Trabalhar, cuidar da casa, cozinhar, cuidar dos filhos, se cuidar e ainda ter uma vida social. São tantas atividades que às vezes parece que 24 horas no dia não são suficientes. A boa notícia é que temos muitos eletrodomésticos para ajudar, e eu amo essa ajudinha extra. Olha só a minha listinha com os 10 eletrodomésticos que facilitam a vida, e como eles quebram um galho na hora das tarefas da casa. Vou deixar de fora os itens de sobrevivência básica como geladeira e fogão, ok?

1. Máquina Lava e Seca

O favorito dos meus eletrodomésticos que facilitam a vida é a Lava e Seca! Já faz 6 anos que comprei uma máquina lava e seca modelo da LG de 8,5kg. Moro em Curitiba, onde o índice pluviométrico é um dos maiores do mundo, some isso ao frio e a umidade no ar. Então uma secadora é praticamente um item de sobrevivência por aqui.

Uma das vantagens em secar as roupas na lava e seca, é que é possível dispensar o uso do ferro em roupas como toalhas de banho, roupas íntimas, roupas esportivas e algumas peças de algodão. Basta tirar as roupas da secadora logo que ela desliga, dobrar e “alisar” as peças com a mão.

A máquina possui 18 ciclos de lavagem, onde é possível lavar roupas esportivas, edredons, roupas claras, roupas de lã, roupas de algodão, roupas de bebê, possui enxágue antialérgico entre outras facilidades.

Esse tipo de máquina com abertura frontal utiliza menos sabão e água durante todas as lavagens, pois é necessário apenas 1 colher de sopa de sabão líquido para a lavagem das roupas. O uso de sabão em excesso pode prejudicar o bom funcionamento da máquina.

Falando em manutenção, é importante limpar anualmente o duto da secadora e realizar a lavagem do tambor a cada 2 semanas para eliminar os resíduos.

A desvantagem dessa máquina, é que seca apenas 5kG de roupa (ela lava 8,5kg), e as secagens podem demorar um pouco. Com o tempo a gente pega o jeito, e coloca na máquina a quantidade de roupa certa para lavar e secar.

Para alguns tipos de roupa como camisas, roupas de lã e lençóis, não recomendo usar a função secar, pois dependendo do tecido elas saem da máquina muito amassadas e dificultam o processo de passagem da roupa.

Leia + Como lavar roupa suja

2. Máquina de Lavar louças

O segundo favorito dos meus eletrodomésticos que facilitam a vida é a lava louças! Eu gosto tanto, que já convenci pelo menos 3 amigas a comprarem também (rsrs). Afinal para uma casa em ordem, é preciso ter a pia limpa, certo?!

O problema aqui em casa, é que ninguém gosta de lavar a louça, mas ainda assim é uma tarefa que precisa ser feita. A solução foi comprar uma máquina de lavar louça. Compramos um modelo da Eletrolux, em função da limitação de espaço na cozinha. Esse modelo é bem compacto e lava até 6 serviços.

A lava louças tem 5 programas de lavagem, podendo apenas fazer uma pré lavagem (até encher a máquina de louças) antes de fazer o ciclo completo, lavagem express que lava a louça sem secar e programas para lavar e secar louças e panelas.

A desvantagem é que tenho pratos quadrados e os maiores não cabem dentro da máquina, já os pratos fundos não se encaixam perfeitamente pelo design, o que dificulta a organização da louça dentro da máquina, além disso, raramente as panelas maiores cabem junto com a louça do dia a dia.

Essa máquina é ideal para famílias pequenas de até 4 pessoas (embora seja 6 serviços), para famílias maiores recomendaria uma da Brastemp de 8 serviços e que cabem as panelas grandes \0/.

Leia+  09 coisas que você pode lavar na lava louças

3. Microondas

Quando me casei, dispensei o forno de microondas da lista de presentes, porque acreditava que a única função desse equipamento era deixar o pão borrachudo. No entanto, antes da minha segunda filha nascer acabei comprando um microondas e confesso que ele é meu parceiro de todas as horas na cozinha.

Para mamães com bebês ele ajuda a esquentar a mamadeira, esteriliza as chupetas e mamadeiras (se você tiver o esterilizador, claro!), esquenta a papinha e  a bolsa de água quente.

Para as donas de casa, é uma mão na roda para descongelar a carne, cozinhar legumes no vapor, cozinhar pudim de maneira rápida, fazer bolo de caneca, brigadeiro, pipoca, esquentar o prato de comida, o copo de leite para os pequenos e tudo mais. Todas as manhãs eu cozinho mingau de aveia no microondas, e isso me poupa o tempo que teria que ficar na beira do fogão mexendo o mingau na panela.

Leia + 10 dicas para economizar tempo na cozinha

4. Chaleira Elétrica

A Chaleira Elétrica é outra queridinha na minha cozinha, ela ferve a água com muita rapidez e desliga automaticamente por segurança. Ela facilita o preparo de tudo, desde fazer um chá, passar café até cozinhar alimentos. O truque quando estou com pressa, é ferver a água na chaleira elétrica para ganhar tempo, depois despejo a água quente na panela para cozinhar o macarrão, apressar o cozimento do feijão ou de qualquer outro alimento que necessite de água quente.

Ela é muito útil também na lavanderia, para deixar as roupas brancas de molho, fervo água na chaleira, despejo no balde, adiciono algum produto tira manchas com oxigênio ativo (tipo vanish). A água quente ativa o produto e ajuda a desencardir as roupas brancas, panos de prato, etc.

Alguns modelos de chaleira elétrica, esquenta também por fora, representando perigo na cozinha para os desatentos ou para as crianças, portanto tenha cuidado ao escolher a sua. O modelo que tenho em casa é da Britânia que não esquenta o corpo, somente a água.

5. Torradeira

Pão fresco é uma delícia, mas nem sempre é possível sair de manhã para comprar na padaria. Logo, usar a torradeira para deixar o pão crocante e quentinho é uma excelente alternativa, também é possível preparar wafles congelados na torradeira.

Para quem consomem pouco pão e ele acaba embolorando, uma alternativa é congelar as fatias e descongelar direto na torradeira na hora do consumo. É por isso que a torradeira está na minha lista eletrodomésticos que facilitam a vida. O modelo que tenho é da Cadence e tem a função de torrar, descongelar e reaquecer, possui coletor de migalhas para facilitar a limpeza do aparelho.

6. Panela de arroz

A verdade é que ter uma panela de arroz é muito prático,  pelo simples fato de não precisar ficar cuidado da panela enquanto cozinha, ainda é possível preparar várias receitas como risotos e mingau. Acredite, na época em que eu estava de mudança e ainda não tinha fogão, fiz até macarrão na panela de arroz (primeiro fervi a água na chaleira elétrica) e deu super certo.

Alguns modelos de panela desligam sozinho, o que é uma facilidade. E ainda vêm com um acessório para cozinhar legumes no vapor tornando as refeições mais leves e saudáveis.

7. Air fryer

A Air Fryer foi um dos eletros que namorei por muito tempo antes de comprar, pois achava que seria como ter grill (tipo George Foreman) que dá tanto trabalho para limpar, que não gosto nem de pensar em usar, mas ao contrário, quando comprei me apaixonei.

Comecei a testar todos os alimentos na Air Fryer e descobri que ela não tem apenas a função de “fritar” sem óleo, é possível fazer desde batata palito congelada, batata noisete, pão de queijo, coxinha, iscas de frango, empadão congelado, até muffin eu assei nessa maquininha. Para aqueles que reclamam que o sabor não fica igual ao frito, a dica é acrescentar ou borrifar apenas 1 colher de óleo no recipiente de preparo para dar “aquele” sabor.

8. Liquidificador

liquidificador certamente faz parte das lista de eletrodomésticos que facilitam a vida pois é um equipamento de uso “quase” diário na minha cozinha, usamos para bater shakes, sucos, sopas, massa de bolo, cremes e tudo mais. Não vivo sem, pois geralmente as receitas de liquidificador são muito rápidas e práticas.

Leia + 5 receitas doces de liquidificador testadas e aprovadas

9. Mixer

Mixer está nessa lista porque agiliza a vida na cozinha, principalmente na hora de triturar a cebola e o alho. Excelente também para triturar tomates, nozes, castanhas, amendoim e desfiar carnes.

Acompanha um batedor de claras em neve que torna o preparo de omeletes e bolos muito mais rápido. O mixer é portátil e eu adoro isso, porque quando algum creme empelota, é possível usar o triturador diretamente na panela para desempelotar.

10. Aspirador de pó

aspirador de pó é prático e facilita a limpeza da casa. Quando usamos a vassoura para limpar, a poeira tende a subir e depois ela volta para as superfícies. Já quando usamos o aspirador, não temos esse problema, pois toda a poeira vai para dentro do saco do aspirador, o que é ideal, principalmente para alérgicos.

Alguns modelos oferecem facilidades como aspirar líquidos, e ainda ajudam a desentupir a pia (de acordo com o fabricante). A função soprar também é ótima e na ultima festa que fizemos em casa, enchemos os balões com o aspirador e foi muito prático, o melhor é que os balões ficaram todos do mesmo tamanho.

Gostou de conhecer minha lista de eletrodomésticos que facilitam a vida? Quer jeito melhor de simplificar a vida com aparelhos que te ajudam e reduzem o tempo das tarefas!

Gostaria que eu fizesse a resenha de algum produto? Deixe uma dica ou comentário.

Leia + UP Plasútil – Resenha de produto

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.