Você quer aprender a limpar a casa com eficiência? Se você gosta de assuntos relacionados ao mundo da culinária, você certamente já ouviu falar sobre “mise en place“. Trata-se de um conceito da culinária francesa, que defende que, para cozinhar com eficiência e economizar tempo na cozinha, antes de começar o preparo de qualquer prato, deve-se separar utensílios e ingredientes necessários, medindo, cortando, fatiando e picando verduras, legumes e carnes que serão usados na preparação.

Assim como é extremamente eficiente separar e organizar os ingredientes antes de cozinhar, para limpar com rapidez e eficiência, o mesmo conceito pode ser aplicado, de maneira que, antes da limpeza, sejam separados todos os materiais de limpeza.

Usar essa técnica garantirá uma limpeza focada e profunda, uma vez que você terá à mão todos os materiais necessários. Leia nossas dicas para limpar a casa com eficiência.

#1. Separe os materiais de limpeza

Separar os materiais antes de começar a limpar irá economizar muito tempo a longo prazo. Você realizará uma limpeza rápida e focada, uma vez que não terá de se preocupar com o desperdício de tempo e energia indo até a área de serviço apanhar materiais. Portanto, para limpar com rapidez, é fundamental separar todos os materiais de limpeza, como produtos, panos, esponjas, escovas, etc.

 

#2. Tenha um plano de limpeza

Eu costumo aplicar o método de limpeza Molly Maid, que nos ensina a limpar sempre de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Aplicando esse método, não tem como “esquecer” de limpar qualquer lugar. Quando você tem seu material de limpeza separado e um plano de limpeza, você estará preparado, e limpar será rápido e fácil.

 

#3. Mantenha o foco para limpar a casa com eficiência

Separar os materiais de limpeza e ter um plano te ajudará a manter-se focado e evitar distrações, como quando você precisa caminhar até a área de serviço e no caminho se distrai com qualquer coisa, como a televisão ou mensagens no celular.

Quando você está focado na limpeza, nada deve te distrair. Você tem um plano e um objetivo. Além disso, não tem como se esquecer de limpar nada, já que você não precisa se mover para outro cômodo da casa.

 

#4. Use os materiais adequados

Antes de começar a limpeza, você vai saber se está faltando algum dos seus produtos de limpeza e se poderá encontrar um substituto a tempo. Isso também vai te ajudar a economizar tempo.

 

#5. Faça da limpeza algo agradável

Quando você parar de tentar limpar de forma aleatória e começar a realizar as tarefas de forma mais sistemática, a limpeza pode realmente se tornar bastante agradável.

Em vez de fazer malabarismos e limpar várias coisas ao mesmo tempo, reunir todos os seus itens de limpeza em apenas um local, colocar uma música, e enfrentar a limpeza de frente vai te fazer limpar a casa como um profissional, e em nenhum momento será necessário rever a limpeza.

 

 

Você vai experimentar esse método de limpeza em todos os lugares na próxima limpeza e vai adorar. Gostou das dicas para limpar a casa com eficiência? Deixe um comentário.

 

Leia+ Guia de limpeza doméstica para alérgicos

 

Siga nas redes sociais:

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments