Morar em uma casa alugada pode ser sinônimo de casa sem graça, paredes vazias e nada de pinturas ou personalização. Isso porque muitos dos contratos de aluguel não permitem qualquer modificação no imóvel. Então como decorar uma casa alugada sem quebrar as regras do imóvel?

Separamos algumas dicas de decoração para casa alugada, conselhos essenciais para dar personalidade e estilo, sem gastar fortunas ou investir em algo que não possa ser levado na próxima mudança, e sem ultrapassar os limites impostos pelas imobiliárias ou proprietários de imóveis.

 

#1. Invista nos detalhes de decoração para casa alugada

Você não precisa manter torneiras velhas, tomadas antigas, espelhos (interruptores), maçanetas descascadas e puxadores fora de moda. Invista em peças novas e substitua pelas antigas que estão no local, mas lembre-se de guardar as peças antigas e reinstalar quando você precisar entregar a casa.

decoração para casa alugada

 

#2. Azulejos renovados

Azulejos de imóveis alugados podem ser feios ou antigos, e caso o proprietário não permita a pintura dos azulejos com uma tinta especial, outra solução é usar adesivo para azulejo que pode salvar a aparência datada do seu banheiro ou cozinha. Eles são práticos, de fácil instalação e possuem uma infinidade de cores e estampas, o que vai renovar o visual do ambiente e deixá-lo atual.

decoração para casa alugada

 

#3. Móveis soltos

Não instale móveis planejados ou sob medida, eles podem não servir para sua futura residência, então, se desejar móveis que se encaixem perfeitamente no cômodo, tire as medidas do espaço e compre um móvel com medidas aproximadas para o local. Existem muitas opções de móveis lindos e cheios de personalidade prontos. Outra opção é solicitar ao marceneiro um móvel que não seja fixo e que possa ser transportado. Respeite medidas padrão como altura, elas servem para a maioria das casas e apartamentos e certamente você poderá aproveitado o móvel na futura moradia.

decoração para casa alugada

 

#4. Luzes e ação

Não pense duas vezes antes de substituir a iluminação da casa por peças novas, no entanto, é preciso lembrar de guardar as antigas peças para repor no caso de mudança do local, pois as peças adquiridas podem ser levadas na próxima mudança.  Iluminação é um item fundamental na decoração de interiores e você pode conseguir efeitos incríveis e tornar o ambiente mais dinâmico ou acolhedor sem precisar de projeto de iluminação, usando a luz certa e pontos de luz espalhado pelo ambiente.  Avalie a necessidade de cada espaço e os pontos elétricos disponíveis para instalação das luminárias. Você pode usar o abajur como recurso, quando o ambiente fornecer apenas um ponto elétrico. Para quartos, opte por luminárias do tipo rebatedores para garantir a iluminação geral do local e use abajures nas cabeceiras da cama para leitura e para proporcionar um ambiente mais acolhedor. Na cozinha a luz branca atende as necessidades básicas, se necessário iluminar as bancadas, procure em lojas especializadas dicróicas que funcionam a pilha e podem ser coladas no armário ou parede. No banheiro além do ponto elétrico no teto, observe a existência de pontos adicionais para arandelas, que podem auxiliar na hora da maquiagem.

decoração para casa alugada

 

#5. Adesivos para parede (e porta)

A verdade é que papel de parede é lindo, mas chato de remover, já os adesivos dão vida aos cômodos da casa e permitem que cada ambiente seja decorado de acordo com sua função, eles também ajudam a modificar o espaço, além do preço acessível e serem fáceis de instalar e remover. Se as portas forem feias, ou não estiverem em ordem, essa pode ser uma ótima opção para isso também!

 

decoração para casa alugada

 

#6. Quadros

As paredes podem receber elementos decorativos mesmo sem a autorização para fazer furos. A verdade é que não existe uma regra que obrigue os quadros a serem fixados na parede :), uma solução linda e elegante, é simplesmente apoiá-los em um móvel e deixar repousar sobre a parede. Mas caso você deseje instalar um quadro, retrato ou relógio, procure fixar esses elementos como auxílio de ganchos adesivos (clique aqui para comprar). Apenas tome cuidado para não tentar fixar um objeto muito pesado, pois a gravidade nesses casos pode ser mais forte do que a fita.

decoração para casa alugada

 

#7. Cortinas

Cortinas podem ser instaladas sem problema algum, além disso, sua colocação ainda proporcionará conforto e aconchego para o ambiente. Para uma futura mudança, cortinas podem ser reformadas, seja na altura, largura ou comprimento. Para vestir janelas, opte por cortinas até o chão sempre, pois garantem sofisticação ao ambiente!

decoração para casa alugada

 

#8. Tapetes e pisos

Tapetes vestem a casa proporcionando conforto visual instantâneo, além de ser uma saída para ocultar marcas e defeitos no piso que podem denunciar a idade do imóvel ou a falta de cuidado dos antigos moradores. No caso de o piso ser muito feio ou estar danificado, opte por instalar um piso laminado flutuante, que não utiliza cola e pode ser removido e instalado em outro local.

decoração para casa alugada

 

#9.  Papel contact

Algumas casas alugadas possuem armários embutidos que muitas vezes estão feios, arranhados, com aparência desagradável ou datados de alguma época. A customização desses móveis com papel contact pode ser a solução perfeita para revestir e dar cara nova para os armários antigos da cozinha ou quarto. Essa técnica também vale para revestir eletrodomésticos como geladeira e máquina de lavar louça. Lembrando que esse tipo de adesivo pode ser removido facilmente.

decoração para casa alugada

 

#10. Acessórios

Essa é a única maneira de conseguir um espaço verdadeiramente pessoal. Decore com almofadas, mantas, livros, objetos e garanta que seu estilo esteja refletido nos itens escolhidos para sua casa!

decoração para casa alugada

A dica principal para decorar uma casa alugada é não investir em nada que seja definitivo é sempre buscar por alternativas práticas e inteligentes para modificar os ambientes de uma maneira sutil, mas que deixe tudo mais confortável para você e sua família.

 

Você gostou das dicas de decoração para casa alugada? Tem mais alguma dica? Deixe um comentário!

Leia+ 10 dicas para quem não sabe decorar

 

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons