Antes de tudo, estudos apontam que você leva 21 dias para criar um novo hábito e 6 semanas para torná-lo natural?

Portanto, vou compartilhar 10 pequenos hábitos que você pode experimentar para ser organizado. Acompanhe a lista:

1. Faça sua cama todas às manhãs

Você é do tipo que não faz a cama, pois terá que desmanchá-la de noite?
Quando você faz a cama logo após acordar, você pode notar que além de seu quarto ficar mais bonito e organizado, o seu dia começa melhor e mais disposto.

Fazer a cama realmente ajuda a determinar como será o resto do seu dia.

Por isso adoro o livro: Arrume a sua cama: Pequenas coisas que podem mudar a sua vida… E talvez o mundo

2. Limpe sua cozinha todas as noites

Assim como para ser organizado, arrumar a cama é a primeira coisa que você deve realizar ao acordar, limpar a cozinha certamente é uma tarefa que você deve fazer todas as noites.

É natural querer jogar todos os pratos do jantar na pia, colocar as crianças para dormir (se você tiver filhos pequenos) e fazer qualquer outra coisa pelo resto da noite como ver um filme. No entanto, ter uma cozinha limpa e arrumada antes de dormir, ajuda a manter a casa sempre organizada.

Não é ótimo acordar e encontrar uma cozinha limpa?

Cozinha organizada com bancadas limpas - 10 hábitos simples para ser organizado

3. Conclua uma tarefa antes de passar para a próxima

Você entra na internet para pagar uma conta, em seguida aproveita para checar seu e-mail, entra em um site no no instagram e duas horas depois você não pagou a conta e nem fez nada produtivo. Alguém assim?

Frequentemente fica pulando de tarefa em tarefa e quando chega o fim do dia está cansado e com a sensação de que não concluiu nada?

Para ser organizado, tente realizar uma tarefa de cada vez e só passar para a próxima quando a anterior estiver concluída.

4. Use seu tempo com sabedoria

Enquanto você espera cozinhar algo, use seu tempo para secar a louça, esvaziar a máquina de lavar ou algo assim.

Atualmente, com o uso das redes sociais, nosso tempo acaba sendo usado para verificar e-mails ou dar uma “olhadinha” no Instagram. Evite a tentação de mexer no celular e procure realizar as tarefas domésticas nos pequenos intervalos de tempo disponíveis.

Para ser organizado, fique atento como administra seu tempo e use-o com sabedoria.

5. Siga a regra “um entra, outro sai”

Se levarmos algo novo para casa, alguma outra coisa precisa ir embora. Vivemos em casas e apartamentos cada vez menores, por isso, qualquer desordem pode deixar tudo parecendo uma grande bagunça.

O hábito de se desfazer de algo usado quando comprar/ganhar algo novo é muito saudável. Ao mesmo tempo que evita o acumulo de objetos.

Por exemplo, quando seu filho ganhar um brinquedo novo, incentive-o a escolher um brinquedo usado para doar. Quando você compra uma camisa nova, uma camisa que não está entre as suas favoritas também deve ir para doação.

6. Mantenha seu calendário atualizado

Atualmente, o calendário do celular é uma ótima opção para marcar e lembrar de seus compromissos, você pode programar o despertador para ter certeza que irá se lembrar de tudo.

Além disso, a maioria de nós tem celular e está com ele à mão grande parte do tempo. É claro que você pode usar um calendário de papel e uma caneta.

Experimente o que funciona melhor para você e para uma rotina mais organizada.

Caderno com lista de tarefas

7. Mantenha sua caixa de entrada de e-mails vazia

Sempre que possível, mantenha sua caixa de e-mails vazia. Monte um sistema de etiquetas (tags) para arquivar seus e-mails e tenha como objetivo ter zero e-mail na sua caixa de entrada antes de ir para a cama todas as noites.

Bem como, cancele o recebimento de e-mails indesejados. Descadastre-se, é fácil e rápido. Reserve um tempo por dia para responder seus e-mails e apagar os indesejados.

8. Tenha um sistema de arquivamento

Esse sistema pode variar de pessoa para pessoa, mas ter um destino certo para os papéis que entram em sua casa é muito importante. Esses papéis podem variar e ser contas a pagar, contas pagas, trabalhos escolares, holerites, apólices de seguro, etc.

Apenas encontre o melhor método para arquivar sua papelada. Eu aderi ao uso do One Drive e mantenho todos os documentos digitalizados na nuvem. Você pode optar por receber suas faturas por e-mail, dessa forma você evita acumulo de papéis que ocupam espaço.

9. Tenha uma lista de tarefas

Listas são ótimas para organizar e manter as coisas sob controle.

Conforme você planeja o próximo dia na noite anterior, escreva uma lista de coisas que você precisa fazer ou de lugares que precisa visitar.

Elas podem otimizar tempo e combustível, evitando dar grandes voltas ao realizar tarefas em locais próximos. Por vezes, as listas também evitam que esqueçamos de alguma tarefa.

10. Durma bem

O que o sono tem a ver com a produtividade e organização? Tudo!

Se você precisa levantar cedo na manhã seguinte e ficou até tarde na internet, isso irá afetá-lo diretamente transformando você em uma pessoa sonolenta e improdutiva.

Por fim, ir para a cama mais cedo e dormir o suficiente faz grande diferença no seu dia a dia e te ajuda a ser mais organizado.

Gostou das dicas para ser organizado? Deixe um comentário!

Leia+: 3 passos para desenvolver um novo hábito

Um abraço

Paual Fuzeto

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.