A princípio, pensar a decoração para casa alugada pode ser desafiador. No entanto, morar em uma casa alugada não precisa ser sinônimo de casa sem graça, paredes vazias, sem pinturas ou personalização. Isso porque muitos dos contratos de aluguel não permitem qualquer modificação no imóvel. Aprenda a investir na decoração para casa alugada sem quebrar as regras do imóvel.

Separei algumas dicas de decoração de casa alugada para dar personalidade e estilo ao seu lar. Esses conselhos são essenciais, farão você investir apenas em itens que podem ser levados na próxima mudança, respeitando os limites impostos pelas imobiliárias ou proprietários de imóveis.

1. Invista nos detalhes para a decoração de casa alugada

Definitivamente, para viver em uma casa alugada, você não precisa manter torneiras velhas, tomadas antigas, interruptores encardidos, maçanetas descascadas e puxadores fora de moda. Invista em peças novas e substitua pelas antigas que estão no local, mas lembre-se de guardar as peças antigas e reinstalar tudo quando precisar entregar a casa.

2. Azulejos renovados

Uma casa alugada pode ter azulejos feios ou antigos. Caso o proprietário não permita a pintura dos azulejos com uma tinta especial, a solução é usar adesivo para azulejo que podem salvar a aparência datada do seu banheiro ou cozinha.

Eles são práticos, de fácil instalação e possuem uma infinidade de cores e estampas, e renovarão o visual do ambiente de maneira prática.

3. Móveis soltos para decoração de casa alugada

Não instale móveis planejados ou sob medida, eles podem não servir para sua futura residência, então, se desejar móveis que se encaixem perfeitamente no cômodo, tire as medidas do espaço e compre um móvel com medidas aproximadas para o local.

Existem muitas opções de móveis prontos. Outra opção é pedir ao marceneiro um móvel que não seja fixo e que possa ser adaptado em outro espaço na próxima mudança. Respeite a medida padrão do pé direito mínimo de 2,40m. Essa medida serve para a maioria das casas e apartamentos, e certamente você poderá aproveitar esse móvel na sua futura morada.

Leia+: Como redecorar uma sala de estar

4. Luzes e ação

Iluminação é um item fundamental na decoração de interiores e você pode conseguir efeitos incríveis e tornar o ambiente mais dinâmico ou acolhedor sem precisar de um projeto de iluminação, usando a luz certa e pontos de luz espalhados pelo ambiente.  

Portantom, não pense duas vezes antes de substituir a iluminação da casa por peças novas. No entanto, lembre-se de guardar as antigas peças para reinstalar na devolução do imóvel, pois as peças adquiridas podem ser levadas na próxima mudança.

Avalie a necessidade de cada espaço e os pontos elétricos disponíveis para instalação das luminárias. Você pode usar o abajur como recurso, quando o ambiente fornecer apenas um ponto de iluminação.

Semelhantemente, para quartos, opte por luminárias do tipo rebatedor para garantir a iluminação geral do local e use abajures nas cabeceiras da cama para proporcionar um ambiente mais acolhedor. Na cozinha, a luz neutra atende as necessidades básicas, se for necessário iluminar as bancadas, procure em lojas especializadas e instale um perfil de led que pode ser colado no armário. No banheiro além do ponto elétrico no teto, verifique a existência de pontos adicionais para arandelas, que podem auxiliar na hora de fazer a maquiagem.

5. Adesivo para paredes e portas

Tod mundo concorda que papel de parede é lindo, mas pode ser chato de remover. Já os adesivos dão vida aos cômodos da casa e permitem que cada ambiente seja decorado de acordo com sua função, eles também ajudam a modificar o espaço. Além do preço acessível, são fáceis de instalar e remover. Se as portas forem feias, ou não estiverem em ordem, adesivos podem ser uma ótima opção!

6. Quadros

Cômoda antiga pintada de branco com quadro com pintura de flor cor de rosa, escultura de elefante e um vaso branco com detalhes

As paredes podem receber elementos decorativos mesmo naõ tendo autorização do proprietário para fazer furos nas paredes. A verdade é que não existe uma regra que obrigue os quadros a serem fixados na parede :), uma solução linda e elegante, é simplesmente apoiá-los em um móvel e deixar repousar sobre a parede.

Caso você deseje instalar um quadro, retrato ou relógio, procure fixar esses elementos como auxílio de ganchos adesivos. Apenas tome cuidado para não tentar fixar um objeto muito pesado, pois a gravidade nesses casos pode ser mais forte do que a fita.

7. Cortinas

Cortinas vestem as janelas da casa, conferem privacidade e podem ser instaladas sem problema algum em uma casa alugada. Além disso, sua colocação proporcionará conforto e aconchego para o ambiente.

Para uma futura mudança, as cortinas podem ser reformadas na altura, largura ou comprimento. Para cobrir suas janelas, opte por cortinas até o chão sempre, pois garantem sofisticação ao ambiente!

Leia+: 4 Estilos de decoração que estão em alta

8. Tapetes e pisos

Tapetes proporcionam conforto visual instantâneo, além de ser uma saída para ocultar marcas e defeitos no piso que podem denunciar a idade do imóvel ou a falta de cuidados dos antigos moradores. No caso de o piso estar muito feio ou estar danificado, você pode instalar um piso laminado flutuante, que não utiliza cola e pode ser removido e instalado em outro local.

Sala de estar com grandes janelas e iluminação natual, com um sofá cinza com almofadas, plantas ao lado do sofá e um tapete kilin em tons terrosos.

9. Papel Contact

Algumas casas alugadas possuem armários embutidos que muitas vezes estão feios, arranhados, com aparência desagradável ou datados.

A customização desses móveis com papel contact pode ser a solução perfeita para revestir e dar cara nova para os armários antigos da cozinha ou quarto. Essa técnica também vale para revestir eletrodomésticos como geladeira e máquina de lavar louça ou roupa. Lembrando que esse tipo de adesivo pode ser removido facilmente.

Leia+: 10 dicas para quem não sabe decorar

10. Acessórios

Essa é a única maneira de conseguir um espaço verdadeiramente pessoal. Decore com almofadas, mantas, livros, objetos e garanta que seu estilo esteja refletido nos itens escolhidos para a casa!

A dica principal para decorar uma casa alugada é não investir em nada que seja definitivo e sempre buscar por alternativas práticas e inteligentes para modificar os ambientes de uma maneira sutil, mas que deixe tudo mais confortável para você e sua família.

Em suma, é fácil planejar a decoração para casa alugada, porém requer escolhas criativas. Você gostou das dicas de decoração para casa alugada?

Quer aprender a decorar a casa sozinho? Clique aqui

Leia+ Maneiras criativas para decorar sem gastar

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.