Criança não vem com manual de instrução, se viesse, ainda assim seria um grande desafio educar e preparar para o mundo um cidadão com valores e que saiba ser gentil com o próximo. Só as mamães elas têm o desprendimento e a coragem de pensar primeiro no filho e depois em si, mas toda esta dedicação deixa as mamães cansadas e então o humor não é mais o mesmo, imagina a paciência?! Mesmo com a rotina pesada, mãe merece curtir cada momento do desenvolvimento do seu filho. Pensando nisso separamos 10 dicas para mamães cansadas.

 

#1. Separe tempo para você

Mesmo que seu filho seja pequeno e exija muita atenção, durante a semana separe um período para se cuidar! Fazer escova, retocar as luzes, unhas e sobrancelhas. Este cuidado é muito importante para sua autoestima, até mesmo para o relacionamento do casal.

dicas para mamães

 

#2. Dialogue mais

As mulheres são realmente fortes e tendem a carregar o mundo nas costas como o Atlas da mitologia grega. Este comportamento pode gerar acúmulo de tarefas e o cansaço é eminente. Quase sempre uma boa conversa resolve a questão! Por isso, sente com a família e diga que precisa de ajuda, com colaboração a casa funciona melhor e ninguém fica sobrecarregado.

dicas para mamães

 

#3. Cuide da saúde

Da gestação aos primeiros anos do bebê toda a atenção vai para ele, mas e a sua saúde? É comum aquele pensamento “depois eu vejo isso”, mas nosso organismo é como um relógio cheio de engrenagens, se uma não funciona direito, todas serão afetadas. Por isso não menospreze o excesso de peso, dor na coluna ou enxaquecas frequentes. Saúde em primeiro lugar.

dicas para mamães dicas para mamães

 

#4. Ensine seu filho a ser independente

Às vezes a mãe não quer que o filho cresça, cria uma criança totalmente dependente e com o passar do tempo a rotina pesa! Não faça por ele. Na fase adequada incentive seu filho a comer sozinho, usar o peniquinho, escolher suas próprias roupas, estimule a interação com coleguinhas. Isso é positivo para o desenvolvimento dele e irá favorecer sua rotina. 

dicas para mamães

 

#5. Ajuda profissional

É comum depressão pós-parto, ou a sensação de “não dar conta” de cuidar do bebê. Para mamães de crianças maiores, o desafio é se adequar a todas as fases: de criança para adolescente para jovem e adulto. Cada fase exige um tipo de diálogo e o que pode acontecer é haver distância entre mães e filhos. Se aparecerem alguns sinais como estes, não é vergonha nenhuma procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. O importante é encontrar o equilíbrio emocional para viver esta fase com alegria. 

dicas para mamães

 

#6. Não se cobre tanto

Todas querem ser mães perfeitas, donas de casa exemplares, esposas maravilhosas, mas o dia-a-dia nem sempre permite e até onde eu sei, seres humanos erram. Quando a lista “to do” de rotina não pôde ser terminada, se concentre em concluir a rotina do dia seguinte, sem pressão. dicas para mamães

Leia: Rotina para mães que trabalham fora.

#7. Não deixe o casamento de lado

De fato um filho exige atenção e cuidados diários, mas o seu casamento também. Depois da chegada do filho, o casal passa por um processo de ajustes com o corpo e emoções, é preciso paciência, mas o olho no olho e o namoro não podem ficar pra depois. Proporcione um jantar a sós e um passeio no final de semana. Duvido que a vovó vai achar ruim ficar algumas horas com o netinho.

dicas para mamães

 

#8. Uma coisa de cada vez

Toda mãe desenvolve a habilidade de cozinhar, trabalhar, falar ao telefone e dar broncas ao mesmo tempo. Parece fácil pra elas, mas certamente é cansativo. Por isso é importante ter uma rotina bem estabelecida e fazer uma coisa de cada vez. Hora de organizar é só pra isso, no momento de cozinhar se concentre na cozinha, ao ajudar seu filho com a lição de casa faça apenas isso. Você vai concluir suas tarefas com mais rapidez e notar que é mais produtivo. 

dicas para mamães

 

#9. Eduque seus filhos

Você não precisa ficar como uma louca correndo e gritando atrás do seu filho. Mães falam e os filhos obedecem, pelo menos é assim que deveria ser. Não tenha medo de dar disciplina às crianças, elas precisam aprender limites ou se tornarão adultos mimados e problemáticos. Com o tempo de game e tv reduzidos ou um período no local do pensamento, cada família encontra sua forma de disciplinar (sem violência e agressão,  claro). Filhos educados cansam menos, de fato.

dicas para mamães

 

#10. Se divirta com as crianças

A brincadeira envolve roupas sujas? Se joga! Seus filhos certamente lembrarão com carinho destes momentos felizes juntos. Rir diminui o stress, aproveite a criatividade deles e se divirta, quebre a rotina vez ou outra. Viva cada fase, ela passa rápido e depois ficam as fotos, lembranças e a saudade.

dicas para mamães

Além de um desafio prazeroso, ser mãe é também uma experiência única, ou seja, nunca é exatamente igual. Por isso, se você tem algo que funcionou na sua rotina e quer compartilhar conosco, deixe um comentário!

loading…

Leia+: 15 hábitos para mães felizes

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima 😉

Marcella é formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Estudou contabilidade empresarial e planejamento de orçamento familiar pela Fundação Getúlio Vargas. Apaixonada por fotografia e gastronomia.

Comments