Os benefícios da organização são muitos. A organização melhora a qualidade de vida, reduz o estresse, diminui a repetição de tarefas, aumenta a produtividade, traz praticidade e funcionalidade na execução das tarefas, reduz o desperdício e economiza dinheiro. Veja algumas ideias para se organizar:

1. Faça uma lista de compras semanal

Fazer compras uma vez por semana economiza dinheiro, pois você compra apenas os itens que estão faltando, além de manter sua geladeira, freezer e despensa sempre abastecidos com produtos frescos. Tenha uma lista fixada na porta da geladeira para que todos os membros da família possam anotar os itens que estão faltando. Você também pode usar uma lista no seu telefone celular, já que a maioria dos aparelhos permite criar listas. Se preferir papel, antes de sair para as compras, copie a lista ou tire uma foto para evitar esquecer algo ou comprar itens por impulso.

2. Planeje um cardápio de refeições

Planejar um cardápio de refeições semanal ajudará a formar uma lista de compras para a semana e manterá suas idas ao mercado mais eficientes. Com uma lista em mãos, você comprará apenas o necessário, e não precisará pensar no que cozinhar para sua família na hora das refeições. Planejar as refeições é simples: são 7 almoços e 7 jantares. Considere os alimentos que já possui na despensa e geladeira, e leve em conta a sazonalidade dos produtos, ou seja, o que está mais barato no supermercado. Adicione à lista de compras os ingredientes necessários para cada refeição. Você não precisa elaborar um cardápio muito complicado; pense em pratos únicos e de fácil preparo. Inclua uma proteína, um carboidrato e uma salada em cada refeição.

Aqui está uma sugestão de cardápio, mas você pode adaptá-lo de acordo com seus hábitos alimentares:

Cardápio para 7 jantares:

Segunda-feira: Escondidinho de batata salsa com carne seca + salada de folhas verdes

Terça-feira: Fricassé de frango + salada caprese

Quarta-feira: Torta salgada de atum + salada de agrião

Quinta-feira: Panqueca de carne moída + salada de cenoura e beterraba

Sexta-feira: Tacos mexicanos

Sábado: Pizza

Domingo: Beirute de peito de peru + Batata chips

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3. Tenha uma lista de compras mestre

Crie uma lista de compras mestre com os produtos que você costuma comprar sempre que vai ao mercado. Inclua nessa lista itens de higiene pessoal, alimentos, produtos de limpeza, etc.

4. Tenha uma lista de refeições que você preparar regularmente

Ter uma lista de refeições que você prepara regularmente ajuda a adicionar variedade às suas refeições e a lembrar das receitas que são um sucesso garantido.

5. Confira sua correspondência diariamente

Sempre abra sua correspondência perto de uma lixeira e seja rápido. Jogue envelopes e malas diretas no lixo. Arquive o que for necessário e separe as faturas para pagamento. Se você está recebendo muitas malas diretas, considere ligar e solicitar a exclusão do seu nome e endereço do mailing das empresas. Quanto às faturas para pagamento, considere recebê-las por e-mail e colocar a conta em débito automático, isso irá diminuir o volume de correspondência drasticamente. Caso você tenha muitas assinaturas de revista, opte por lê-las através de um dispositivo eletrônico como um tablet. Eu prefiro ler revistas e livros no tablet, se você não se importa de ler em um dispositivo eletrônico, isso poderá diminuir consideravelmente a pilha de papéis e revistas em sua casa.

6. Verifique seu e-mail diariamente e mantenha a caixa de entrada vazia

Eu procuro responder aos e-mails imediatamente ou deixá-los na pasta de entrada marcados para responder assim que possível. O que eu preciso arquivar vai para a pasta correspondente, o restante dos e-mails eu apago imediatamente, pois sei que dificilmente vou voltar a visualizá-los. Se você tem recebido muitas malas diretas e propagandas em seu e-mail, você pode se descadastrar facilmente, geralmente no final de cada e-mail você tem a opção de deixar de receber. Isso pode lhe poupar tempo ao apagar as mensagens indesejadas.

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7. Tenha um arquivo para documentos

Você pode optar por arquivar tudo de A a Z ou arquivar por assunto, o que eu prefiro, pois poupa tempo na busca. Arquive em pastas documentos pessoais, contratos, imposto de renda, educação, saúde, notas, funcionários, etc. Para diminuir a quantidade de papéis em sua casa, como referências visuais de viagem, decoração e outros, tente usar o Pinterest, que é um painel eletrônico de imagens. A busca é muito mais fácil e a redução de papéis é significativa.

8. Coloque o dinheiro corretamente em sua carteira

Em vez de jogar o dinheiro dentro da bolsa, no bolso da calça ou no porta-copos do seu carro, leva apenas 30 segundos para colocar o dinheiro corretamente em sua carteira e você não vai passar por qualquer situação achando que tinha dinheiro quando na verdade não se lembra onde ele está.

9. Instale ganchos ou prateleiras ao lado da porta de entrada da sua casa

Usar um aparador, ganchos ou prateleiras na porta de entrada serve para pendurar bolsas, deixar a carteira, chaves do carro, chaves da casa e correspondência. Esse local serve para deixar aquele item que você não pode esquecer quando sair de casa na manhã seguinte.

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10. Tenha uma rotina para a lavanderia

Crie uma rotina para lidar com as tarefas de lavanderia, como lavar, secar, passar, dobrar e guardar roupas. Determine a quantidade de roupa a ser feita diariamente, levando em consideração o número de pessoas em sua casa. Planeje a sequência das tarefas de lavanderia, escolhendo os dias específicos para lavar lençóis, toalhas, roupas escuras, roupas claras, panos de prato e panos de limpeza. Por exemplo, em minha casa, lavamos roupas todos os dias da semana, exceto nos finais de semana. Durante o inverno em Curitiba, que é cinzento, chuvoso e frio, costumamos deixar a máquina ligada durante a noite para secar as roupas (as que podem ser secadas na máquina). É importante retirar as roupas da máquina assim que o ciclo terminar, pois deixá-las molhadas por muito tempo pode resultar em mau odor. Se você optar por secar as roupas na máquina, é recomendado retirá-las o mais rápido possível, pois roupas que ficam dentro da máquina por muito tempo ficam mais amassadas, o que dificulta o processo de passar. Se não gosta de passar roupas, considere comprar roupas feitas com tecidos que não precisam ser passados. Ao pendurar as roupas para secar, utilize cabides para camisas, facilitando também o processo de passar. Assim que as roupas estiverem secas no varal ou na máquina, adquira o hábito de dobrá-las imediatamente e evite deixá-las amontoadas em cestos ou pilhas. Identifique as peças que não precisam ser passadas, dobre-as e guarde-as imediatamente. Essa rotina deve ser seguida quase que diariamente para manter as roupas em ordem.

11. Faça uma lista de limpeza de 15 minutos

Crie uma lista de tarefas rápidas e simples que possam ser realizadas em 15 minutos, como tirar o pó dos móveis, varrer a cozinha, esvaziar o lixo, lavar a louça ou esvaziar a máquina de lavar louça. Você pode atribuir uma tarefa a cada membro da família. Uma ideia que funciona bem com adolescentes é criar um rodízio de tarefas. Tarefas simples podem fazer uma grande diferença em sua casa. Além dessas tarefas domésticas, não se esqueça das tarefas pessoais de cada membro, como arrumar a cama e deixar o banheiro em condições para o próximo uso.

12. Organize uma área de sua casa por dia

Organizar sua casa trará benefícios para a sua vida diária. Se você tem uma gaveta de maquiagem bagunçada ou uma gaveta de utensílios de cozinha cheia de tralhas que atrapalham na preparação das refeições, comece a organizar e desfrute da sensação de organização a cada dia. Faça uma lista do que deseja organizar e comece com tarefas simples,

13. Faça várias tarefas

Cuidado com essa tarefa, eu prefiro fazer uma coisa de cada vez para não perder o foco. No entanto, enquanto você espera ao telefone, pode fazer alongamentos, atualizar a lista de compras, organizar uma gaveta, tirar o pó dos móveis ou guardar a louça do escorredor.

14. Use um cronômetro

Em vez de procrastinar em uma tarefa, use um cronômetro. Defina um tempo para realizar a tarefa e se esforce ao máximo! Você pode se surpreender com a rapidez com que consegue fazer as coisas! Ter um cronômetro ao lado do computador é muito útil para manter o foco no trabalho.

15. Não desperdice seu tempo!

Não se distraia quando estiver usando um cronômetro para realizar uma tarefa! Mantenha-se concentrado e, quando o cronômetro avisar que o tempo acabou, termine o quanto antes. Continuar a programar o cronômetro para a mesma tarefa só fará com que você perca tempo em outras atividades.

16. Divida sua casa em áreas

Dividir a casa em áreas ajudará na limpeza geral. Em vez de reservar um dia inteiro para limpar a casa, faça a limpeza gradualmente. Essa estratégia manterá sua casa limpa por mais tempo e exigirá menos esforço. Você pode separar as áreas da casa por dias da semana. Por exemplo, área 1 pode ser a sala de estar, sala de jantar, lavabo e garagem. Área 2 pode ser a cozinha, lavanderia e área externa da churrasqueira. Área 3 pode ser a suíte do casal e a sala de TV. Área 4 pode ser os quartos das crianças e o banheiro social. Área 5 pode ser o home theater, a varanda e as escadas. Você pode adaptar a divisão de acordo com o número de cômodos da sua casa. No dia de cada área, faça uma limpeza geral, verifique dentro dos armários e inclua a limpeza pesada em vidros, portas, etc.

17. O trabalho doméstico não precisa ser perfeito

“Feito é melhor do que perfeito. Se você não pode fazer algo direito… pelo menos faça.” O trabalho doméstico nunca acaba, então o que você não conseguir fazer hoje pode se tornar o caos de amanhã. Não se preocupe em ser perfeccionista em todas as tarefas, faça o melhor que puder dentro do tempo disponível.

18. Escolha ser pontual

Eu costumo ser elegantemente atrasada, mas estou trabalhando nisso. Minha estratégia para não chegar atrasada é programar para estar lá 15 minutos antes. Se eu preciso estar em algum lugar às 9h30, eu planejo chegar às 9h15. Eu sei que preciso de 40 minutos para me arrumar e 20 minutos para arrumar minha filha, que sai de casa comigo todas as manhãs para ir à escola, além de 5 minutos para reunir todas as coisas que precisamos levar. Então, calculo 10 minutos para o café da manhã, 10 minutos para o trajeto até a escola e mais 5 minutos para chegar ao destino. Acrescento 5 minutos para imprevistos no trânsito. Portanto, preciso começar a me preparar às 7h40. O tempo para sair pela porta é essencial para a maioria das pessoas que costuma se atrasar. Muitas vezes não consideramos o tempo necessário para pegar a bolsa, o casaco, dar uma última olhada no espelho, prender o filho na cadeirinha, entrar no carro, colocar o cinto de segurança, ligar o carro, manobrar o veículo e sair pela porta. Sair mais cedo economiza estresse. Chegar adiantado tem suas vantagens, você pode conversar com as pessoas ou dar uma olhada nas redes sociais enquanto espera.

19. Use um calendário efetivamente

Você pode anotar suas atividades em uma agenda, em um calendário de papel ou usar o calendário do celular. Eu fico com a última opção, pois estou sempre com o celular à mão, desde o momento em que levanto até a hora de dormir. Você pode gerenciar as atividades de todos os membros da família usando o calendário do celular, pode programar atividades em conjunto e, se você é uma “mãetorista” como eu, pode organizar suas atividades enquanto espera seu filho em atividades extracurriculares, como aulas de inglês ou natação. Eu costumo verificar o calendário todas as manhãs para checar a programação do dia.

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20. Planeje sua semana

Planejar a semana é fundamental para que ela seja organizada e produtiva. Desde a lavagem da roupa, compras no supermercado, dias de frequentar a academia, até confraternizações com os amigos e festas de aniversário dos filhos, incluindo reservar um tempo para comprar um presente. Planeje inclusive tempo para não fazer nada. Isso é fundamental para aqueles compromissos que surgem de última hora e não podem ser adiados.

21. Separe a roupa no dia anterior

Antes de dormir, escolha a roupa que usará no dia seguinte e selecione os complementos, como sapatos e acessórios. Se sua semana é muito corrida, você pode planejar o que vestir para a semana inteira no domingo; isso certamente tornará suas manhãs muito mais tranquilas.

22. Mantenha sua maquiagem diária em um estojo, cesta ou bandeja

Se você está com falta de tempo para praticar atividade física ou para qualquer outra coisa, minha sugestão é que você desligue a TV e o computador. A TV consome muito tempo, e passar horas navegando nas redes sociais ou jogando pode ser a causa de toda a procrastinação.

23. Desligue a TV e computador

Se você está com falta de tempo para praticar atividade física ou para qualquer outra coisa, minha sugestão é que você desligue a TV e o computador. A TV consome muito tempo, e passar horas navegando nas redes sociais ou jogando pode ser a causa de toda a procrastinação.

24. Mantenha o tanque de combustível do carro acima da metade

Manter o tanque cheio ou acima da metade pode salvar você de imprevistos. Aqui estão alguns exemplos do que pode acontecer: você pode deixar para abastecer o carro na manhã seguinte e seu filho precisa ser levado às pressas para a emergência, ou você pode ficar parado em um congestionamento interminável com o tanque quase vazio, e por fim, você pode errar o caminho e estar em um local perigoso sem combustível no tanque.

25. Viva com menos 

Ter poucos itens de boa qualidade em casa reduzirá significativamente a bagunça. Você não precisa de louça para diferentes ocasiões, basta ter um jogo bonito para atender às suas necessidades. Ter um guarda-roupa com poucas peças de excelente qualidade é melhor do que ter um guarda-roupa lotado de roupas que não te favorecem. Você não precisa de mais do que 4 jogos de lençol por cama, nem de mais do que 4 toalhas por pessoa em sua casa. Repense a quantidade de itens e objetos que você tem em casa. Viver com menos é o segredo!

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Paula Fuzeto

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.