Existem tantas maneiras surpreendentes de usar vinagre! Aqui em casa usamos o vinagre para muitas coisas. Com o tempo, vou descobrindo novos usos e utilidades para esse produto. Um das razões pelas quais eu gosto do vinagre é o fato de ser muito barato, você paga menos de R$1,00 em uma garrafa do produto, além disso, é um produto natural, livre de químicas que auxilia na limpeza da casa. Devido à elevada acidez do vinagre, ele mata germes e bactérias. Ele ainda combate e elimina o mofo.

Vou dividir com vocês algumas das minhas dicas de uso, acompanhe:

1. Limpador de tapete

Economize em produtos de limpeza para carpetes e tapetes usando vinagre. Descobri essa dica faz alguns anos com um vendedor de tapetes, que logo após finalizar a venda de um tapete para minha casa, sugeriu que a limpeza fosse feita apenas com aspirador de pó e acrescentou que para uma limpeza mais profunda, e para conservar as cores do tapete o ideal seria usar uma escova macia embebida em uma solução de vinagre e água (1 medida de cada). Não se preocupe com o cheiro do vinagre, pois o cheiro vai embora assim que o produto secar. E seus tapetes estão lindos e com a cor recuperada. Como sempre, antes de usar, certifique-se de testar em uma parte escondida antes de limpar qualquer sujeira.

2. Limpador de pisos

Para limpar o piso de maneira geral, o vinagre é excelente. Misture 1/2 xícara de vinagre para casa litro de água morna e, em seguida, limpe o chão. Eu gosto de usar o mop para a limpeza de pisos, pois você não precisa torcer o pano com a mão dentro do balde e ainda poupa sua coluna. Além disso, o mop alcança lugares onde o tradicional pano com rodo não alcançam. O vinagre funciona tão bem e faz com que o piso fique brilhante.

3. Amaciante de roupa

toalhas macias

Você sabia que o vinagre é um grande amaciante de roupas? Essa descoberta é incrível e sua roupa não fica cheirando salada. O vinagre é um ótimo substituto do amaciante para enxaguar roupas de bebê, crianças e pessoas alérgicas ou com dermatite de contato, pois o cheiro do amaciante ou o contato do amaciante com a pele na roupa já seca pode causar alergias, coceiras e nariz irritado ou espirros. Use 3/4 xícaras de vinagre no seu ciclo do enxágüe. Se você gosta do cheiro do amaciante, experimente usar meia medida do amaciante e meia medida do vinagre para roupas e toalhas mais macias.

4. Limpeza da máquina de lavar louça

Costumo fazer a limpeza da máquina de lavar louças a cada 15 dias e é muito fácil! Para fazer a limpeza da sua lava louças, coloque dentro da máquina 1 copo cheio de vinagre e selecione um ciclo completo. O vinagre remove os odores e o acúmulo de sabão, e isso ajuda a prolongar a vida útil da sua máquina de lavar louça. Isso funciona muito bem!

5. Limpeza dos ralos da pia da cozinha

Para limpeza e manutenção dos ralos da pia da cozinha, derrame uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo e em seguida derrame uma xícara de vinagre. Deixe descansar por 5 minutos e depois jogue água quente pelo ralo. Então use uma esponja para limpar a pia e deixá-la brilhante.

6. Limpeza da cafeteira

cafeteira

Para limpar sua cafeteira encha o reservatório de água com vinagre, e em seguida, ligue a cafeteira como se fosse executar um ciclo. Então encha o reservatório com água e repita o ciclo uma ou duas vezes. Isso prolonga a vida da sua cafeteira e deixa o café perfeito. Faça isso uma vez por mês.

7. Limpeza do forno microondas

Para facilitar a limpeza interna do forno de microondas, coloque em uma tigela no microondas 1/2 xícara de vinagre e 1/2 xícara de água. Ligue o microondas por 5 minutos e após desligar passe um pano úmido no próprio vinagre ou o lado macio da esponja de louças. Você ficará surpresa com o resultado dessa limpeza.

8. Limpeza de aço inoxidável

Vinagre não serve apenas para limpar o interior dos aparelhos, mas para limpar o lado externo também. Não há realmente nenhuma necessidade de comprar os produtos de limpeza caros para aço inox. Para se livrar de impressões digitais gordurosas que ficam nos eletros, tudo o que você precisa é vinagre. Basta mergulhar uma esponja ou pano no vinagre e limpar. Em seguida, passe um pano seco.

9. Limpeza da geladeira

Você sabia que o vinagre além da limpeza, também tira o cheiro da sua geladeira? Sua geladeira merece um banho 1 vez por mês. Então, limpe-a antes de ir ao supermercado, aproveite e jogue fora o que está velho e faça a lista de compras. Para limpar use 1/2 xícara de vinagre e 1/2 xícara de água. Use toalhas de papel embebidas na solução de vinagre para a limpeza das prateleiras, pois toalhas de papel são higiênicas e aconselháveis para esse tipo de limpeza.

10. Limpador multiuso

Uma excelente maneira de limpar as superfícies da casa, como bancadas de cozinha e banheiro é colocar em um borrifador 1 medida de água e 1 medida de vinagre. Vinagre é eficaz para limpeza geral da casa.

Gostou das dicas? Tem mais alguma dica para limpeza com vinagre? Compartilhe!

Leia + Guia de limpeza para alérgicos

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.