O difícil não é limpar a casa, e sim manter a casa limpa durante a semana, principalmente num lar com criança e adolescente. Cada família é única, por isso, não existe fórmula mágica para resolver questões domésticas, o que existe são mudanças de atitudes para um dia-a-dia mais eficiente. Basta refletir sobre como está funcionando o “sistema” da sua casa, e se organizar para mantê-la limpa.

1. Sua casa tem rotina?

Para a casa funcionar bem é necessário estabelecer uma rotina de limpeza. A participação das crianças é importante, para o próprio desenvolvimento delas, pois devem aprender a ter responsabilidade e senso de organização. Portanto distribua as tarefas diárias dos pequenos: arrumar a cama, guardar os brinquedos, deixar a roupa suja no lugar certo. Já o casal pode dividir algumas tarefas como colocar o lixo na rua, lavar a louça do jantar e administrar a lavanderia. Dedique um dia da semana para caprichar em cada cômodo. Por exemplo: segunda é dia da cozinha, quarta da sala, etc.

2. Primeira hora

A primeira hora da manhã dita o ritmo do dia todo, por isso é importante começa-la bem. Antes de iniciar suas atividades abra as janelas da casa, deixe-a “respirar”, melhore o aspecto do quarto deixando a cama arrumada e nem pensar em pular o café da manhã. Estas simples atitudes vão dizer ao seu cérebro “hei! Hora de acordar”.

3. Antes de ir para o trabalho

Algumas coisas podem ser feitas enquanto você estiver fora. Coloque a máquina de lavar roupas para funcionar, programe a lava louça com as louças da manhã e quando voltar vai encontrar roupa e louça lavadas.

4. Momento do descarte

Todos os dias papéis acabam acumulando, por isso, reserve alguns minutos do dia para jogar fora jornais e correspondência que já foram lidos. Aproveite para organiza-las em pastas indicando “contas pagas” e “contas a vencer” de preferência deve ficar onde pode ser vista, para evitar que se esqueça de pagá-las. As crianças podem fazer o mesmo com os papéis antigos do colégio e tudo que vem para casa sem necessidade.

5. Sujou? Limpe. Tirou? Guarde

A vilã da casa limpa é a procrastinação. Não deixe para depois o que você tem condição de fazer no momento, pois a tendência é que as tarefas se acumulem e alguma acaba ficando para trás.

6. Produtos sempre à mão

Separe um espaço nos armários da cozinha e dos banheiros para deixar alguns produtos de limpeza específicos, e durante o dia-a-dia com alguns minutos, mantenha os ambientes limpos.

7. Tapetes e cortinas

Marque em sua agenda (e leve a sério) uma data mensal ou bimestral para lavar cortinas e tapetes. Estes itens acumulam a sujeira do dia-a-dia e podem provocar alergia e desconforto respiratório.

8. Ambientes livres

Não permita que haja acumulo de objetos em cima das bancadas, poltronas, da mesa de jantar ou até mesmo na escada. Libere o espaço e repense a necessidade de um móvel para armazenamento no ambiente ou cestas organizadoras.

9. Não esqueça da geladeira

Antes de fazer as compras, verifique o que está na geladeira desnecessariamente. Descarte restos de alimento ou algum produto que já passou da validade. Aproveite para limpar o que estiver sujo.

10. Antes de deitar

Depois de colocar as crianças na cama, antes do seu merecido descanso, cronometre 15 minutos para revisar a casa. Passe pelos cômodos colocando tudo em seu lugar. Certamente é mais agradável começar o dia com um ambiente organizado.

Se após ler este texto veio a sua mente “nunca daria conta de fazer tudo isso”. Tenha calma, pois toda mudança duradoura acontece gradualmente. Que tal um item por semana?

Te motivamos a melhorar seus hábitos de limpeza e organização? Comente sua experiência.

Leia + 5 passos para organizar