Sua vida financeira está uma bagunça? Siga estas dicas para sair do vermelho.

 

#1. Jamais use o cheque especial

Nunca use o cheque especial ou o pagamento parcial do cartão de crédito. Peça empréstimos ao banco, que sai mais barato. Compare as taxas de juros.

 

#2. Passe a controlar o saldo do seu cartão de crédito

Controle seu saldo com mais freqüência (pelo menos a cada 10 dias), para deixar de gastar além do esperado. Planeje as compras e estabeleça limites de gastos para sair do vermelho.

sair do vermelho

 

#3. Tenha uma ideia do tamanho do seu problema 

A primeira coisa a fazer é anotar TODOS os gastos do mês, inclusive os gastos pequenos, para descobrir o que cortar. Aquele cafezinho inocente diário pode ser responsável por parte considerável do rombo no final do mês.

 

#4. Elabore um plano radical de “enxugamento” de gastos

Corte gastos na maior intensidade possível, para que a dívida seja amortizada de uma vez. Não adianta ir pagando aos pouquinhos, pois os juros tornam a aumentar rapidamente a sua dívida.

sair do vermelho

 

#5. Corte todos os gastos desnecessários

Quanto mais intenso for o corte de gastos, menor o tempo necessário para isso. Menores serão os desgastes no relacionamento familiar. Reduza a quantidade de vezes que sai para comer em restaurantes. Tente evitar comprar roupas novas. Elabore um cardápio com os itens existentes na despensa de casa.

 

#6. Acabe de vez com a tentação das compras a prazo

Opte por usar dinheiro, comprando à vista. Compras a prazo iludem-nos e tendem a acumular-se.

 

sair do vermelho

 

#7. Use todos os tipos de poupança que você tem

Não adianta estar com investimentos e perder mais com os juros da dívida. O mesmo vale para bens como terrenos e imóveis à espera de valorização. Para quitar sua dívida, opte por resgatar títulos de capitalização, o dinheiro da poupança e qualquer outro investimento.

 

#8. Fuja de atividades de lazer de alto custo

Aprenda a valorizar as coisas preciosas da vida que não custam nada, como um passeio ao ar livre ou uma reunião em casa com amigos ou família.

sair do vermelho

 

#9. Enquanto não conseguir quitar toda a dívida, substitua-a por outras mais baratas

Substitua suas dívidas por outras mais baratas, como antecipação de restituição de Imposto de Renda, venda do automóvel e compra de outro parcelado. Para sair do vermelho, use todo o dinheiro da venda para reduzir a dívida.

sair do vermelho

 

#10. Integre toda a família em seu plano de ajuste

Para sair do vermelho, é importante que todos estejam engajados, para que haja maior co-motivação. Troque a TV a cabo por streaming TV, controle o tempo no banho para economizar luz, água e gás. Controle as ligações telefônicas, optando por Skype, chats ou mensagens de texto.

 

Gostou das dicas para sair do vermelho?  Deixe um comentário!

Leia+ Fuja das 5 ciladas do cartão de crédito

 

 

Até a próxima.

Siga nas redes sociais:

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons