vegetais frescos

É muito desagradável abrir a geladeira ou armário para pegar aquele alimento que compramos há um tempinho e ver que ele já não pode mais ser utilizado porque está estragado. Quem nunca passou por uma situação dessas e depois se lamentou de não ter preparado antes para não perder o alimento e nem ver seu dinheiro no lixo? Seria muito bom se os alimentos tivessem uma vida útil mais longa sem comprometer sua qualidade, seu sabor ou suas propriedades. Mas, apesar da comida estragar rapidamente é possível fazer com que sua vida útil seja prolongada, para isso basta alguns cuidados especiais que vão garantir mais um tempo para conseguir aproveitar tudo o que você comprou sem perder mais nada. Veja 20 dicas para conservar os alimentos.

1. Organização da geladeira

Organize a geladeira separando as frutas das verduras e das carnes. Cada grupo deve estar em seu lugar correspondente para evitar a contaminação e deterioração. Para facilitar use organizadores transparentes.

2. Controle a umidade da geladeira

Não deixe sua geladeira úmida. Mantenha as gavetas sempre secas para conservar melhor os alimentos naturais.

3. Consumo e validade dos alimentos

Resista à tentação de consumir os alimentos que acabou de comprar. Consuma aquilo que já está em estoque e depois os novos. Na despensa traga os alimentos antigos para a frente e coloque os alimentos com data posterior de validade na parte de trás. Na geladeira use a mesma lógica e coloque os alimentos que precisam ser consumidos antes na primeira prateleira.

4. Armazene em recipientes adequados

Nunca guarde as verduras diretamente na geladeira, fora de um saco plástico ou vasilhame. O gás da geladeira fará com que elas fiquem murchas.

5. Use potes de vidro

Conserve os alimentos já preparados ou  prontos para uso em potes de vidro, pois potes de plástico pode manchar facilmente além de transmitir gosto e odor aos alimentos.

6. Reutilize e recicle

Vede os sacos plásticos onde conserva seus alimentos reciclando. Corte o gargalo de uma garrafa e utilize-o juntamente com tampa para fechar o saquinho. Basta colocar o saco como se fosse fechar a boca da garrafa e em seguida torcer a tampa para fechar.

7. Salsinha e cebolinha

Conserve ervas como salsinha e cebolinha congelando-as com óleo ou azeite de oliva, e depois utilize essa mistura em seus pratos favoritos.

8. Cebolas

Não guarde as cebolas na geladeira, prefira os locais secos e arejados para que elas durem mais.

9. Maças e batatas

Guardar as maçãs e as batatas juntas retarda o processo de brotação das batatas por causa do gás etileno que a fruta libera naturalmente.

10. Bananas

Separe as bananas do cacho e envolva seus cabinhos com filme plástico para retardar o amadurecimento. Você também pode envolver todas elas sem soltá-las, mas cuidado na hora de retirar uma para não bagunçar o embrulho.

11. Morangos

Deixe os morangos de molho numa solução de água e vinagre de maçã, depois escorra e enxágue. Essa solução impedirá que amoleçam ou juntem bolor.

12. Frutas vermelhas

Guarde as frutas delicadas como amoras, framboesas e morangos sempre em uma única camada. Não deixe que uma fruta fique em cima da outra para que se mantenham por mais tempo e não machuquem umas às outras pelo peso.

13. Saladas e folhas

Guarde sua salada num recipiente tampado ou  filme plástico e juntamente com as verduras coloque uma folha de papel toalha para que ele absorva a umidade.

14. Brócolis e Aipo

Envolva o brócolis e o aipo em papel alumínio antes de colocar na geladeira para que se mantenham frescos.

15. Tomates

Mantenha os tomates fora do saco plástico. O melhor lugar para guardá-los é em temperatura ambiente e sobre papel, longe da luz do sol.

16. Cogumelos

Os cogumelos frescos devem ser armazenados em sacos de papel, nunca em sacos plásticos.

17. Ovos

O melhor local para conservar os ovos é a geladeira, mas procure mantê-los longe de alimentos que possuam um odor forte e nuca guarde os ovos na porta.

18. Leite

O leite não deve ser guardado na porta da geladeira, porque a temperatura nessa parte é variável e pode azedá-lo. Procure compra embalagem com sistema de tampa abre e fecha com rosca, assim o leite não derramará e conservará o sabor.

19. Derivados do leite

Os produtos derivados do leite, como os iogurtes, devem ser guardados na prateleira mais alta da geladeira, onde a temperatura costuma ser mais baixa, ideal para a conservação desses alimentos.

20. Queijos

Os queijos devem ser conservados de acordo com a instrução do fabricante. Alguns devem ficar em temperatura ambiente e outros na geladeira. Para aqueles que ficam em temperatura ambiente, embrulhe em papel e mantenha num local arejado. Para os que vão à geladeira, cubra com filme plástico.

Eu gosto de planejar o cardápio da semana com base os alimentos que tenho na geladeira para evitar o desperdício e sempre anoto na lista de compras, aqueles que estão acabando.

E como você? Tem dicas para conservar os alimentos frescos por mais tempo? Divida com a gente a sua técnica, os métodos da vovó e aqueles segredinhos de família!

Leia + Como congelar de descongelar alimentos

Texto 17/09/2015 e atualizado em 19/04/2020.

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.