Todo ano, quando o natal se aproxima acontece a mesma coisa? Shoppings lotados, filas intermináveis, duvidas do que presentear e muito stress na horas das compras? Veja aqui algumas dicas para compras de Natal que podem aliviar o stress ou pelo menos tentar:

 

#1. Tenha uma lista de sugestões 

Peça que todos façam uma lista que incluam 3 opções de presentes no valor de R$50,00 ou R$1oo,oo (ou o valor que você desejar) e o local onde os itens podem ser adquiridos. Faça a sua própria lista e inclua 3 opções de presentes e onde podem ser comprados. Troque as listas com seus parentes. Dessa forma é mais garantido dar o que as pessoas quer, e ganhar o que você deseja, além de certamente evitar presentes desnecessários e que ninguém quer ou precisa.

 

#2. Faça uma lista antes de sair às compras

Confira a lista de sugestões de presentes e faça uma lista “oficial”  antes de sair de casa contendo nomes e presentes que devem ser comprados para casa pessoa.

 

#3. Combine presentes alternativos

Em vez de trocar presentes o dinheiro que seria usado para a compra, não poderia ser usado para ir a um restaurante ou passeio curto? Isto pode funcionar com sua família ou com o pessoal do escritório e vocês podem ir aquele restaurante legal ou a um passeio diferente, quem sabe um final de semana em um hotel com toda a família?!

 

#3. Use vale presente

Sua vida é muito corrida ou você não tem paciência para as compras de Natal? Ofereça um vale presente. Geralmente não custam muito e as pessoas podem comprar o que quiserem, é uma escolha muito acertada!

 

#4. Promova um amigo secreto

Em vez de comprar presentes para todos, promova um amigo secreto na família, todos podem receber bons presentes já que a verba não precisa ser divida entre tantos presentes.  Eu pessoalmente carrego alguns traumas de infância por conta de dar bons presentes e receber bonecas de sabonte…mas a tentativa é valida, pelo menos pela diversão.

 

#6. Evite comprar no fim de semana

Evite shoppings nos fins de semana, pois eles estão super lotados e certamente você será mal atendido. Se possível, faça suas compras durante a semana, e se possível no início do dia, melhor ainda segunda feira de manhã.

 

#7. Planeje a ida aos correios

Vai enviar presentes para outras cidades ou retirar uma encomenda? Evite correios aos sábados e durante o horário de almoço (12h00 às 14h00). Se for preciso ir ao correio, faça sua hora de almoço mais cedo ou mais tarde.

 

#8. Faça as compras online

Melhor mesmo é ficar em casa e fazer suas compras do conforto do seu lar. Você pode comprar quase tudo o que quiser pela internet,por catálogos ou pelas vendas porta a porta.

 

#9. Compre alguns presentes extras

É muito chato quando alguém lhe dá um presente e você não tem nada para oferecer em troca! Você pode comprar alguns presentes genéricos que podem ser dados a qualquer pessoa. DVD, chocolates, presentes comestíveis, mini cestas de natal, espumante, vinhos e vales presente de lojas de roupas, livros ou cosméticos.

 

#10. Capriche na embalagem

Capriche nas embalagem e escreva um “código” para lembrar de quem é o presente e o que tem está lá dentro. Faça isso com os presentes extras também, para quando você precisar usar um presente de “emergência”.

 

 

Gostou das dicas para compras de Natal? Tem mais alguma? Deixe um comentário!

Leia+: Dicas para planejar uma festa linda gastando pouco