5-dicas-para-a-educacao-financeira-dos-filhos-fb

É preciso ensinar as crianças que devemos economizar e aprender a lidar com a crise hídrica e de energia. Sempre vejo as situações como “um copo meio cheio”, por isso, digo aos pais que aproveitem a deixa deste período ruim da economia para ensinar aos pequenos o valor da organização e planejamento financeiro. Você tem bons motivos para investir na educação financeira dos seus filhos, acompanhe:

 

#1. Uma boa conversa

A infância é um período maravilhoso em que as preocupações são mínimas, isso é ótimo e deve ser respeitado. Mas não impede pais e mães de explicarem que o brinquedo e a casa “custa dinheiro” e precisa trabalhar para consegui-lo.  Aos poucos a criança entenderá que não é possível ter tudo o que se deseja.

5 dicas para a educação financeira dos filhos

 

#2. Responsabilidade

Lidar com dinheiro faz com que a criança desenvolva senso de responsabilidade, com certeza esta é a melhor época para ter este aprendizado, melhor agora do que aos 18 anos, se endividando. Por isso, procure saber o que foi feito com o dinheiro do lanche, aquele troquinho que o avô deu e a mesada.

 

#3. Planejamento

Quando a criança já estiver apta para receber mesada, converse sobre o que vai fazer com o dinheiro, explique que ela pode conquistar algo maior se guardar uma parte do dinheiro. Mas dê liberdade de escolha, é importante que elas aprendam com suas próprias experiências.

5 dicas para a educação financeira dos filhos

 

#4. Poupar

Quem aprende a poupar na infância tem mais facilidade para lidar com dinheiro na vida adulta, evita dívidas e compra seus bens com mais facilidade.  Além de incentivá-lo a poupar parte da mesada, ter uma poupança em nome dele vai ajuda-lo a conquistar seus objetivos futuramente.

 

#5. Você é o espelho

Não importa o que você diga, suas atitudes sempre vão falar mais alto, por isso, vale repensá-las em prol do seu filho (e da sua saúde financeira também). Crianças são como esponjas, absorvem tudo, e se você já sofreu com as finanças desorganizadas aposto que não deseja o mesmo para seu filho.

5 dicas para a educação financeira dos filhos

 

A educação financeira é tão importante quanto os outros aspectos da educação, porém, pouco estimulada.  Converse com seus filhos sobre dinheiro, veja como ele vê o aspecto financeiro na vida familiar. O dinheiro faz parte da rotina, provavelmente ele tem algo a dizer.

 

Quer compartilhar sua experiência na educação financeira de seus filhos? Deixe um comentário.

Leia+ Como planejar sua aposentadoria

 

Até a próxima.

Siga nas redes sociais:

5-dicas-para-a-educacao-financeira-dos-filhos-pin