Você sabia que você deve dar um “lar” para tudo em sua casa e que pode usar o gravador ou correio de voz do celular como lembrete para as tarefas? Descubra mais alguns segredos dos organizadores profissionais para melhorar sua organização e ter mais eficiência nas tarefas e no dia a dia.

 

#1. Tudo deve ter uma casa

O primeiro segredos dos organizadores profissionais é que tudo em sua casa ou escritório deve ter uma casa, um lugar adequado onde cada objeto é normalmente mantido. Alguns itens que você usa todos os dias, devem ter fácil acesso ou ficarem próximos da vista. Outros itens, como decorações de natal ou roupas de outras estações podem ser armazenados em um local de não tão fácil acesso. Quando se tira um objeto de sua “casa”, ele pode ser facilmente perdido, causando estresse e frustração. A desorganização acontece naturalmente quando os itens não são mantidos e/ou não voltam para suas casas.

 

#2. Diga não

Você não tem que dizer sim a cada pedido de ajuda. Deixe espaço na agenda da semana para resolver problemas inesperados. Se não houver disponibilidade de tempo diga NÃO para favores extras. O segredos dos organizadores profissionais é dizer não.

 

#3. Abra sua correspondência perto da lixeira

Não deixe sua correspondência sobre sua mesa ou escrivaninha onde é bem possível que ela fique acumulada. Abra sempre perto da lixeira e livre-se de toda papelada desnecessária.

 

#4. Prepare-se na noite anterior

Pare de perder tempo correndo freneticamente pela manhã como uma pessoa louca tentando fazer de tudo para chegar ao trabalho a tempo. Faça o que puder para se preparar na noite anterior. Deixe a mesa do café pronta. Separe suas roupas e a de seus filhos. Use o timer da cafeteira para fazer o café automaticamente. O segredos dos organizadores profissionais é se preparar na noite anterior.

 

#5. Jogue fora 

Itens que estão desatualizados, desbotados, quebrados ou inutilizado – muitas vezes-  são objetos que devem ser descartados. Se você não quer mais e não conhece alguém que queira, jogue fora  – no lixo reciclável – hoje. Você estará liberando espaço físico e também mental!

 

#6. Tenha uma caixa de memórias

Quanto mais tempo você vive, mais memórias você terá. Se você não tiver cuidado, poderá encher a sua casa até o teto com suas memórias e não terá espaço para mais nada. Tenha uma ou duas caixas para armazenar suas recordações. Logo o tempo determinará o que você realmente deseja manter, e com o que você pode viver sem. Quando estas caixas estiverem cheias, a regra é livrar-se ou presentear alguém com itens fora de uso. Isto irá garantir que apenas as recordações mais preciosas sejam armazenadas em sua caixa de memória. O segredos dos organizadores profissionais é guardar apenas as lembranças muito especiais.

 

#7. Aplique a regra dos 50%

Quando você faz sua mala de roupas para uma viagem, coloque tudo o que você vai precisar em sua cama, então devolva 50% ao seu armário. A maioria das pessoas acabam carregando peso desnecessário. Pense que você poderá usar cada roupa pelo menos duas vezes, especialmente se você misturar e combinar as peças entre si.

 

#8. Você acorda com as galinhas ou dorme com as corujas?

Organizar sua casa ou escritório precisa ser feito no seu pico de energia. É por isso que você precisa saber o horário do dia que é mais produtivo. Se você acorda com as galinhas o seu nível de energia é muito alto na parte da manhã, esse é o melhor momento para você se livrar da bagunça. Se você tem mais energia durante a noite, organize o que for preciso durante esse tempo. segredos dos organizadores profissionais é usar o horário mais produtivo para tarefas difíceis.

 

#9. Tome nota

Com a quantidade de coisas que você tem que se lembrar por dia, a sua memórias pode falhar. Quando você quer lembrar de algo, a melhor coisa a fazer é anotar. Então, quando você precisa lembrar, vai estar lá anotado e disponível para você em um instante. O segredos dos organizadores profissionais é anotar tudo.

 

#10. Use a secretária eletrônica

Se você esta no escritório e quer fazer algo quando chegar em casa, ligue para a secretária eletrônica e deixe uma mensagem. Quando chegar em casa, você vai ouvir a sua mensagem e lembrar exatamente o que precisa fazer.

 

#11. Foco e um pouco de cada vez

Ao invés de tentar executar um projeto enorme, divida esse projeto em tarefas gerenciáveis. Por exemplo, se você quer organizar as caixas em seu sótão, você pode considerar organizar uma caixa por dia, até que tudo esteja completo.

 

#12. Peça a alguém para lhe cobrar

Conte para um amigo, parente ou colega de trabalho que você pretende se organizar até determinada data. Em seguida, basta pedir que essa pessoa cobre você de vez em quando para ver se você fez isso. A motivação externa é muitas vezes uma ajuda enorme.

 

#13. Suborne-se

Faça algo que você ama fazer, apenas se você concluir suas tarefas. Prometa a sim mesmo que não assistirá o seu programa favorito de televisão, a menos que você organize algo por 15 minutos (uma gaveta, uma pilha de papel, etc).

 

#14. Não arquive contas pendentes 

Resista, não coloque sua conta de luz em uma pasta, sua conta do seguro do carro em outra pasta e sua conta de telefone em outra. Todas as contas pendentes devem estar juntas em uma pasta, para que você possa pagá-las sem ter que procurar em 10 lugares diferentes.

 

#15. Realize multi-tarefas

Faça duas coisa ao mesmo tempo como ginástica ou pedala na bicicleta ergométrica enquanto assiste ao seu programa de televisão favorito. Faça alongamentos enquanto está na espera telefônica, enquanto espera a máquina de lavar ou secar desligar conclua download no computador. O segredos dos organizadores profissionais é fazer uma coisa de cada vez.

 

#16. Jogue contra o tempo

As crianças nunca vão aprender que devem fazer essas tarefas por conta própria. Em vez de recolher brinquedos e roupas das crianças, use um temporizador e programe 10 minutos para essas tarefas. Incentive as crianças a correr, pegar suas coisas e colocá-las no lugar. Se as crianças cumprirem a tarefa dentro do tempo, elas ganham pequenos prêmios, como um chocolate depois do jantar, um passeio no parquinho de tarde, ou algo mais divertido e atraente.

 

#17. Tenha objetivos

Talvez você queira fazer um cruzeiro, aprender uma nova língua, ou plantar um jardim. Estabelecer metas irá ajudá-lo a chegar lá. Escreva em cartões seus objetivo, qualquer coisa que você queira realmente fazer. Então, organize os cartões de modo que os objetivos que você mais deseja alcançar estejam no topo, e as metas menos importante a seguir na lista. Em seguida, escreva prazos e trace um cronograma para alcançar cada um deles.

 

#18 . Faça um pouco a cada dia

Em vez de limpar a sua casa ou escritório de uma só vez, limpe um pouco a cada dia. Escreva em alguns cartões uma tarefa de limpeza. Por exemplo: Cartão 1: Limpar o banheiro, Cartão 2: Lavar roupas, etc Então, coloque todas as suas cartas em uma caixa, e sorteie uma a cada dia – e essa será a sua tarefa de limpeza do dia. Não esqueça de escrever em um dos cartões “Dia livre”. Certifique-se de manter os cartões que já foram executados fora da caixa, até que todas as cartas que você inseriu tenham sido realizadas. Em seguida, basta começar de novo. Este sistema funciona muito bem para as tarefas das crianças.

 

#19 . Tenha uma rota alternativa

Sua rota original pelas vias principais da cidade, pode não ser o percurso mais rápido. Atrasos de trânsito acontecem por todos os tipos de razões: obras, acidentes, tempo ruim, e assim por diante. Se você descobrir que não pode fazer sua rota original, você terá que fazer uma rota alternativa. Conheça as rotas alternativas, antes de deixar a sua casa ou escritório. Desta forma, você será capaz de estar sempre no horário. Ouça as informações de trânsito na rádio local quando estiver se vestindo ou quando entrar no carro, e use a melhor rota a cada dia.

 

#20. Programe 15 minutos

Há muitas tarefas que levam apenas cinco minutos ou menos para serem concluídas. Outras podem demorar mais, por exemplo, você pode pensar que vai demora 5 minutos para verificar seu e-mail, mas muitas vezes, acaba levando 15 minutos ou mais. Até ligar o computador, entrar no seu e-mail, ler, deletar o lixo eletrônico e responder o que for necessário, pode demorar mais que os 5 minutos, muitas vezes, muito mais.

 

Gostou das Segredos dos organizadores profissionais? Deixe um comentário.

Leia+: 10 maneiras para começar a se organizar

 

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments