Você gostaria de ideias para se organizar? Esta se esforçando para ser organizado?

Os benefícios da organização são muitos. A organização melhora a qualidade de vida, reduz o stress, diminui o retrabalho de tarefas, aumenta a produtividade, trás praticidade e funcionalidade na execução das tarefas, reduz o desperdício e economiza dinheiro. Veja algumas ideias para se organizar:

 

#1. Faça uma lista de compras semanal

Fazer compras uma vez por semana além de poupar dinheiro, pois você compra somente os itens que estão faltando, também mantém sua geladeira, freezer e despensa com produtos sempre frescos. Tenha uma lista fixada na porta da geladeira para que todos os membros da família possam anotar itens que estão faltando, procure manter uma lista em seu telefone celular, hoje, a grande maioria dos telefones móveis nos permite criar listas. Eu costumava colocar a lista de compras no bolso de trás da calça e sempre perdia a minha lista antes de chegar ao supermercado. Hoje, antes de sair para as compras, copio a lista ou tiro uma foto. Se você agir dessa forma quando for às compras, não correrá o risco de esquecer nada ou levar outros itens por impulso.

ideias para se organizar

 

#2. Planeje um cardápio de refeições

Planejar um cardápio de refeições semanal irá lhe ajudar a formar uma lista de compras para a semana e manterá suas idas ao mercado dentro da linha. Com uma lista em mãos, você compra somente o necessário, além disso, não precisará abrir a porta da geladeira “pra pensar” o que irá cozinhar para sua família. É muito fácil planejar as refeições, são 7 almoços e 7 jantares, se você costuma almoçar em restaurantes, precisa planejar 7 jantares ou menos, afinal, sempre tem o dia da pizza, né? Antes de planejar as refeições da semana, leve em conta o que você já tem na despensa e geladeira e procure pensar na sazonalidade dos produtos, ou seja, o produto que está mais barato nas prateleiras do supermercado. Adicione na sua lista de compras os ingredientes para cada refeição. Você não precisa elaborar um cardápio muito complicado pense em pratos únicos e de fácil preparo. Lembre-se de incluir uma proteína, um carboidrato e uma salada.

Aqui vai uma sugestão de cardápio, mas você pode elaborar um de acordo com seus hábitos alimentares.

 

Cardápio para 7 jantares

  • Segunda – Escondidinho de batata salsa com carne seca + salada de folhas verdes
  • Terça – Fricassé de frango + salada caprese
  • Quarta – Torta salgada de atum + salada de agrião
  • Quinta – Panqueca de carne moída + salada de cenoura e beterraba
  • Sexta – Tacos mexicanos
  • Sábado – Pizza
  • Domingo – Beirute de peito de peru + Batata chips

ideias para se organizar

Leia + 30 dicas para organizar a casa

#3. Tenha uma lista de compras mestre

Desenvolva uma lista de compras de supermercado mestre com produtos que você costuma comprar cada vez que vai ao mercado. Inclua nessa lista produtos de higiene e beleza, carnes, laticínios, padaria, bebidas, etc.

ideias para se organizar

 

#4. Tenha uma lista de refeições que você preparar regularmente

Isso pode te ajudar a adicionar variedade nas refeições e a lembrar das receitas que são sucesso garantido. Adicione a lista novas receitas conforme você for experimentando!

 

#5. Confira sua correspondência diariamente

Sempre abra sua correspondência perto de uma lixeira e seja rápido. Jogue envelopes e malas diretas no lixo. Arquive o que for necessário e separe as faturas para pagamento. Se você está recebendo muitas malas diretas, considere ligar e solicitar a exclusão do seu nome e endereço do mailing das empresas. Quanto às faturas para pagamento, considere recebê-las por email e colocar a conta em débito automático, isso irá diminuir o volume de correspondência drasticamente. Caso você tenha muitas assinaturas de revista, opte por ler através de um dispositivo eletrônico como o tablet. Eu prefiro ler revistas e livros no tablet, se você não se importa em ler em um dispositivo eletrônico, isso poderá diminuir consideravelmente a pilha de papéis e revistas em sua casa.

ideias para se organizar

 

#6. Verifique seu e-mail diariamente e mantenha a caixa de entrada vazia

Eu procuro responder os e-mails imediatamente ou deixá-los na pasta de entrada marcados para responder assim que possível. O que eu preciso arquivar vai para a pasta correspondente, o restante dos e-mail eu apago imediatamente, pois sei que dificilmente vou voltar a visualizá-los. Se você tem recebido muitas malas diretas e propagandas em seu e-mail, você pode se descadastrar facilmente, geralmente no final de cada e-mail você tem a opção de deixar de receber. Isso pode lhe poupar tempo ao apagar as mensagens indesejadas.

ideias para se organizar

 

Leia + 50 dicas para organizar a casa

#7. Tenha um arquivo para documentos

Você pode optar por arquivar tudo de A a Z ou arquivar por assunto, o que eu prefiro, pois poupa tempo na busca. Arquive em pastas documentos pessoal, contratos, imposto de renda, educação, saúde, notas, funcionários, etc. Para diminuir a quantidade de papéis em sua casa, como referências visuais de viagem, decoração e outros, tente usar o pinterest que é um painel eletrônico de imagens. A busca é muito mais fácil e a redução de papéis é significativa.

 

ideias para se organizar

 

#8. Coloque o dinheiro corretamente em sua carteira

Em vez jogar o dinheiro dentro da bolsa, no bolso da calça ou no porta copos do seu carro, leva apenas 30 segundos para colocar o dinheiro corretamente em sua carteira e você não vai passar por qualquer situação achando que tinha dinheiro quando na verdade não se lembra onde ele está.

ideias para se organizar

#9. Instale ganchos ou prateleiras ao lado da porta de entrada da sua casa

Usar um aparador, ganchos ou prateleiras na porta de entrada servem para pendurar bolsas, deixar a carteiras, chaves do carro, chaves da casa e correspondência. Esse local serve para deixar aquele item que você não pode esquecer quando sair de casa na manhã seguinte.

ideias para se organizar

 

Leia + 70 dicas para organizar tudo

#10. Tenha uma rotina para a lavanderia

Lavar, secar, passar, dobrar e guardar um pouco de roupa a cada dia ou de acordo com o número de pessoas que você tem em casa. Planeje a rotina da lavanderia. Escolha o dia para lavar os lençóis, toalhas, roupa escura, roupa clara, panos de prato e panos de limpeza. Aqui em casa lava-se roupa todos os dias da semana com exceção dos finais de semana, e como o inverno em Curitiba é cinzento, chuvoso e gelado, a máquina geralmente passa a noite ligada secando a roupa (roupa que pode ser secada na máquina). O importante é tirar a roupa da máquina logo que o ciclo termine. Dependendo de quanto tempo a roupa fica molhada dentro da máquina de lavar pode ficar com odor desagradável.  No caso de secar a roupa na máquina, é importante tirar a roupa o quanto antes, pois quando a roupa fica muito tempo dentro da máquina fica mais amassada, o que dificulta na hora de passar. Se você não gosta de passar roupa, procure comprar roupas com tecidos que dispensam essa etapa. Quando for estender a roupa, pendure camisas em cabides, isso facilita também na hora de passar cada peça. Quando a roupa estiver seca no varal ou na máquina crie o hábito de dobrar as peças imediatamente após secar e não embole na tulha ou cesta de roupa. Observe as peças que não precisam ser passadas, dobre e guarde imediatamente. Isso é um ciclo que precisa ser feito quase que diariamente para manter as roupas em ordem.

ideias para se organizar

 

#11. Faça uma lista de limpeza de 15 minutos

Estas lista deve incluir tarefas rápidas e simples que podem ser realizadas em 15 minutos, tais como, tirar o pó dos móveis, varrer a cozinha, retirar o lixo, lavar a louça ou esvaziar a lava louças, etc. Você pode atribuir uma tarefa para todos os membros da família. Uma ideia que pode funcionar com os adolescentes é criar um rodízio de tarefas. Tarefas simples podem fazer uma enorme diferença em sua casa. Além dessas tarefas da casa não esqueça as tarefas pessoais de cada membro como arrumar a cama, e deixar o banheiro em condições de uso para próximo.

 

#12. Organize um local de sua casa por dia

Organizar sua casa irá beneficiar a sua vida a cada dia, se a sua gaveta de maquiagem é uma bagunça ou você tem uma gaveta de cheia de tranqueiras na cozinha que atrapalha na preparação das refeições. Comece a organizar e desfrute de uma dose diária de organização a cada dia. Faça uma lista do que deseja organizar. Comece com tarefas simples como organizar uma gaveta por dia. Resista à tentação de jogar tudo no chão, isso só irá desmotivá-lo a continuar.

ideias para se organizar

 

#13. Faça múltiplas tarefas

Cuidado com essa tarefa, eu prefiro fazer uma coisa de cada vez para não perder o foco, mas enquanto você espera ao telefone pode fazer alongamentos, atualizar a lista de compra, organizar uma gaveta, tirar o pó dos móveis ou guardar a louça do escorredor.

 

#14. Use um timer

Em vez de procrastinar sobre uma tarefa, use um timer. Programe o tempo para realizar a tarefa e dê o melhor de si! Você pode se surpreender com o quão rápido você é! Um cronômetro ao lado do computador ajuda muito a manter o foco no trabalho!   ideias para se organizar

#15. Não roube seu tempo!

Não se distraia ao usar um timer para realizar uma tarefa! Mantenha-se focado e quando o timer lhe avisar que acabou o tempo termine o quanto antes. Continuar programando o timer para a mesma tarefa fará você perder tempo em qualquer outra coisa.

ideias para se organizar

 

#16. Divida sua casa em áreas

Dividir a casa em áreas te ajuda na faxina da casa. Ao invés de tirar um dia para a faxina da casa, faça faxina gradualmente. Essa estratégia manterá sua casa limpa por mais tempo e com menos esforço.  Você pode separar as áreas da casa por dias da semana. Área 1 pode ser a sala de estar, jantar, lavabo e garagem. Área 2 podem ser cozinha, lavanderia e área externa da churrasqueira. Área 3 suíte do casal e sala de TV. Área 4 quartos dos filhos e banheiro social. Área 5 Home theater, varanda e escadas. Você pode dividir a sua casa conforme quantos cômodos tiver. No dia de cada área faça uma faxina geral, verifique dentro dos armários e inclua a limpeza pesada em vidros, portas, etc.

 

#17. O trabalho doméstico não é perfeito

“Feito é melhor que perfeito. Se você não pode fazer isso direito… ao menos faça.” O trabalho doméstico nunca acaba, portanto o trabalho que você não fez hoje pode ser princípio do caos de amanhã.

ideias para se organizar

 

#18. Escolha ser pontual

Eu sempre estou elegantemente atrasada. Ainda estou trabalhando nisso. Minha estratégia para deixar de estar atrasada é me programar para estar lá 15 minutos antes. Se eu tivesse que estar em algum lugar às 9:30, então eu pretendo chegar às 9:15. Eu sei que preciso de 40 minutos para ficar pronta e 20 minutos para arrumar minha filha que sai de casa comigo todas as manhãs para ir à escola e o tempo que preciso para reunir todas as coisas para sair que são 5 minutos! Então calculo 10 minutos para o café da manhã, 10 minutos para o trajeto até a escola e mais 5 minutos para onde preciso chegar. Adiciono 5 minutos para tráfego inesperado. Então eu preciso começar a me preparar às 7:40. O tempo para sair da porta é essencial para a maioria das pessoas que está habitualmente atrasado. Em algum momento nós não pensamos no tempo que leva para reunir a bolsa, o casaco, ultima olhadinha no espelho, prender o filho na cadeirinha, entrar no carro, colocar o cinto de segurança, ligar o carro, manobrar o carro e sair do portão. Sair mais cedo economiza stress. Chegar adiantado tem suas vantagens, você pode ficar jogando conversa fora com as pessoas ou dar uma “olhadinha” nas redes sociais.

ideias para se organizar

 

#19. Use um calendário efetivamente

Você pode anotar suas atividades em uma agenda, em um calendário de papel ou usar o calendário do celular. Eu fico com a última opção, pois estou sempre com o celular à mão da hora que levanto até a hora que vou dormir. Você pode gerenciar as atividades de todos os membros da família usando o calendário do celular, pode programar atividades em conjunto e se você é “mãetorista” como eu, pode organizar suas atividades enquanto espera seu filho nas atividades extracurriculares como inglês ou natação. Eu costumo verificar o calendário todas as manhãs para checar a programação do dia.

ideias para se organizar

 

Leia + 11 dicas para te ajudar a arrumar a casa

#20. Planeje sua semana

Planejar a semana é fundamental para que ela seja organizada e produtiva. Desde a lavagem da roupa, compras no supermercado, dias de freqüentar a academia, até confraternizações com os amigos e festas de aniversário dos filhos o que inclui reservar um tempo para comprar um presente. Planeje inclusive tempo para não fazer nada. Isso é fundamental para aquele compromisso que surge de ultima hora e não pode ser adiado.

ideias para se organizar

 

#21. Separe a roupa no dia anterior

Antes de dormir, defina a roupa que usará no dia seguinte, escolha os complementos como sapato e acessórios. Se sua semana é muito corrida, você pode planejar o que vestir a semana inteira no domingo, isso certamente tornará suas manhãs muito mais tranqüilas.

ideias para se organizar

 

#22. Mantenha sua maquiagem diária em um estojo, cesta ou bandeja

A maioria das mulheres adora maquiagem e como suas roupas, você provavelmente usa menos da metade da maquiagem que tem. Então para evitar uma busca sem fim na gaveta de maquiagens, use uma cesta, bandeja ou estojo para manter os itens básicos do dia a dia separados como base, baton, delineador, blush e rímel. Para uma maquiagem noturna e mais elaborada você terá uma gaveta à disposição.

ideias para se organizar

 

#23. Desligue a TV e computador

Está faltando tempo para praticar atividade física ou qualquer outra coisa, minha sugestão é que você desligue a TV e o computador. A TV nos rouba muito tempo e ficar na internet por horas navegando nas redes sociais ou jogando pode ser a razão de toda a procrastinação.

ideias para se organizar

 

#24. Mantenha o tanque de combustível do carro acima da metade

Manter o tanque cheio ou acima do meio pode te salvar de um imprevisto. Aqui estão alguns exemplos do que pode lhe acontecer. Você pode deixar para abastecer seu carro na manhã seguinte e seu filho precisa ser levado para a emergência com urgência, ou você fica parado em um congestionamento sem fim e seu tanque está nas ultimas gotas e por fim, você errou o caminho e está em um local perigoso e sem combustível no tanque.ideias para se organizar

#25. Viva com menos 

Manter em casa poucos itens de boa qualidade reduzirá significantemente a bagunça, você não precisa de louça para diferentes ocasiões, basta um jogo bonito para atender às necessidades. Um guarda roupa com poucas peças de excelente qualidade é melhor que um guarda roupas lotado de roupas que não te favorecem. Você não precisa de mais de 4 jogos de lençol por cama e nem de mais que 4 toalhas por pessoa em sua casa. Repense a quantidade de itens e objetos que você tem em casa. Viver com menos é o segredo!

ideias para se organizar

Gostou das nossas dicas e ideias para se organizar? Deixe comentário. Algumas dessas ideias para se organizar funciona pra você? Queremos saber!

Espero que essas ideias para se organizar inspire você!

Leia + 20 segredos dos organizadores profissionais

 

 

Acompanhe também nossas dicas no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons