Você tem aquela sensação de quando termina o dia e você não produziu nada e faltou tempo?

1. Tome café da manhã

Para trabalhar em seu desempenho máximo, seu corpo precisa de combustível. Ao invés de simplesmente tomar apenas uma xícara de café antes de sair de casa ou no caminho para o escritório, reserve alguns minutos para comer uma refeição sentado ou beber um suco.

2. Planeje seu dia

A primeira coisa a fazer de manhã ou mesmo na noite anterior é olhar para sua agenda e priorizar tarefas. Se você produz no trabalho melhor durante um tempo específico do dia, bloqueie este horário para isso. Programe pequenas pausas durante o dia para comer, fazer alongamentos (se você trabalha sentado) e manter a energia. Isso certamente lhe dará disposição.

3. Não verifique seus e-mails imediatamente ao levantar

café da manhã lendo

É difícil não olhar as mensagens de e-mail em seu telefone ao acordar, mas muitas vezes, verificar seu e-mail é apenas uma distração ou um hábito automático e te tira do que você precisa focar no início do dia. Tente esperar até 09:00 horas para verificar seu e-mail, depois de ter concluído, pelo menos uma de suas tarefas mais críticas. Se você está trabalhando em um projeto importante, tente não verificar seu e-mail mais de três vezes por dia a não ser que seu trabalho dependa disso.

4. Lembre-se de seus objetivos

Tire alguns momentos no início de cada dia de trabalho para lembrar-se dos objetivos. Nós muitas vezes nos distraímos nas tarefas diárias e perdemos de vista o que nos traz felicidade e rentabilidade.

5. Faça apenas uma tarefa por vez

Vivemos em um mundo que elogia pessoas multi tarefas. Infelizmente, quando você tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo você pode se distrair com coisas sem importância. Para ser produtivo e eficaz, priorize e delegue sempre que possível.

6. Visualize

olhos fechados

Feche os olhos e imagine o que você vai sentir quando alcançar seus objetivos. A visualização é uma ferramenta poderosa e pode ajudar você a manter suas aspirações. Você pode usar uma foto para lembrá-lo o que você gostaria de realizar. Por exemplo, se você pretende fazer uma viagem para Paris, coloque uma foto da Torre Eiffel em sua mesa.

7. Diga não

Você pode se sentir pressionado em aceitar todas as oportunidades que aparecem. No entanto, nem todas as oportunidades irão beneficiar você. O tempo é nosso bem mais valioso. Seja seletivo sobre o que você concorda em fazer.

8. Valorize o tempo

Ao contrário de dinheiro, tempo é um recurso não renovável. Não há simplesmente nenhuma maneira de fazer mais do mesmo. Guarde seu tempo e gaste fazendo coisas importantes para você. Evite distrações sempre que possível. Se você vai participar de uma reunião, online ou pessoalmente, tenha clareza sobre o horário de início e fim. Sempre que alguém solicitar uma reunião ou consulta com você, tente antecipar o assunto com perguntas para que você possa fazer sua pesquisa antes. Isto irá mantê-lo no tempo e na tarefa.

9. Delegue

Você pode economizar dinheiro e fazer tudo sozinho, mas pequenas tarefas podem te distrair e te fazer perder o foco. Quando você fica sobrecarregado com o trabalho ou não consegue descobrir uma solução, contratar alguém pode ajudar.

10. Ouça

moça escutando a colega

Esteja presente quando você fala com um amigo, colega ou funcionário. Aproveite o tempo para entender completamente o que a outra pessoa está dizendo. Os líderes que escutam efetivamente evitar falhas de comunicação e são menos propensos a ter de pedir esclarecimentos mais tarde.

11. Mostre gratidão 

Seja grato por todas as oportunidades que lhe foram dadas e todas as coisas que você realizou até agora. Lembre-se de seus sucessos passados e isso irá mantê-lo focado, presente e produtivo.

12. Levante-se e mova-se

Você sabia que ficar sentado é o novo fumar?
Este estilo de vida de ficar sentado o dia inteiro no escritório ou sentado no carro dirigindo pode ser prejudicial à sua saúde. Estudos mostram que aumenta o risco de deficiência, diabetes, doença cardíaca, certos tipos de câncer e obesidade. Reserve alguns minutos para se levantar e fazer pausas de atividade cada hora ou quando sentir necessidade. É bom para o corpo e para a mente.

13. Respire profundamente

Lembre-se de vez em quando levantar e fazer uma pausa. Respire profundamente. A pausa rápida e o impulso de oxigênio irão revigorar você para sua próxima tarefa.

14. Dê uma pausa para o almoço 

mulher almoçando

Levante-se de sua mesa de trabalho e almoce em outro lugar. Se você não pode ficar um momento longe do trabalho durante o dia, fazendo do seu almoço a sua hora de trabalho, agende reuniões de almoço durante a semana com os principais clientes, conhecidos profissionais ou amigos.

15. Limpe sua mesa no final do dia

No final de cada dia, limpe a bagunça de sua mesa, arrume suas canetas, endireite os papeis e ajeite outros itens. Uma mesa limpa lhe dará uma mesa limpa no dia seguinte e isso impedirá que você se sinta atolada pelo trabalho de ontem.

Gostou das ideias para ter tempo no trabalho? Deixe um comentário!

Leia+: Como ter reuniões mais produtivas

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.