Em primeiro lugar, é necessário planejar as atividades de fim de ano, festas e férias para não entrar em pânico na última hora e manter um pouco de sanidade. Veja nossas dicas para planejar o fim de ano.

1. Anote tudo em um calendário

Não importa seu estilo de organização, se você é digital ou analógico ou o tipo de pessoa que mantém as datas somente em sua cabeça, anote todos os seus compromissos no papel e planeje as festas de fim de ano para não se perder. Já está tudo planejado e você sabe onde estará o natal e no ano novo? Estará de folga ou trabalhando? Já planejou viagens e reservou a hospedagens e passeios? Anote tudo!

2. Compre e embrulhe os presentes

Pergunte o que as crianças querem de Natal e solicite que escrevam uma carta para o velho “Noel”. Antecipe a compra dos presentes, pesquise o melhor preço e evite a correria frenética de última hora em busca de presentes que se esgotaram nas prateleiras.

5 dicas para planejar o fim de ano

3. Escolha as roupas que serão usadas nas festas

Você quer usar aquele vestido fabuloso no natal ou ano novo? Retire as peças do armário e verifique eventuais manchas ou a necessidade de algum reparo ou ajuste. Se necessário mande para a lavanderia. Contudo, antes de comprar algo novo, revisite seu armário em busca de algo incrível que está lá esquecido.

4. Antecipe os preparativos para a ceia de Natal

Você  já sabe onde e com quem passará o natal? Talvez seja hora de pensar no cardápio, ou se você vai passar na casa de outra pessoa, se voluntariar para levar algum prato ou sobremesa. No entanto, compre tudo com antecedência e evite as corridas de última hora ao mercado em busca de ingredientes. Se possível, cozinhe com antecedência e congele as porções para sobrar mais tempo para se divertir e aproveitar a família e os amigos.

5 dicas para planejar o fim de ano

5. Planeje as férias 

Por fim, se você pretende viajar, comece a planejar isso agora, caso ainda não tenha começado. Verifique o destino, atividades, se é necessário comprar ingressos para atrações, reservar hotéis, carro alugado, restaurantes, verifique validade do passaporte, carteira de motorista, etc. Você pode começar a preparar sua mala de viagem, bem como fazer uma lista de itens que serão levados para o destino.

Gostou das dicas para planejar o fim de ano? Deixe um comentário!

Leia+ Como se organizar para o Natal em 7 passos

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.