Em primeiro lugar, Se você gosta de assuntos relacionados ao mundo da culinária, você certamente já ouviu falar sobre “mise en place“.

Trata-se de um conceito da culinária francesa, que defende que para cozinhar com eficiência e economizar tempo na cozinha, antes de começar o preparo de qualquer prato, deve-se separar utensílios e ingredientes necessário medindo, cortando, fatiando e picando verduras, legumes e carnes que serão usados na preparação.

Assim como é extremamente eficiente separar e organizar os ingredientes antes de cozinhar, para limpar com rapidez e eficiência, o mesmo conceito pode ser aplicado, de maneira que antes da limpeza, sejam separados todos os materiais.

Usar essa técnica garantirá uma limpeza focada e profunda, uma vez que você terá a mão todos os produtos de limpeza e materiais necessários. Leia as dicas para limpar a casa com eficiência.

1. Separe os materiais de limpeza

Antes de começar a limpar, separe os materiais de limpeza, isso irá economizar muito tempo. Em outras palavras, você realizará uma limpeza rápida e focada, uma vez que não terá que se preocupar com o desperdício de tempo e energia indo até a área de serviço apanhar materiais.

Portanto para limpar com rapidez é fundamental separar todos os itens de limpeza como produtos, baldes, panos, esponjas, escovas, etc.

Leia+ Produtos de limpeza naturais

2. Tenha um plano de limpeza

Eu costumo aplicar o método de limpeza Molly Maid, que nos ensina a limpar sempre de cima para baixo e da esquerda para a direita. Pois ao aplicar esse método, não tem como “esquecer” de limpar qualquer lugar.

Quando você tem seu material de limpeza separado e um plano, você estará preparado. Portanto limpar será rápido e fácil.

Leia+ 25 dicas para limpar quase tudo

3. Mantenha o foco para limpar a casa com eficiência

Separar os materiais e ter um plano de limpeza te ajudará a se manter focado, bem como ajudará a evitar distrações. Por exemplo, como quando você precisa ir até a área de serviço e no caminho outra coisa chama a sua atenção, como a televisão ou uma mensagem no celular.

Quando você está focado na limpeza, nada pode te distrair, você tem um plano e um objetivo, além disso, não tem como se esquecer de limpar nada, já que você não precisa se mover para outro cômodo da casa.

Leia+ Como criar rotinas para a casa

4. Use os materiais adequados

Mãos usando luvas de limpeza na cor azul, fazendo limpeza com papel toalha e spray de limpeza - dicas para limpar a casa

Usar produtos adequados para limpar, economiza tempo e esforço. Então, antes de começar a limpeza, verifique se está faltando algum dos seus produtos de limpeza e encontre um substituto a tempo.

5. Faça da limpeza algo agradável

Finalmente, quando você parar de tentar limpar de forma aleatória e começar a realizar as tarefas de maneira mais sistemática, a limpeza pode realmente se tornar agradável.

Em vez de fazer malabarismos e limpar várias coisas ao mesmo tempo, reunir todos os seus itens de limpeza em apenas um local, colocar uma música e encarar a limpeza, vai te fazer limpar a casa como um profissional, e em nenhum momento será necessário rever a limpeza. Após experimentar esse método de limpeza em todos os lugares, tenho certeza que você vai adorar.

Gostou das dicas para limpar a casa com eficiência? Deixe um comentário.

Leia+ Guia de limpeza doméstica para alérgicos

Um abraço

Paula Fuzeto

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.