Quando a dica funciona, a gente sempre fala “essa vale ouro!”. Alguns hábitos podem fazer toda a diferença para uma semana realmente produtiva e para uma casa em ordem no final do dia. Claro, o processo de organização é muito particular. Cada família tem sua experiência e nem tudo funciona perfeitamente para todos. Mas, de uma maneira geral, quem consegue ter o controle da casa e mantê-la organizada passa por, pelo menos, a metade das regrinhas que mencionaremos neste post.

Vale a leitura para identificar o que você já pratica, o que funciona e o que daria pra incluir no dia a dia para um lar mais organizado.

 

# 1. ROTINA

Pra quem não está acostumado, é realmente difícil seguir a rotina nos primeiros dias. No entanto, os benefícios fazem valer a pena o esforço! Sair da cama “sabendo o que vai acontecer” durante o dia evita gasto desnecessário de tempo e dinheiro, além de nos permitir trabalhar com tranquilidade.

A seguir, um exemplo de como pensar na rotina das atividades domésticas:

#Cardápio

  • Segunda: Arroz, feijão, bife e salada
  • Terça: Strogonofre, arroz branco e batata palha
  • Quarta: Risoto de frango
  • Quinta: Panqueca
  • Sexta: Macarrão
  • Sábado: Pizza

#Rotina de Limpeza

  • Segunda: Cozinha e Lavanderia
  • Terça: Sala de Estar e Jantar
  • Quarta: Quartos
  • Quinta: Banheiros e área externa

#Rotina da Lavanderia

  • Domingo: Toalhas de Banho
  • Segunda: Lençóis
  • Terça: Roupa Clara
  • Quarta: Roupa Escura
  • Quinta: Toalhas de mesa, panos de prato e passar a roupa
  • Sexta: Passar Roupa

* É importante ter uma rotina pessoal que inclua as tarefas da casa e também o tão merecido descanso!

#Rotina Diária

  • 05:30 – levantar e arrumar a cama (se o marido já estiver acordado peça pra ele arrumar quando levantar);
  • o5:35 – tomar banho e se arrumar
  • o5:55 – Preparar o café da manhã
  • 06:05 – Tomar café
  • 06:15 – Lavar a louça do café
  • 06:30 – Sair para trabalhar
  • TRABALHO
  • 18:30 – Lanche com a família
  • 19:00 – Dar banho no filho e colocar pijama
  • 19:15 – Brincar ou ver filminhos
  • 20:00 – Preparar o jantar
  • 20:30 – Dar jantar para o filho
  • 20:45 – Ler historinha e colocar o rebento para dormir
  • 21:00 – Separar a roupa que o filho vai usar no dia seguinte e deixar a mochila da escola pronta
  • 21:10 – Lavar a louça
  • 21:40 – Rotina da casa
  • 22:00 – Se preparar para o dia seguinte
  • 22:15 – Cama!

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# 2. PROGRAME O DIA SEGUINTE

Num período tranquilo, pense no dia seguinte e veja se haverá alguma atividade além das rotineiras: consulta médica, reunião na escola das crianças, comprar um presente de aniversário; e inclua na agenda. Basta cinco minutos para esse planejamento e você terá controle do dia.

 

# 3. CHECK LIST

Com a rotina em mãos sabemos o que deve ser feito durante o dia e a noite. Fazer a lista de tarefas do mês e da semana faz com que você tenha uma visão geral dos seus compromissos. Isso ajuda a não deixar nada para trás e ter dias produtivos; evita a procrastinação que surge pela falta de clareza daquilo que é preciso executar prioritariamente.

 

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# 4. TODO OBJETO DEVE TER UMA CASA

Aí você percebe que a mochila fica jogada, os sapatos, no corredor e a correspondência, em cima da mesa de jantar. Isso acontece porque provavelmente esses objetos ainda não têm “casa” definida. Onde eles devem ficar quando não estão sendo utilizados? Mas pense bem, deve ser um local prático, principalmente para itens usados com frequência. Se for preciso, instale ganchos ou prateleiras.

 

# 5. JUST DO IT! – APENAS FAÇA!

Não adianta nada ter uma rotina esquematizada, tudo bem planejado e não cumprir! A grande vilã da casa organizada é a procrastinação. Claro que alguns dias são realmente atípicos e estamos mais cansados. Ninguém é máquina, mas quem permite que a procrastinação entre e se instale, dificilmente consegue cumprir com o planejado, por isso fica a dica: apenas faça!

# 6. NÃO ACUMULE

Quando a gente vai mudar de casa ou reformá-la, percebe quanta coisa esquecida e sem uso temos nos fundos do armário, não é mesmo? Para não acumular roupa e sapatos, a regra é: ao comprar uma peça, outra sai. Pense em doar para o Exército da Salvação ou à paróquia do seu bairro.

Já para papelada e utensílios, separe pelo menos 1 dia a cada semestre e dê aquela “geral” em gavetas e armários, separando o que é doação e o que é lixo.

 

# 7. MANUTENÇÃO PERIÓDICA

Programar a manutenção da casa não parece relacionar com organização, não é mesmo? Às vezes, não percebemos o quanto uma torneira pingando, eletrônico encostado ou as grades do portão descascando têm impacto visual negativo, impedem a agilidade do dia a dia e também podem ocupar um espaço que poderia estar sendo melhor utilizado. O resultado de manutenção periódica é ter a casa sempre organizada.

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# 8. GAVETAS ORGANIZADAS

Sorte de quem tem mais de meia hora pra se vestir de manhã! Na vida real de quase todo mundo, são 10 minutos, e olhe lá! É abrir a gaveta, pegar o que precisa e se vestir. Isso quando não está tudo virado, aí joga-se metade na cama para, finalmente, pegar o que precisa e se vestir. Lá se foram alguns minutos preciosos. Invista na organização das suas gavetas para facilitar não só a manhã, mas também a hora de guardar as peças. Sem contar aquela sensação boa que dá.  Para mantê-las, é mais fácil usar as colmeias organizadoras ou pequenas caixas, no caso de um escritório.

# 9. PEÇA AJUDA

Ok, vamos ser realistas, quem aguenta cuidar de família e uma casa inteira sozinha(o)? Sim, precisamos de ajuda, e não é vergonha nenhuma admitir isso! A cozinha e a lavanderia não são “da mulher”, e, sim, de todos. Todo mundo come, todo mundo suja, então todo mundo colabora.

 

# 10.  MOTIVAÇÃO

Se você leu este post até o fim, significa que tem interesse em se organizar, em ter uma casa que não traga stress, certo? A motivação vem quando há um senso de progresso. Olhe pra trás e veja o quanto progrediu na administração do seu lar. Trabalhe todos os dias por isso e não desista, que o resultado vem!

Espero ter passado as melhores dicas de organização, aquelas que valem ouro! Tem alguma que não mencionei? Compartilhe conosco, deixe um comentário 😉

Até a próxima.

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Marcella é formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Estudou contabilidade empresarial e planejamento de orçamento familiar pela Fundação Getúlio Vargas. Apaixonada por fotografia e gastronomia.

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