Você se preocupa com o futuro com o meio ambiente? Os efeitos do mau uso dos recursos do planeta estão estampados nos noticiário: Desmatamento, derretimento de geleiras, terremotos, maremotos, elevadas temperaturas, o caos está instalado.

Falar em economia sustentável é falar invariavelmente em consumo consciente. A consciência tem um preço, o qual nem todo mundo concorda em pagar, já que aparenta ser mais elevado do que se gostaria. Entretanto, os resultados são altamente positivos já que o consumismo é colocado em cheque. Analise suas reais necessidades de consumo, planeje seus gastos e investimentos com antecedência. Faça sua parte e pratique a economia sustentável. Seu jeito de usar o dinheiro afeta sua vida e a de todo mundo!Pequenas ações podem ajudar. Confira 10 atitudes sustentáveis que você pode praticar.

1. Evite o uso do ar condicionado

Nem sempre faz calor suficiente para ser necessário o uso do ar condicionado. Na maioria das vezes um ventilador é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma boa ideia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto.

2. Prefira legumes e frutas sem embalagem

Não se preocupem com a aparência dos alimentos nas compra a granel (alimentos não embalados), não leve em conta a “limpeza” de legumes, especialmente as batatas. A limpeza dos alimentos reduz seu tempo de vida e pode contaminá-los com produtos tóxicos. Qualquer legume, batata ou mandiocas com um pouco de terra pode ser facilmente lavado em casa.

3. Recicle o lixo

Separe o lixo reciclável do orgânico e destine corretamente colocando o lixo na rua em dias alternados com os da coleta comum, ou encontre uma cooperativa de reciclagem em sua cidade. Os brasileiros jogam fora 76 milhões de toneladas de lixo 30% poderiam ser reaproveitados, mas apenas 3% de todo lixo produzido no Brasil é reciclado. Cerca de 30% de todo o lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. Tirar esses materiais do lixo traz uma série de vantagens. Uma delas são recursos naturais e de energia que se faz com a reciclagem.

Saiba+ Como reciclar

4. Utilize sacolas reutilizáveis

sacola reutilizavel

Usar sacolas reutilizáveis quando você vai ao mercado é uma atitude muito bacana.  Depois de passar no caixa, você deposita suas compras dentro da sacola. O melhor dessas sacolas, é que quando você chegar em casa não tem aquele monte de sacolinhas para carregar, basta pegar a alça da sacola (que é super resistente) e transportar sem aquela chateação de sacolinha arrebentando. Se por acaso esquecer-se de levar sua sacola ao mercado, peça para colocar suas compras em caixas de papelão. Evite usar as sacolas plásticas.

5. Use produtos ambientalmente corretos

Quando for comprar produtos, dê preferência a produtos concebidos nas bases do eco-design, que considera os impactos ambientais em todos os estágios do desenvolvimento do produto, como planejamento, produção, embalagem, distribuição, descarte etc. Evite comprar produtos de materiais descartáveis, que, embora práticos, geram lixo desnecessário. Prefira produtos duráveis e resistentes ou que permitam o aumento da vida útil por meio de recargas e refis. Reutilizar é muito importante. Utilize também produtos feitos com material reciclado.

 6. Evite comprar comida congelada

Comida congelada é uma facilidade na hora da pressa, mas na hora de comprar alimentos, opte por alimentos frescos ao invés de congelados. Comida congelada além de mais cara consome até 10x mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena!

7. Economize papel

Você já deve ter escutado que, ao economizar papel, está colaborando para com o meio ambiente, pois evita a produção de resíduos e a derrubada de árvores. Mas, ao adotar essa prática, você estará também economizando água. Para se produzir um quilo de papel são necessários 540 litros de água. Assim, uma empresa que gaste uma média de 50 mil folhas de papel por mês, estará também gastando, 128.000 litros de água mensais. Se metade do papel utilizado passasse a ser usado dos dois lados (frente e verso), o consumo de papel cairia 25% e o de água utilizada em sua fabricação também.

8. Economize água ao lavar a louça

Lavar a louça com a torneira meio aberta, durante 15 minutos, gasta mais de 240 litros de água. Para reduzir este gasto para cerca de 20 litros, adote os seguintes hábitos: limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue-os na lixeira; coloque água na cuba até a metade para ensaboar, fechando a torneira. Para enxaguar, encha novamente a cuba com água e feche a torneira. Opte por usar uma lava louças, e opere sempre na capacidade máxima!

 9. Evite o uso de embalagens descartáveis

lixo de fast food

O uso de embalagem individual é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, e uso refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, sempre que possível, carregue sua própria garrafa de água, e reabasteça em filtros.

 10. Pratique carona

Pratique a carona solidária e diminua a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto que você. Além disso, faça sempre a manutenção no seu carro e prefira abastecer com etanol se seu carro for bicombustível. Outra alternativa é utilizar o transporte público ou bicicletas, como forma de incentivo algumas cidades já estão adotando a política de destinar faixas exclusivas para bicicletas. Você pode usar um aplicativo de carona (veja aqui as dicas), não sei dizer o quão seguro é (;p), melhor optar por pegar carona com amigos e colegas de trabalho.

Quais dessas atitudes sustentáveis você pode pratica? O que podemos acrescentar a essa lista? Deixe um comentário!

Leia + O que é Pós Consumismo?

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.