Criar uma decoração criativa que expressem quem nós somos e tornem o ambiente agradável é o sonho de qualquer pessoa. Muita gente pensa que apenas profissionais renomados conseguem criar espaços incríveis ou que existem regras e técnicas secretas que levamos anos para aprender. Mas grande parte disso é mito. Qualquer pessoa pode se expressar por meio da decoração. Ao longo do tempo, aprendi algumas técnicas simples e práticas para você liberar seu lado criativo e tornar os ambientes da sua casa únicos.Veja só:

 

#1. Comece pela inspiração

O primeiro passo para ter grandes ideias é ter um bom repertório em mente. Criei um método bastante simples e rápido para me inspirar. Da última vez usei para renovar o ambiente da minha sala: eu chequei catálogos de lojas americanas, conferi as tendências e os estilos que mais me agradaram. Depois procurei similares no Brasil e comprei meus principais móveis para sala em um saldão. Também é legal conferir no Pinterest alguns modelos interessantes. Tudo isso ajuda a aumentar o portfólio mental que vai inspirar sua decoração.

Leia: Truques de decoração para sua casa

#2. Pintura é uma arma poderosa

Quando o assunto é decoração criativa, a pintura faz toda a diferença. Ela influencia diretamente na tonalidade de um ambiente – a regra é fazê-la combinar com seus móveis. Para ter um ambiente mais criativo, pinte uma parede com uma cor diferente – assim você cria um novo ponto de interesse no cômodo.

decoração criativa

 

#3. Ilumine!

Pintura pode dar trabalho e se você procura por algum mais simples porém tão eficiente quanto, tente pensar em um novo esquema de iluminação para o ambiente. Você também pode renovar os aspectos do cômodo posicionando algumas pontos de luz em lugares-chave. Tente colocar abajures para criar romantismo ou use lâmpadas pontuais para despertar interesse em mesas ou prateleiras. Luzes LED são ótimas para isso – além de serem econômicas.

decoração criativa

decoração criativa

 

#4. Experimente tecidos na decoração

É possível mudar completamente a aparência do ambiente usando todo tipo de tecido – cortinas, mantas, coberturas para sofá e almofadas. Isso você pode experimentar ainda hoje: que tal trocar as cortinas da sala por cores contrastantes? Isso dá ao ambiente energia e alegria. Mudar o conjunto de tecidos do quarto também é uma boa. Tente usar cores sólidas e gradáveis – algo que agrade quem usa aquele ambiente.

decoração criativa

decoração criativa decoração criativa

Leia:  6 dicas para uma casa confortável

 

#5. Renove móveis antigos

Você pode transformar qualquer objeto em uma peça criativa para decorar com uma simples decoupage. Use um mapa de viagens para cobrir uma mesa, redecore cadeiras antigas com gibis velhos ou use aquele lençol antigo com estampas legais para criar uma prateleira de livros única. Praticamente tudo fica incrível com decoupage.

Aproveite esse móveis temáticos para criar espaços divertidos ou elegantes dependendo da textura aplicada. Assim você cria peças única sem gastar muito.

decoração criativadecoração criativadecoração criativa

 

Essa é a dica mais velha do mundo mas é muito real para decoração. Você precisa experimentar e não ter medo de tirar ideias do papel. Esse é o melhor jeito de ser criativo. Comece aos poucos com pequenas peças e depois vá se soltando. Siga esses passos e é certeza que sua casa vai ficar incrível como você sempre quis!

 

Você tem alguma dica ou sugestão para uma decoração criativa? Conte pra gente! Faça um comentário.

Leia + Crie uma casa aconchegante no inverno

 

 

Este artigo foi escrito por Bia Gonzales  do blog Decorafino.

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments