Levantar da cama assim que o despertador toca parece impossível para quem trabalha, estuda ou tem filhos pequenos. Mas, fala sério! Quem consegue dormir às 22h? Vale a pena investir nas dicas a seguir para saltar da cama na hora certa e ter manhãs mais tranquilas (sim, é possível!).

1. Evite a amiga da onça: soneca

O período de sono é dividido em fases, sendo que cada uma dura em média 90 minutos. Quando optamos pelos 10 minutinhos de soneca, possivelmente iniciamos uma nova fase e ao interrompê-la acordamos com mais sono que nunca.

2. Não leve eletrônicos para a cama

Trabalhar, assistir séries ou acompanhar as redes sociais enquanto se está na cama, rouba o tempo, além de estimular a mente de maneira negativa. Certamente fará com que você demore a pegar no sono.

3. Despertador maluco

Se você acostuma fácil com o barulho do despertador, a ponto de sonhar com ele, deve procurar alguns aplicativos que vão fazer você acordar e sair da cama, como o como o Walk Me Up alarm clock, que só para de tocar quando você levanta e anda alguns passos. O despertador “tapete” só silencia quando você pisa nele com os dois pés. Outra opção de despertador não convencional é o Puzzle Alarm Clock, para desativá-lo é preciso resolver um quebra-cabeças, equação matemática ou jogos de memória. Entretanto, um efeito colateral deste último, é acordar se sentindo burro.

4. Cheirinho de café

café

A bebida mundialmente consumida pela manhã é um bom estímulo para sair da cama. Existem cafeteiras que podem ser programadas para o preparo do café, porém, se você ainda não encontrou este modelo, combine com sua ajudante, mãe ou marido para fazer um cafezinho logo cedo.

5. Escale um amigo

Se a situação está realmente difícil, convoque um amigo para te ligar e conversar até ter certeza que você despertou. Claro que esta opção é válida para os primeiros dias deste desafio, não queremos que você perca o amigo. Ok?

Você adora ou detesta acordar cedo? Deixe um comentário!

Leia + Método Pomodoro