Você sabia que se leva 21 dias para criar um novo hábito e 6 semanas para torná-lo natural? Vou compartilhar 10 pequenos hábitos que você pode experimentar para tornar sua vida mais organizada. Acompanhe a lista:

 

#1. Faça sua cama todas às manhãs

Você é do tipo que não faz a cama, pois terá que desmanchá-la de noite?
Quando você faz a cama logo após acordar, você pode notar que, além de seu quarto ficar mais bonito e organizado, o seu dia começa melhor e mais disposto. Fazer a cama realmente ajuda a determinar como será o resto do seu dia. 1.

 

#2. Limpe sua cozinha todas as noites

Fazer a cama é a primeira coisa que você deve fazer ao acordar e limpar a cozinha certamente é uma coisa que você deve fazer todas as noites. É natural querer jogar todos os pratos do jantar na pia, colocar as crianças para dormir (se você tiver filhos pequenos) e fazer qualquer outra coisa pelo resto da noite como ver um filme ou mesmo dormir. No entanto, ter uma cozinha limpa e arrumada antes de dormir é o correto para ajudar a manter o resto da casa organizada. Não é ótimo acordar e encontrar uma cozinha limpa?!

 

#3. Conclua uma tarefa antes de passar para a próxima

Você entra na internet para pagar as contas em seu banco e de repente lembra que não respondeu “aquele” e-mail e quando está fazendo isso, encontra algum artigo, um site interessante ou entrou no facebook e duas horas depois você não pagou as contas, nem respondeu o tal e-mail. Alguém assim? Você fica pulando de tarefa em tarefa e quando chega ao fim do dia está cansado e com a sensação de que não concluiu nada? Tente fazer uma tarefa de cada vez e só passar para a próxima quando a anterior estiver concluída.

 

#4. Use seu tempo com sabedoria

Enquanto você espera cozinhar algo no forno ou aquecer no microondas, pode usar esse tempo para secar a louça, esvaziar a máquina de lavar ou algo assim. Agora com as redes sociais esse tempo acaba sendo usado para verificar seu e-mail, dar uma “olhadinha” no Instagram em vez realizar as tarefas que vão te ajudar a manter a casa em ordem. Fique atento como usa seu tempo e use com sabedoria.

 

#5. Siga a regra “um entra, outro sai”

Se levarmos algo novo para casa, alguma outra coisa tem que ir embora. Vivemos em casas e apartamentos cada vez menores, por isso, qualquer desordem pode deixar tudo parecendo uma grande bagunça. O hábito de se desfazer de algo velho quando compra ou ganha algo novo é muito saudável e evita o acumulo de objetos. Por exemplo, quando seu filho ganha um brinquedo novo, incentive a escolha de pelo menos um dos seus velhos brinquedos para dar de presente. Quando você compra uma camisa nova, uma camisa que não está entre as suas favoritas pode ir para doação.

 

#6. Mantenha seu calendário atualizado

Os calendários dos celulares são uma ótima opção para marcar e lembrar de seus compromissos, você pode inclusive usar o despertador para ter certeza que irá lembrar-se de tudo. Hoje em dia a maioria de nós tem celular e está com ele à mão grande parte do tempo. É claro que você pode usar um calendário de papel e uma caneta. Experimente o que funciona melhor para você e para sua rotina.

 

#7. Mantenha sua caixa de entrada de e-mails vazia

Manter sua caixa de e-mail vazia ou controlada parece uma tarefa árdua? Monte um sistema de etiquetas (tags) para arquivar seus e-mails e tenha como objetivo ter zero e-mail na sua caixa antes de ir para a cama todas as noites. Verifique o recebimento de e-mail marketing indesejados e descadastre-se é fácil e rápido. Reserve um tempo por dia para responder seus e-mails e apagar os indesejados.

 

#8. Tenha um sistema de arquivamento

Esse sistema pode variar de pessoa para pessoa, mas ter um destino certo para os papéis que entram em sua casa é muito importante. Esses papeis podem variar e ser contas a pagar, contas pagas, trabalhos escolares, holerites, apólices de seguro, etc. Visite uma papelaria e encontre o melhor método de arquivar sua papelada.
Uma dica é optar por receber suas faturas por e-mail, dessa forma você evita um pouco desse acumulo de papéis que ocupam espaço e tempo.

 

#9. Faça uma lista do que fazer (to do)

Listas são ótimas para organizar e manter as coisas sob controle. Você pode planejar seu dia nas noite anterior, fazendo uma lista de coisas que você precisa fazer e dos lugares que precisa ir. Essas listas podem otimizar tempo e combustível, evitando dar grandes voltas para realizar tarefas em locais próximos. Elas evitam que esqueçamos “dessa ou daquela coisa” que deveríamos ter feito.

 

#10. Durma um pouco

“O que o sono tem a ver com a produtividade e organização?!”
T-u-d-o. Se você precisa levantar cedo na manhã seguinte e ficou até tarde na internet ou assistindo a algum filme, isso irá afetá-lo diretamente transformando você em uma pessoa apática e improdutiva. Ir para a cama mais cedo e dormir o suficiente faz grande diferença no outro dia.

 

 

 

Gostou das dicas para ser organizado? Deixe um comentário!

Leia+: 3 passos para desenvolver um novo hábito