Nossa casa deve ser o nosso refúgio, ela deve ser confortável, bonita, limpa e organizada. Mas muitas vezes ela parece bagunçada e confusa. Certamente manter a casa organizada é um desafio, ainda mais quando estamos falando de vários moradores e pouca colaboração.

A razão de nossa casa parecer sempre uma bagunça, pode estar no excesso de coisas que temos e que trazemos diariamente para nossos lares. Já parou pra pensar nisso? Então, aqui estão alguns passos para uma casa sem bagunça e livre de tralha.

 

#1. Evite os brindes

Sempre trazemos para casa os brindes, folhetos de propaganda, catálogos de mercados e lojas, amenidades de hotéis, canetas promocionais e tudo mais. Trazemos esses itens para casa, mas raramente usamos. Eles acabam ficando espalhados pelas bancadas ou dentro das gavetas. Então para de trazer brindes e catálogos para casa.

 

#2. Descarte as revistas

Após ler suas revistas, jogue fora! Estamos na era da internet e é possível encontrar todas as referências que você precisa usando o Google ou outro buscador. Outra opção é ler suas revistas on line, além de sustentável a assinatura pode sair mais em conta. Você consegue se lembrar da ultima vez que consultou uma revista que guardou? Se você tem filhos em idade escolar, guarde apenas 1 ou 2 para as tarefas de casa que exigem recortes.


#3. Evite as lembrancinhas e bibelôs 

Expor lembrancinhas de casamento, chá de bebê, aniversário, visitas à maternidade e bibelôs em sua estante ou mesa de centro só faz a sua casa parecer mais bagunçada. Superfícies limpas trazem automaticamente a sensação de limpeza e ordem, com o bônus de que será muito mais fácil tirar o pó e limpar a casa. Portanto, evite as lembrancinhas. Se quiser guardar alguma lembrança especial (mas somente as especiais), separe uma bela caixa de recordações para isso.

 

#4. Não compre por impulso

Ficar passeando dentro de um shopping ou em uma loja de departamento, onde você sabe que não precisa de nada, está andando apenas para ver se “encontra alguma coisa” interessante ou com um preço incrível, fará você levar para casa coisas que você nem sabia que precisava, e que provavelmente não terão utilidade. Pare de comprar por impulso e aprenda a comprar somente por necessidade.

 

#5. Nunca identifique uma caixa ou arquivo com o nome  “diversos”

Manter uma caixa em sua casa ou um arquivo em seu escritório com o rótulo “diversos” ou “interessante”, só ocupará espaço de armazenamento. Dificilmente na hora de procurar algo você lembrará dessa pasta, além disso em uma pasta com tema “diversos” a possibilidade de arquivamentos é infinita e genérica.

 

#6. Evite ter 2 de tudo

É útil ter um segundo abridor de lata, caso o primeiro quebre quando você está usando? Ter 2 de tudo para o caso de um dia precisar é a razão da sua casa estar cheia tralha. Pense na gaveta da sua cozinha, certamente tem apetrechos diferentes que cumprem a mesma função. Livre-se de tudo que tiver em dobro.

 

#7. Não faça coleções

Construir uma coleção é algo realmente legal que você nunca vai usar. Coleções certamente servem para ocupar espaço e acumular pó. Pense nisso da próxima vez que pensar em fazer uma coleção seja de livros que acompanham a compra do jornal ou de figurinhas.

 

#8. Dispense a segunda via do cartão

Uma excelente forma de deixar nossa carteira ou bolsa bagunçados é pegar a segunda via do cartão e a nota fiscal. Dispense o recebimento da segunda via e opte por receber a confirmação via celular. Acredito que todos os bancos oferecem esse serviço. Dispense a nota fiscal em casos onde não existe a necessidade de guardar para o caso de uma eventual troca. No caso de restaurantes, confira a conta, pague, recebe sua via direto no celular e jogue a nota fiscal na lixeira mais próxima. Isso evita mil papéis no carro, no bolsa, na bolsa ou na carteira.

 

#9. Jogue fora as cartas do século passado

Será que alguém ainda manda cartões de aniversário ou datas especiais? Mas se você tem mais de 30 anos e se correspondia com seus namorados e amigos por carta, está na hora de desapegar e jogar toda essa papelada fora. Mantenha apenas os que o seu atual marido/namorado lhe enviou. Pois as boas lembranças merecem ser guardadas, o resto é passado e provavelmente a pessoa não lembra o que escreveu naquele bilhete.

 

#10. Repasse seus livros

Respeite a capacidade de acomodar livros em sua estante e evite uma estante desorganizada e abarrotada de livros. Você já leu o livro? Já absorveu a mensagem? Repasse para um amigo ou doe. Na internet é possivel pesquisar e conhecer várias ações que envolvem livros, como está aqui. Descubra uma com a qual você se identifique e repasse seus livros.

 

#11. Jogue no lixo embalagens vazias

Quando você usa a ultima porção daquele cosmético facial ou quando acaba a margarina, resista à tentação e jogue a embalagem no lixo. Manter embalagem vazias, só torna o caos da sua casa maior.

 

#12. Livre-se das caixas dos produtos

Manter tudo em caixas além de dificultar o manuseio dos produtos, toma mais espaço em seus armários. A vida é muito curta para manter os produtos na embalagem original.

 

 

 

Lembre-se:  Melhor que ter que se livrar da bagunça é evitá-la! O que você faz dessa lista? Pode ser por isso que sua casa está cheia de tralha! Conhece alguém assim? Aquela tia que não joga fora o pote de margarina? Deixe um comentário!

Leia+ 5 estratégias para destralhar a casa