Uma das regras da organização é que cada objeto deve ter uma casa, ou seja, um local onde ele deve ficar, ser guardado e também encontrado, todas as vezes que precisamos. Essa é a principal regra para quem quer ter uma casa organizada. Confira 12 dicas para melhorar a organização e ter mais eficiência nas tarefas e no dia a dia.

 

#1. Tudo deve ter uma casa

Tudo em seu lar precisa ter uma casa, ou seja, um lugar adequado onde cada objeto é normalmente mantido. Alguns itens que você usa todos os dias devem ter fácil acesso ou ficarem próximos da vista. Outros itens, como decorações de natal ou roupas de outras estações podem ser armazenados em um local de não tão fácil acesso. Quando se tira um objeto de sua “casa”, ele pode ser facilmente perdido, causando estresse e frustração, a desorganização acontece naturalmente quando os itens não são mantidos ou não voltam para o local que foi determinado.

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#2. Abra sua correspondência perto da lixeira

Não deixe sua correspondência sobre a mesa ou bancada da cozinha, abra as cartas e malaS diretas sempre perto da lixeira e livre-se de toda papelada desnecessária.

 

#3. Organize-se na noite anterior

Faça o que puder para se preparar na noite anterior e para ganhar tempo de manhã. Deixe a mesa do café pronta, separe suas roupas e a de seus filhos, use o timer da cafeteira para fazer o café automaticamente.

#4. Jogue fora 

Itens que estão desatualizados, desbotados, quebrados ou inutilizado são objetos que devem ser descartados. Se você não quer mais e não conhece alguém que queira, jogue fora imediatamente. Você estará liberando espaço físico e mental!

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#5. Tenha uma caixa de memórias

Quanto mais tempo você vive, mais memórias você terá. Se você não tiver cuidado, poderá encher a sua casa até o teto com suas memórias e não terá espaço para mais nada. Tenha uma ou duas caixas para armazenar suas recordações, logo o tempo determinará o que você realmente deseja manter, e com o que você pode viver sem. Quando estas caixas estiverem cheias, a regra é livrar-se ou presentear alguém com itens fora de uso. Isto irá garantir que apenas as recordações mais preciosas sejam armazenadas em sua caixa de memória.

 

#6. Descubra seu horário mais produtivo

Organizar sua casa ou escritório precisa ser feito no seu pico de energia, e é por isso que você precisa saber o horário do dia que é mais produtivo. Se você acorda com as galinhas o seu nível de energia é muito alto na parte da manhã, esse é o melhor momento para você se livrar da bagunça, se você tem mais energia durante a noite, organize o que for preciso durante esse tempo.

 

#7. Tome nota

Com a quantidade de coisas que você tem que se lembrar por dia, a sua memória pode falhar. Quando você quer lembrar-se de algo, a melhor coisa a fazer é anotar, então, quando você precisa lembrar, vai estar lá anotado e disponível para você em um instante.

 

#8. Um pouco de cada vez

Ao invés de tentar executar um projeto enorme, divida esse projeto em tarefas gerenciáveis. Por exemplo, se você quer organizar as caixas em seu sótão, você pode considerar organizar uma caixa por dia, até que tudo esteja completo.

 

#9. Realize multitarefas para atividades triviais

Essa regra é contoversa, mas para duas fazer coisas que não exijam concentração como andar na esteira e assistir ao seu programa de televisão favorito ou alongamentos enquanto está na espera telefônica essa regra vale! No mais evite as multitarefas

 

#10. Tenha objetivos

Talvez você queira fazer um cruzeiro, aprender uma nova língua, ou plantar um jardim. Estabelecer metas irá ajudá-lo a chegar lá. Escreva em cartões seus objetivos, qualquer coisa que você queira realmente fazer. Então, organize os cartões de modo que os objetivos que você mais deseja alcançar estejam no topo, e as metas menos importante a seguir na lista. Em seguida, escreva prazos e trace um cronograma para alcançar cada um deles.

 

#11. Faça um pouco a cada dia

Em vez de limpar a sua casa de uma só vez, limpe um pouco a cada dia. Escreva em alguns cartões uma tarefa de limpeza. Por exemplo: Cartão 1: Limpar o banheiro, Cartão 2: Lavar roupas, etc. Então, coloque todas as suas cartas em uma caixa e sorteie uma a cada dia – e essa será a sua tarefa de limpeza do dia. Não se esqueça de escrever em um dos cartões “Dia livre”. Certifique-se de manter os cartões que já foram executados fora da caixa, até que todas as cartas que você inseriu tenham sido realizadas. Em seguida, basta começar de novo. Este sistema funciona muito bem para as tarefas das crianças.

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#12. Programe 15 minutos

Há muitas tarefas que levam apenas cinco minutos ou menos para serem concluídas. Outras podem demorar mais, por exemplo, você pode pensar que vai demorar 5 minutos para verificar seu e-mail, mas muitas vezes, acaba levando 15 minutos ou mais. Até ligar o computador, entrar no seu e-mail, ler, apagar o lixo eletrônico e responder o que for necessário, pode demorar mais que os 5 minutos, então determine um tempo para não se perder.

 

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Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

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