Criança não vem com manual de instrução, se viesse, ainda assim seria um grande desafio educar e preparar para o mundo um cidadão com valores e que saiba ser gentil com o próximo. Só as mamães elas têm o desprendimento e a coragem de pensar primeiro no filho e depois em si, mas toda esta dedicação deixa as mamães cansadas e então o humor não é mais o mesmo, imagina a paciência?! Mesmo com a rotina pesada, mãe merece curtir cada momento do desenvolvimento do seu filho. Pensando nisso separamos 10 dicas para mamães cansadas.

1. Separe tempo para você

Mesmo que seu filho seja pequeno e exija muita atenção, durante a semana separe um período para se cuidar! Fazer escova, retocar as luzes, unhas e sobrancelhas. Este cuidado é muito importante para sua autoestima, até mesmo para o relacionamento do casal.

2. Dialogue mais

As mulheres são realmente fortes e tendem a carregar o mundo nas costas como o Atlas da mitologia grega. Este comportamento pode gerar acúmulo de tarefas e o cansaço é eminente. Quase sempre uma boa conversa resolve a questão! Por isso, sente com a família e diga que precisa de ajuda, com colaboração a casa funciona melhor e ninguém fica sobrecarregado.

3. Cuide da saúde

mulher olhando apple watch

Da gestação aos primeiros anos do bebê toda a atenção vai para ele, mas e a sua saúde? É comum aquele pensamento “depois eu vejo isso”, mas nosso organismo é como um relógio cheio de engrenagens, se uma não funciona direito, todas serão afetadas. Por isso não menospreze o excesso de peso, dor na coluna ou enxaquecas frequentes. Saúde em primeiro lugar.

4. Ensine seu filho a ser independente

Às vezes a mãe não quer que o filho cresça, cria uma criança totalmente dependente e com o passar do tempo a rotina pesa! Não faça por ele. Na fase adequada incentive seu filho a comer sozinho, usar o peniquinho, escolher suas próprias roupas, estimule a interação com coleguinhas. Isso é positivo para o desenvolvimento dele e irá favorecer sua rotina.

5. Ajuda profissional

É comum depressão pós-parto, ou a sensação de “não dar conta” de cuidar do bebê. Para mamães de crianças maiores, o desafio é se adequar a todas as fases: de criança para adolescente para jovem e adulto. Cada fase exige um tipo de diálogo e o que pode acontecer é haver distância entre mães e filhos. Se aparecerem alguns sinais como estes, não é vergonha nenhuma procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. O importante é encontrar o equilíbrio emocional para viver esta fase com alegria.

6. Não se cobre tanto

Todas querem ser mães perfeitas, donas de casa exemplares, esposas maravilhosas, mas o dia-a-dia nem sempre permite e até onde eu sei, seres humanos erram. Quando a lista “to do” de rotina não pôde ser terminada, se concentre em concluir a rotina do dia seguinte, sem pressão.

Leia: Rotina para mães que trabalham fora.

7. Não deixe o casamento de lado

casal de mãos dadas

De fato um filho exige atenção e cuidados diários, mas o seu casamento também. Depois da chegada do filho, o casal passa por um processo de ajustes com o corpo e emoções, é preciso paciência, mas o olho no olho e o namoro não podem ficar pra depois. Proporcione um jantar a sós e um passeio no final de semana. Duvido que a vovó vai achar ruim ficar algumas horas com o netinho.

8. Uma coisa de cada vez

Toda mãe desenvolve a habilidade de cozinhar, trabalhar, falar ao telefone e dar broncas ao mesmo tempo. Parece fácil pra elas, mas certamente é cansativo. Por isso é importante ter uma rotina bem estabelecida e fazer uma coisa de cada vez. Hora de organizar é só pra isso, no momento de cozinhar se concentre na cozinha, ao ajudar seu filho com a lição de casa faça apenas isso. Você vai concluir suas tarefas com mais rapidez e notar que é mais produtivo.

9. Eduque seus filhos

Você não precisa ficar como uma louca correndo e gritando atrás do seu filho. Mães falam e os filhos obedecem, pelo menos é assim que deveria ser. Não tenha medo de dar disciplina às crianças, elas precisam aprender limites ou se tornarão adultos mimados e problemáticos. Com o tempo de game e tv reduzidos ou um período no local do pensamento, cada família encontra sua forma de disciplinar (sem violência e agressão,  claro). Filhos educados cansam menos, de fato.

10. Se divirta com as crianças

mão brincando com os filhos

A brincadeira envolve roupas sujas? Se joga! Seus filhos certamente lembrarão com carinho destes momentos felizes juntos. Rir diminui o stress, aproveite a criatividade deles e se divirta, quebre a rotina vez ou outra. Viva cada fase, ela passa rápido e depois ficam as fotos, lembranças e a saudade.

Além de um desafio prazeroso, ser mãe é também uma experiência única, ou seja, nunca é exatamente igual. Por isso, se você tem algo que funcionou na sua rotina e quer compartilhar conosco, deixe um comentário!

Leia+: 15 hábitos para mães felizes