Você sabia que pode cultivar simples hábitos para manter a casa em ordem? Confira a lista:

 

#1. Mantenha a roupa sob controle

Não estou falando de fazer o serviço da lavanderia e sim daquele momento quando você tira a roupa e deixa em uma cadeira, apoiada num cabideiro ou até mesmo no chão. Quando você deixa a roupa em qualquer lugar, existe uma grande tendência para que isso se transforme em uma grande bagunça. Quando você tira a sua roupa ela só pode ter 2 destinos. A primeira opção é a lavanderia, então quando tirar sua roupa identifique a necessidade de lavar e deposite as peças dentro do cesto de roupas sujas. A segunda opção é guardar a peça. Você pode pendurá-la em um cabide para que ela seja higienizada, ou para que tome um ar antes de voltar para o armário. Eu uso o steammer  para higienização das peças que não precisam ser lavadas a cada uso, como jaquetas, blazers e casacos de inverno.

 

hábitos para manter a casa em ordem
#2. Evite ter um “Extra” de tudo

Eu costumava ter extras de tudo, do shampo ao ferro de passar e me gabava de ser uma pessoa prevenida, o fato é que isso só significa ter uma casa cheia de coisa você não precisa. Você pode sim, comprar alguns itens antes que eles acabem, mas estocar de tudo, não vai te ajudar na organização da casa, vai ocupar espaço e dificultar a limpeza e manutenção da casa. Aprenda a viver com menos e viva melhor!

 

#3. Mantenha a papelada organizada

Se você tem pilhas de papéis espalhados pela casa, então você realmente vai considerar adotar esse hábito! Demanda menos esforço arquivar papéis imediatamente, em vez de manter papéis espalhados ao redor da casa. Quando as contas chegam, guarde-as em uma pasta e depois de pagas, arquive imediatamente. Eu costumava reservar uma data no fim do mês para arquivar minha papelada, mas descobri que é mais rápido arquivar imediatamente.

hábitos para manter a casa em ordem

 

#4. Limpe as superfícies após cada utilização

Depois de cozinhar, escovar os dentes, fazer um sanduíche, maquiar-se, faça a limpeza da superfície imediatamente. Passar um pano embebido em seu produto de limpeza favorito ou lenços de limpeza umedecidos é muito mais rápido do que deixar encardir e depois perder horas esfregando as superfícies. Então adote esses hábitos para manter a casa em ordem, limpando imediatamente as superfícies após a utilização. Leva apenas alguns segundos para limpar a área que você acabou de usar e ela permanecerá limpa e pronta para ser usada novamente. Mais importante ainda, é que se você deixa a sujeira acumular ao longo do tempo, é quase impossível para restaurar a superfície em sua condição original. Meu segredo de limpeza de superfícies como o granito é usar limpa vidros. Deixa limpo, brilhante e sem manchas.

hábitos para manter a casa em ordem

#5. A cama serve para dormir e não para armazenar

Você tem o costume de deixar “coisas” em cima da sua cama como roupas, bolsas e papéis? E quando vai dormir é necessário tirar tudo de cima da cama? Você sabia que a bagunça do seu quarto pode interferir no seu sono? Minha cama é usada com apenas uma finalidade, o que não inclui o armazenamento de roupas ou outros itens. Se você precisar de sua cama para colocar suas roupas, você provavelmente precisa fazer uma limpeza no seu quarto e armário.

 

Leia mais: Como organizar o guarda roupa

#6. Tenha uma quantidade razoável de travesseiros e cobertores

Adoro travesseiros na cama, e uso para deixá-la mais bonita e convidativa, uso também para apoiar o corpo na hora da leitura. Mas é preciso tomar cuidado com a quantidade de travesseiros ou almofadas que você mantêm em cima da cama. Se você tem muitos travesseiros ou almofadas decorativas, fica um pouco difícil de gerenciar e muitas vezes eles acabam no chão, se tiver muitas coisas em cima da sua cama isso vai acontecer provavelmente. Então, mantenha em sua casa uma quantidade razoável de travesseiros e cobertores. Jogue fora suas almofadas e travesseiros velhos que estão repletos de ácaros. Tem muitos cobertores velhos? Doe para um abrigo de animais. Uma cama com menos itens, certamente facilitará a arrumação da cama todas as manhãs.

 

#7. Faça sua cama todos os dias

Esse é um dos principais hábitos para manter a casa em ordem, pois nada faz o quarto parecer mais arrumado e limpo do que uma cama feita.

hábitos para manter a casa em ordem

 

#8. Mantenha os calçados limpos e em ordem

Muitas famílias têm o hábito de deixar os calçados na porta, evitando que a sujeira das ruas entre dentro de casa, mas a ideia de vê-los espalhados pela entrada da casa é assustadora para mim. Sua família tem esse hábito? Instale um armário ou sapateira na entrada da casa com o objetivo de deixar os sapatos organizados. O segredinho para manter os calçados sempre limpos e longe dos germes e do chulé? Eu uso lysoform.

Leia mais: Tirar os sapatos para entrar em casa?

 

#9.  Mantenha a pia sempre limpa

Manter a cozinha sempre limpa é um dos hábitos para manter a casa em ordem. Com adolescentes em casa, por muitas vezes é difícil manter o hábito de deixar a pia sempre limpa. Percebo que muitas famílias cultivam o hábito de cada membro retirar seu prato da mesa e lavar imediatamente e isso é ótimo. Em minha casa, procuro deixar a pia sem louça antes de ir para cama, eu tenho o costume de lavar a louça enquanto cozinho e isso garante uma cozinha limpa ao final de cada refeição, minha máquina de lavar louça tem capacidade para lavar apenas 6 serviços, portanto a louça do jantar vai para a máquina, com panelas e travessa (quando cabe), quando alguma louça maior não cabe na máquina é lavada na pia rapidamente. Para uma cozinha limpa e agradável todas as manhãs, lave a louça no final da noite na máquina ou na pia. Depois de utilizar potes e panelas, limpe-os imediatamente, seque e guarde. Sua cozinha sempre estará limpa para a próxima vez que você for cozinhar.

hábitos para manter a casa em ordem

 

#10. Devolva as coisas no lugar, sempre após o uso

Se todo mundo resolver deixar fora do lugar tudo o que usar, ninguém será capaz de encontrar qualquer coisa. Devolvendo as coisas de volta ao local onde você determinou, todos saberão onde encontrar tudo e sua casa se manterá limpa e organizada.

hábitos para manter a casa em ordem

 

#11. Aspire e tire o pó regularmente

Aspirar a casa com frequência é uma maneira de deixá-la limpa e livre de ácaros. Aspire sua casa regularmente e evite varrer. Quando você varre, a sujeira sobe e desce novamente, enquanto você aspira a sujeira é puxada para dentro do aspirador. Além disso, sua casa ficará limpa por mais tempo.

hábitos para manter a casa em ordem

Tem alguma dica e ou conhece outros hábitos para manter a casa em ordem todos os dias? Deixe sua dica nos comentários!

Leia + 12 passos para uma casa sem bagunça

 

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons