Não e novidade para ninguém que preparar a sua própria comida poupa dinheiro e alguns quilos na balança. Por outro lado pode tomar muito do seu tempo, além daquela preguiça que bate de vez em quando e a vontade de ligar para algum disk Pizza. Para que isso não aconteça separei algumas maneiras para você economizar tempo na cozinha.

 

#1.  Planeje o cardápio para economizar tempo na cozinha

Não abra a geladeira “para pensar”, e nem vá para a cozinha pensando em reinventar a roda com os ingredientes que estão no armário. Para economizar tempo na cozinha defina o cardápio da semana, anote em um papel, verifique a despensa e faça a lista dos ingredientes necessários para a execução do cardápio.

economizar tempo na cozinha

 

#2. Abasteça a despensa

Após planejar o cardápio, para economizar tempo na cozinha abasteça a despensa com ingredientes necessário para a execução dos pratos. Além disso tenha sempre o essencial na sua dispensa como óleos, azeites, ovos, manteiga, grãos, massas, além das verduras, legumes e frutas que te ajudarão a manter uma alimentação mais saudável.

economizar tempo na cozinha

 

#3. Capriche no tempero

Ninguém gosta de comida sem sal e sem tempero. Tenha uma seleção de temperos, pimentas, ervas, molhos especiais entre outros. Eles tem o poder de transformar uma alimento comum em algo muito especial e dar aquela sobrevida às sobras de ontem. Afinal, um bom cozinheiro não desperdiça nada.

economizar tempo na cozinha

 

#4. Aproveite as promoções

Além de planejar o cardápio, na hora de ir às compras, fique de olho nas promoções. Se necessário ajuste o cardápio para incluir alimentos da promoção e aqueles que estão com melhores preços na seção de horti fruti. Fique de olho na data de validade e armazene corretamente quando chegar em casa. Coloque na frente aqueles alimentos cujo prazo expirarão antes.

economizar tempo na cozinha

 

#5. Organize a cozinha

Ninguém gosta de cozinha em uma cozinha bagunçada, sem espaço nas bancadas e com louça na pia. Que tal facilitar o preparo das refeiçoes e economizar tempo na cozinha com uma cozinha mais organizada? Leia aqui como organizar a cozinha. Planeje o espaço, limpe os armários, guarde itens semelhantes juntos,organize os utensílio,  organize os talheres, tenha medidores para facilitar a vida e não errar as receitas. Devolva os itens sempre no mesmo local, anote na lista de compras daqueles produtos que estão para acabar e que precisão ser repostos.

economizar tempo na cozinha

 

#6. Mise en Place (Coloque tudo em ordem)

Para economizar tempo na cozinha, antes de começar o preparo dos pratos, separe os utensílios e ingredientes necessários para a preparação. Comece medindo os ingredientes e se necessário corte, fatie, pique as verduras, legumes e carnes que serão usados. Quem nunca começo a executar uma receita e no meio descobriu que não tinha ovos, açucar ou farinha o suficiente?

economizar tempo na cozinha

 

#7. Domine o que está fazendo

Não precisa ser nenhum Masterchef na fase final do programa, mas para economizar tempo na cozinha é interessante dominar algumas das técnicas básicas da gastronomia. Saber que faca usa, que panela usar, quanto tempo determinado alimento leva para cozinhar, esse tipo de informação vai lhe ajudar a poupar algum tempo e facilitará na hora da execução de um prato.

economizar tempo na cozinha

 

#8. Use o equipamento adequado

Você não precisa gastar muito dinheiro em equipamentos de cozinha para ser um bom cozinheiro (a). Entretanto, para economizar tempo na cozinha você deve investir em 2 ou 3 facas e mantê-las sempre afiadas, além de comprar uma boa panela e uma frigideira. Esses gastos se justificarão na preparação dos pratos, que ficará mais fácil e rápida. Usar um bom triturador de alimentos, um liquidificador, e alguns utensílios podem facilitar muito a sua vida na cozinha.

economizar tempo na cozinha

 

#9. Limpe enquanto cozinha

Uma forma excelente para reduzir a bagunça e economizar tempo na cozinha, é limpar enquanto cozinha. Vale lavar o talher, e os potes que acabou de usar, e também limpar imediatamente a sujeira que espirou na bancada ou na parede. Quando terminar não estará tudo limpo, mas você não terá que enfrentar aquela pilha enorme de louça e panelas.

economizar tempo na cozinha

 

#10. Transforme a cozinha num ponto de encontro

Infelizmente é comum que o trabalho de cozinhar recaia somente sobre uma pessoa da casa, e que somente ela cuide da cozinha. Se você não mora sozinho, procure envolver sua família ou amigos na preparação dos pratos. Peça ajuda das crianças, é super divertido cozinhar com os pequenos. Prepare uma bebida e aproveite para pedir ajuda dos amigos ou família. Dividir o trabalho economiza tempo, além de ser muito bom passar um tempo na cozinha conversando e cozinhando. É um ótimo programa para terminar o dia.

economizar tempo na cozinha

 

 

Espero que com essas dicas você consiga transformar a sua cozinha, além de conseguir economizar tempo e dinheiro você conseguirá passar um tempo com as pessoas da sua casa e verá que cozinhar não e uma tarefa tão chata e desgastante.

 

 

Gostou das dicas de como economizar tempo na cozinha?  Deixe um comentário!

Leia+: Dicas úteis para usar na cozinha

 

 

Acompanhe também nossas dicas no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments