Sua vida financeira está uma bagunça? Siga estas dicas para sair do vermelho.

1. Jamais use o cheque especial

Nunca use o cheque especial ou o pagamento parcial do cartão de crédito. Peça empréstimos ao banco, que sai mais barato. Compare as taxas de juros.

2. Passe a controlar o saldo do seu cartão de crédito

Controle seu saldo com mais freqüência (pelo menos a cada 10 dias), para deixar de gastar além do esperado. Planeje as compras e estabeleça limites de gastos para sair do vermelho.

3. Tenha uma ideia do tamanho do seu problema

A primeira coisa a fazer é anotar TODOS os gastos do mês, inclusive os gastos pequenos, para descobrir o que cortar. Aquele cafezinho inocente diário pode ser responsável por parte considerável do rombo no final do mês.

4. Elabore um plano radical de “enxugamento” de gastos

Corte gastos na maior intensidade possível, para que a dívida seja amortizada de uma vez. Não adianta ir pagando aos pouquinhos, pois os juros tornam a aumentar rapidamente a sua dívida.

5. Corte todos os gastos desnecessários

Quanto mais intenso for o corte de gastos, menor o tempo necessário para isso. Menores serão os desgastes no relacionamento familiar. Reduza a quantidade de vezes que sai para comer em restaurantes. Tente evitar comprar roupas novas. Elabore um cardápio com os itens existentes na despensa de casa.

6. Acabe de vez com a tentação das compras a prazo

10 dicas para sair do vermelho

Opte por usar dinheiro, comprando à vista. Compras a prazo iludem-nos e tendem a acumular-

7. Use todos os tipos de poupança que você tem

Não adianta estar com investimentos e perder mais com os juros da dívida. O mesmo vale para bens como terrenos e imóveis à espera de valorização. Para quitar sua dívida, opte por resgatar títulos de capitalização, o dinheiro da poupança e qualquer outro investimento.

8. Fuja de atividades de lazer de alto custo

Aprenda a valorizar as coisas preciosas da vida que não custam nada, como um passeio ao ar livre ou uma reunião em casa com amigos ou família.

9. Enquanto não conseguir quitar toda a dívida, substitua-a por outras mais baratas

10 dicas para sair do vermelho

Substitua suas dívidas por outras mais baratas, como antecipação de restituição de Imposto de Renda, venda do automóvel e compra de outro parcelado. Para sair do vermelho, use todo o dinheiro da venda para reduzir a dívida.

10. Integre toda a família em seu plano de ajuste

Para sair do vermelho, é importante que todos estejam engajados, para que haja maior co-motivação. Troque a TV a cabo por streaming TV, controle o tempo no banho para economizar luz, água e gás. Controle as ligações telefônicas, optando por Skype, chats ou mensagens de texto.

Gostou das dicas para sair do vermelho? Deixe um comentário! Até a próxima.

Leia+ Fuja das 5 ciladas do cartão de crédito

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.