pois quando vamos fechar uma compra ou adquirir um cartão, o valor dos juros as “regras do jogo” é a última coisa que pensamos. Conhecer sua dívida é importante para ter condições de negociá-la ou renegociá-la da melhor maneira possível. Então, tome nota do valor total, valor inicial e sob quais condições a dívida está (juro, multa, etc.).

2. Coloque na ponta do lápis

Ou na planilha do excel, anote todas as despesas (fixas e variáveis) além de gastos com supérfluos. Desta forma você terá uma visão geral da situação financeira e quem sabe descobrir onde está o “furo” no orçamento.

3. Não ignore a dívida

Mesmo que você não tenha condições de saldar ou negociar a dívida, não deixe “rolar” sem ao menos manifestar sua intenção de liquidá-la. Uma dívida de cartão de crédito, por exemplo, em um ano o valor total será 4x o valor inicial.

4. Organize toda a papelada

Encontre o contrato, boletos, comprovantes de pagamento e avisos de cobrança. Se necessário, peça segunda via. Organize por data e procure entender o processo.

5. Negocie

Com as informações em mãos assuma o controle da situação e procure a empresa responsável para negociar sua dívida. Para lidar com esta situação você pode escolher apertar o cinto por algum tempo, vender algo ou pedir empréstimo para alguém da família, o importante é resolver o quanto antes.

Tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário.

Leia+: Como controlar suas finanças