Hoje, gostaria de falar-te um pouco sobre um tema que é uma das minhas paixões: vida simples.

Acredito, com todo o meu ser, que quando simplificamos a nossa vida abrimos o espaço de que necessitamos para podermos crescer como pessoas e, consequentemente, descobrimos o que realmente nos faz felizes.

Foi exatamente isto que aconteceu comigo quando iniciei, há cerca de 4 anos, um processo de eliminação do excesso que havia na minha vida e comecei a caminhar em direção a um estilo de vida mais minimalista e frugal.

Por acreditar que uma vida mais simples te permitirá uma maior realização pessoal, partilho contigo algumas razões para te ajudar a optar por simplificar a tua vida.

Falta-te o motivo certo para avançar? Que tal estes 3:

1. Vai sobrar-te mais tempo!

Já pensaste nas horas que passas a cuidar de objetos? Bens materiais que, muitas vezes, não te trazem nada de mais: adereços de decoração que se enchem de pó, mantas e almofadas que se acumulam no sofá, loiça de cozinha que nunca usas…

Todos esses objetos te pesam: tens de os manter, cuidar deles, certificar-te de que estão em condições, assegurar-te que não se partem, ou que não se perdem, etc., etc.. Não achas que isto é uma grande, grande canseira?

Então, se removeres o que está a mais na tua vida, o que planeias fazer com o tempo que vais ganhar? Brincar com os teus filhos? Passear? Ler? Aprender um novo hobby? Realizar os teus sonhos de criança? Tu podes tudo!

2. Irás sorrir mais

É dia de limpeza e tens de limpar o pó da sala de estar: lá vais tu, de pano do pó em punho, religiosamente retirando todos os tarecos, todas as molduras, enfim, tudo o que enche as superfícies planas daquela divisão. Finalmente, consegues limpar uma prateleira. Arrumas o que tiraste. Passas para outra prateleira. E, quando dás por ti, passou meia hora e continuas no mesmo sítio, super arreliada, pois preferias mil vezes estar num bar de praia a desfrutar de uma Piña Colada bem fresca, de uma companhia fantástica e/ou de um dia maravilhoso.

Substitui as caretas de aborrecimento por sorrisos. Já que as rugas são inevitáveis, que o sejam por motivos alegres!

3. Serás mais feliz

Quando não temos objetos a pesar-nos, percebemos como a vida pode ser bela e o quanto há para aproveitar. Passamos a ver melhor o que nos vai cá dentro e aprendemos a ficar de bem connosco. Conseguimos crescer e aceitar-nos tal como somos: pessoas bonitas, bondosas, cheias de compaixão e amor pela vida e pelos que nos são queridos. Quando nos desapegamos dos bens materiais, há muitos aspetos da nossa vida que ganham outro significado, sempre para melhor. Para mim, a consequência mais assinalável é o aumento dos nossos níveis de felicidade. Quem é que não quer ser mais feliz?

Haverá melhores motivos para simplificares? Começa já!

Se gostavas de ler mais sobre este tema, visita o meu cantinho (www.itsnotsosimple.com). Será um gosto receber-te!

Esse texto é uma contribuição generosa da querida Mafalda, do blog It’s (not) so simple, ela é portuguesa, portanto o texto veio com “sotaque”. Obrigada Mafalda