Mudar de endereço parece um pesadelo para você? Confira nossas dicas para organizar mudança.

Para alguns a notícia de uma mudança de endereço pode ser devastadora, para outros mudar de casa, pode representar um novo recomeço. Um novo endereço pode ser também a oportunidade perfeita para deixar para trás toda a bagunça acumulada durante anos.

Conheço uma amiga que já morou em alguns países em função do trabalho do seu marido, e está sempre pronta e disposta a se mudar na primeira oportunidade que aparecer. O mais impressionante sobre ela, é que a mesma afirma ser capaz de se mudar para qualquer lugar com apenas 1 mala. Um verdadeiro exemplo de desapego e de como viver com pouco, pois conheço gente que para passar o fim de semana fora, precisa de um caminhão de mudança, rsrs.

Na hora da mudança, você pode optar pela contratação de uma empresa, mas nem sempre é uma opção. Vou compartilhar algumas dicas para organizar mudança. Eu espero que isso torne sua vida mais fácil e tranquila durante esse processo.

#1. Embale itens similares juntos

Isso parece meio óbvio, mas uma vez que existem dezenas de caixas empilhadas em todo o lugar e tudo parece desorganizado e bagunçado, você pode não ser capaz de encontrar algum item e precisa abrir todas as caixas. Além disso, na hora de desembalar e organizar tornará tudo mais rápido e fácil.

 

#2. Dê um número para cada cômodo

Por exemplo,

  • Sala 100
  • Cozinha 200
  • Quarto casal 300
  • Quarto filho 400
  • Escritório 500
  • Banheiro 600
  • Lavanderia 700
  • Sala de Armazenamento 800
  • Garagem 900 e assim por diante.

Você pode também usar um código de cores.

 

#3. Prancheta e papel

Uma das dicas para organizar mudança, é usar uma prancheta para anotar os itens de cada caixa. Cada página corresponde a um cômodo, identificado pelo número da caixa. Use as folhas para escrever uma lista geral do que está contido em cada caixa. Não precisa ser muito específico, daí a importância de embalar itens similares juntos. Claro que é mais fácil escrever o conteúdo da caixa do lado de fora da caixa e você pode fazer isso também. Mas escrever em uma folha de uma forma organizada ajuda a manter o controle de tudo e evita que alguma caixa extravie.

 

#4. Cada caixa deve ser numerada de acordo com o quarto correspondente

Se você tiver cinco caixas para a cozinha, eles seriam contadas assim: 200, 201, 202, 203, e 204, etc.

 

#5. Crie uma caixa para artigos diversos e importantes

Inevitavelmente, algumas coisas podem não ter um lugar específico ou você encontre algum objeto depois de as caixas terem sido lacradas. É aí que a categoria diversos entra em jogo. Além disso, crie uma caixas para itens importantes. As coisas nestas caixas podem conter carregadores de telefone, documentos importantes ou alguma outra coisa realmente importante. Identifique a caixa com uma caneta vermelha para ficar fácil de encontrar.

 

#6. Artigos para passar a primeira noite

Algumas coisas você pode querer levar com você, no seu carro ou na bagagem de mão.  Prepare uma bolsa para a primeira noite na casa nova com artigos pessoais, toalhas, uma troca de roupa e qualquer outra coisa que julgar necessário.

dicas para organizar mudança

#7. Livros

Livre-se dos títulos que você já leu e não tem mais interesse. Não coloque livros ou outros itens pesados em caixas grandes! Parece uma ótima ideia até que você precise carregar. Para livros, use caixas menores com fundos resistentes ou uma mala de viagem.

dicas para organizar mudança

 

#8. Louça

Quando embalar itens frágeis, como pratos, use panos de prato, toalhas de mesa, etc para reduzir o atrito e amortecer o impacto ou use plástico bolha ou pratos descartáveis.

 

#9. Copos

Para proteger os copos, embale-os sacos de papel ou use caixas com separadores para evitar a quebra.

dicas para organizar mudança

dicas para organizar mudança

 

#10. Talheres

Embale os talheres diretamente nos organizadores, usando papel craft ou filme plástico. As facas pontiagudas podem ser transportadas em luvas térmicas.

dicas para organizar mudança

dicas para organizar mudança

 

#11. Panelas

Embale as panelas junto com a tampa em plástico filme.

dicas para organizar mudança

 

#12. Alimentos e artigos de cozinha

Embale alimentos, condimentos e artigos de cozinha em plásticos com fecho. Para produtos abertos, use um plástico na tampa para conter vazamentos.

dicas para organizar mudança

dicas para organizar mudança

dicas para organizar mudança

 

#13.  Vidros

Embale vidros em plástico bolha.

dicas para organizar mudança

 

#14. Roupas em cabides

Embale as roupas que estão no cabide, diretamente no saco de lixo.

dicas para organizar mudança

 

#15. Roupa íntima e acessórios

Se a mudança incluir os móveis, embale a gaveta ou outros objetos ao invés de embalar somente o conteúdo.

dicas para organizar mudança

dicas para organizar mudança

 

#16. Produtos de higiene

Use papel filme ou plástico para vedar as embalagens e evitar vazamentos e pedaços de algodão para evitar que a maquiagem quebre.

dicas para organizar mudança

dicas para organizar mudança

 

#17. Lavanderia

Vede os produtos de limpeza com fita adesiva e embale vassouras e outros objetos pelo cabo com plástico filme.

 

#18. Televisores

Embale aparelhos de TV em um edredom ou cobertor para protegê-los de riscos, enrole e identifique os cabos e guarde parafusos para a montagem.

 

dicas para organizar mudança

dicas para organizar mudança

dicas para organizar mudança

 

#19. Espelho

Passe uma fita em formato de X para evitar que o espelho quebre.

 

#20. Objetos macios

Embale objetos macios diretamente em sacos plásticos

dicas para organizar mudança

 

#21. Caixas de papelão

Comprar caixas de papelão para a mudança pode ser caro, você pode pegar caixas em supermercados, um bom horário para fazer isso é logo pela manhã.  Para facilitar o transporte das caixas, corte orifícios nas laterais.

dicas para organizar mudança

 

#22. Dicas para organizar mudança na casa

Quando chegar a hora de descarregar a mudança na casa nova, será extremamente fácil, pois cada caixa já terá o destino certo em casa cômodo da casa e isso elimina um pouco do estresse. Você saberá o que tem em cada caixa só de olhar e não precisará abrir cada caixa em busca de item perdido. Também é ótimo para controle, porque você tem uma lista detalhada de seus bens, e saberá se algo estiver danificado, perdido ou roubado. Além disso, algumas coisas não precisam ser abertas ou desempacotadas imediatamente, como itens sazonais.

 

 

Tem mais dicas para organizar mudança? Deixe um comentário!

Veja o vídeo sobre o assunto

Leia+ Como organizar mudança

 

 

Até a próxima.

 

Siga nas redes sociais:

22-dicas-para-organizar-mudanca-pin

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments